Há três possíveis motivos para uma nota fiscal ser denegada pela Receita:
- problema com o CNPJ ou Inscrição Estadual da empresa.
- irregularidade com o CNPJ do destinatário em relação à SEFAZ.
- os dados cadastrados do cliente no MAXIPROD não correspondem aos que este tem registrado na SEFAZ.
Primeiramente, recomendamos a consulta da situação dessa NF-e. Para fazer a consulta, utilize a chave de acesso, no link abaixo: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=completa
A mensagem mais comum de uma nota fiscal denegada é:
Neste caso, provavelmente ocorreu o motivo 2, onde o destinatário possui alguma irregularidade com a SEFAZ. Confira se os dados cadastrados para esse cliente estão corretos e correspondem ao seu CNPJ, através do link: http://www.sintegra.gov.br/
Também pode ser utilizada a opção de “Buscar dados da SEFAZ”:
Se os dados estiverem corretos, sugerimos que contate diretamente o cliente, informando que a nota fiscal foi denegada. Caso tenha encontrado alguma inconsistência nos dados cadastrados, corrija-os e tente enviar uma nova nota fiscal.
Lembramos que uma nota fiscal denegada não pode ser reenviada, pois ela já consta da base de dados da SEFAZ com sua numeração gravada.
É necessário enviar uma nova NF-e com nova numeração.
1) Para facilitar esse envio, pode ser usado um dos seguintes atalhos.
2) Na tela de “Notas Fiscais”, selecione a nota fiscal que foi denegada.
3) Em seguida, vá ao menu “Ações > Duplicar registro selecionado”. Isso resulta na criação de uma nova nota fiscal, idêntica à nota fiscal selecionada.
4) Caso a NF-e seja denegada novamente, entre em contato com o destinatário.
5) Depois de corrigidas as irregularidades, faça um novo envio de nota fiscal eletrônica, com uma nova numeração, conforme explicado acima.