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Como fazer a gestão da manutenção?

A manutenção ocorre geralmente na seguinte ordem:

1) Recebimento: antes, ou durante o recebimento, o objeto sob manutenção é cadastrado com determinado código de item, e pode já ter um lote registrado, do qual consta o dono, o fabricante e o número de série.  O recebimento deve ser feito com a operação fiscal apropriada. No MAXIPROD, inicializamos a Operação fiscal 1915 “Entrada para conserto” com a movimentação de recebimento, tendo como origem a Conta: “Terceiros” e como destino o Estoque “De terceiro a consertar”.

tela de operação fiscal

2) ao criar o item do pedido de venda:

  • deve ser escolhido o tipo “Manutenção”.
  • deve ser escolhido um item de procedência “Serviço/manutenção”
  • no campo “Lote” do item do pedido é inserida uma referência a um item da tabela de lotes registrados.
  • ao emitir e aprovar o pedido de venda, é automaticamente gerada uma ordem de manutenção (OM), reservada para o item do pedido. Não é necessário rodar o MRP para criar a ordem de manutenção.
  • esta OM tem as mesmas características das demais ordens de produção do MAXIPROD (vide ordens de produção, ordens de manutenção). É inicializada com o roteiro do item do pedido, e pode ter itens-filho, isto é, insumos a baixar. A ordem de produção/ordem de manutenção pode receber insumos, apontamento de mão de obra, etc, cujos valores são acumulados em uma posição de estoque associada à ordem de produção. Ao ser concluída, o seu produto passa a ser reservado para o item do pedido, podendo ser faturado, ie transferido para uma nota fiscal de Saída (de Serviço ou não).

tela item do pedido de venda

3) Na baixa de cada insumo fora da estrutura de produto, aparece o checkbox “Manter o insumo consumido em estoque separado”. Se o estoque do insumo (inclusive o próprio item sob manutenção) é de propriedade de terceiros, então o checkbox é marcado automaticamente. Se este checkbox não é marcado, o custo do insumo é incorporado ao  custo da manutenção, e o insumo não será destacado na nota fiscal da manutenção. Se é marcado, o insumo baixado é transferido para uma linha de estoque (de “insumos baixados”) identificada pela ordem de manutenção, do qual pode ser transferido para a nota fiscal.

tela nova baixa para ordem de manutenção

4) O item sob manutenção pode ou não ser baixado para a ordem de manutenção mas, se for baixado, será sem valor, e continuará, de qualquer forma, existindo no estoque de propriedade de terceiros, com o seu valor declarado no recebimento.

5) Para emitir a nota fiscal de venda dos materiais incorporado ao equipamento sob manutenção, crie uma nota fiscal de venda de produtos, selecione o cliente e a operação fiscal.

6) Na tela de edição da nota fiscal, clique no menu “Ações > Inserir itens a partir do Estoque”.

tela de edição de nota fiscal

7) Abrirá a grade de estoque. Preencha o filtro “OM” e atualize. Serão agora exibidos os materiais incorporados ao equipamento sob manutenção.

tela inserir itens a partir do estoque

8) Na grade de estoque, selecione os itens a transferir para a nota fiscal e clique no botão “OK”.