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Perfis e permissões de acesso

A configuração das “Permissões e perfis de acesso” limita o acesso de cada usuário a telas, relatórios, e demais recursos e funcionalidades do ERP MAXIPROD.

Veja como:

O usuário-administrador define um conjunto de perfis de acesso, compostos por permissõese atribui um ou mais perfis a cada usuário. Exemplos de perfis: administrador, vendedor, projetista, comprado, contador, financeiro.

O ERP MAXIPROD tem um grande conjunto de permissões para ler ou editar dados, ou realizar alguma função, tais como:

  • cadastrar itens
  • aprovar pedidos de compra
  • rodar MRP
  • emitir NFs de saída
  • baixar insumos para ordens de produção
  • baixar títulos
  • ver o fluxo de caixa

Apenas usuários com um perfil de acesso que inclui a permissão de emitir NFs de saída, por exemplo, podem realizar esta ação. Uma permissão pode ser associada a vários perfis de acesso. Cada perfil de acesso pode ter várias permissões, e ser associado a vários usuários. O usuário que cadastra o assinante no ERP MAXIPROD recebe o perfil de administrador (ADMIN), que possui todas as permissões, inclusive as de:

  • criar novos perfis e associá-los a permissões;
  • cadastrar novos usuários e atribuir-lhes perfis de acesso.

Para criar um perfil de acesso:

1) vá ao menu da “Configurações (engrenagem ícone) > Perfis de acesso”.

perfis de acesso - tela

2) clique no botão “Novo”.

perfis de acesso - novo perfil

3) preencha os campos “Código”, “Descrição”,  expanda o setor “Permissões” e clique em “Novo”.

campos do novo perfil de acesso

4) selecione as permissões a incluir nesse perfil de acesso e clique em “Ok”.

permissões a incluir nesse perfil de acesso

5) depois de inserir as permissões, clique em “Salvar”.

Como atribuir perfis de acesso aos usuários:

1) abra a tela de Usuários, menu da “Configurações (engrenagem ícone) > Usuários”.

tela de usuários

2) clique no lápis para editar o usuário ao qual deseja atribuir um perfil de acesso.

3) expanda o menu “Perfis de acesso” e clique em “Novo”.

perfis de acesso - editar usuario

4) selecione o perfil de acesso desejado e clique em “OK”.

perfis de acesso - inserir perfil de acesso no usuário

5) Clique para “Salvar” as alterações. Agora os acessos do usuário são limitados às permissões do novo perfil.

Como configurar perfis de acesso em assinaturas multi-CNPJ

Em assinaturas multi-CNPJ, os perfis de acesso dos usuários são segmentados por empresa. Por exemplo, o “Usuário 1” pode ter acesso apenas ao controle de Estoques da “Empresa A”, mas acesso total à “Empresa B”.

Veja como configurar os perfis de acesso por empresa:

1)  seja, por exemplo, um assinante com duas empresas: “Empresa A” e “Empresa B”. Há dois usuários cadastrados: “Usuário 1” e “Usuário 2”.

  • Empresas:

tela empresas

  • Usuários:

tela usuários

2) O “Usuário 1” deve ter o perfil de acesso “ADMIN” em ambas empresas, mas o “Usuário 2” deve acessar apenas a “Empresa A”, e somente com as permissões do perfil “Vendas”.

3) Para inserir os perfis associados à “Empresa A”, o MAXIPROD deve ser logado nessa empresa.

selecionar EMPRESA A

4) Logado na “Empresa A”, clique no menu “Configurações (engrenagem ícone) > Usuários”.

tela usuários

5) Na tela de edição do “Usuário 1”, expandir a seção “Perfis de acesso”, clicar no botão verde “Novo”,  selecionar o perfil de acesso, e clicar em “OK”.

6) Ao inserir o perfil de acesso, a coluna “Empresa” mostra a empresa logada, neste caso a “Empresa A”.

editar usuário - perfis de acesso Empresa A

7) Repetir o processo, editando o “Usuário 2” e inserindo o perfil “Vendas”, que ficará vinculado à “Empresa A”.

editar usuário - perfis de acesso empresa A

8) Inserir o perfil “ADMIN” no “Usuário 1”, vinculado à “Empresa B”. Para isso, logar o MAXIPROD na “Empresa B”.

selecionar EMPRESA B

9) Entrar na edição do “Usuário 1”,  expandir a seção “Perfis de acesso“, clicar em “Novo” , selecionar o perfil de acesso e clicar em “OK”.

10) O “Usuário 1” terá o perfil “ADMIN” duas vezes, uma para cada empresa.

tela editar usuário - perfis de acesso

11) Para um usuário logar em mais de uma empresa, sem ser ADMIN, a permissão “EMP007 – Acessar esta própria empresa” deve estar nos seus perfis. Sem essa permissão, o usuário não conseguirá trocar de ambientes de empresa, pois não terá a permissão de acessar a empresa desejada.

Relatórios por perfis de acesso

Para limitar a geração de relatórios a apenas alguns usuários, ou grupo de usuários, devem ser criados vínculos entre perfis e relatórios. Os relatórios vinculados a perfis podem ser gerados apenas por usuários com esses perfis. Esse vínculo pode ser criado tanto com os relatórios-padrão, como com os relatórios personalizados.

Para criar vínculos entre perfis e relatórios:

1) Acesse o menu “Configurações (engrenagem ícone) > Perfis de acesso x relatórios”.

tela - Perfis de acesso x relatórios

2) É exibida a lista de vínculos entre perfis e relatórios. Para criar um vínculo, clique em “Novo”.

3) É aberta uma janela para a seleção de um perfil de acesso e de um relatório.

janela novo relatório permitido para o perfil

4) Depois de informar o perfil de acesso e o relatório, clique para “Salvar”.

5) Agora, o sistema permitirá que o relatório seja gerado apenas por usuários com o perfil de acesso selecionado.

6) Um mesmo relatório pode ser vinculado a vários perfis, e vários relatórios a um mesmo perfil.

7) Pode-se também criar vínculos entre um perfil de acesso e seus relatórios na seção “Relatórios” da tela de edição de perfis de acesso:

8) Para criar esses vínculos, o usuário deve ter as permissões de “REL001 Consultar perfis de acesso x relatórios” e “REL002 Criar e editar perfis de acesso x relatórios”.

9) Para um usuário poder gerar relatórios independente de ter um perfil de acesso necessário para gerá-los, deve ter a permissão “REL004 Gerar relatórios mesmo sem ter perfis acesso vinculados a eles”.

Veja também: