A manutenção ocorre geralmente na seguinte ordem:
1) Recebimento: antes, ou durante o recebimento, o objeto sob manutenção é cadastrado com determinado código de item, e pode já ter um lote registrado, do qual consta o dono, o fabricante e o número de série. O recebimento deve ser feito com a operação fiscal apropriada. No MAXIPROD, inicializamos a Operação fiscal 1915 “Entrada para conserto” com a movimentação de recebimento, tendo como origem a Conta: “Terceiros” e como destino o Estoque “De terceiro a consertar”.
2) ao criar o item do pedido de venda:
- deve ser escolhido o tipo “Manutenção”.
- deve ser escolhido um item de procedência “Serviço/manutenção”
- no campo “Lote” do item do pedido é inserida uma referência a um item da tabela de lotes registrados.
- ao emitir e aprovar o pedido de venda, é automaticamente gerada uma ordem de manutenção (OM), reservada para o item do pedido. Não é necessário rodar o MRP para criar a ordem de manutenção.
- esta OM tem as mesmas características das demais ordens de produção do MAXIPROD (vide ordens de produção, ordens de manutenção). É inicializada com o roteiro do item do pedido, e pode ter itens-filho, isto é, insumos a baixar. A ordem de produção/ordem de manutenção pode receber insumos, apontamento de mão de obra, etc, cujos valores são acumulados em uma posição de estoque associada à ordem de produção. Ao ser concluída, o seu produto passa a ser reservado para o item do pedido, podendo ser faturado, ie transferido para uma nota fiscal de Saída (de Serviço ou não).
3) Na baixa de cada insumo fora da estrutura de produto, aparece o checkbox “Manter o insumo consumido em estoque separado”. Se o estoque do insumo (inclusive o próprio item sob manutenção) é de propriedade de terceiros, então o checkbox é marcado automaticamente. Se este checkbox não é marcado, o custo do insumo é incorporado ao custo da manutenção, e o insumo não será destacado na nota fiscal da manutenção. Se é marcado, o insumo baixado é transferido para uma linha de estoque (de “insumos baixados”) identificada pela ordem de manutenção, do qual pode ser transferido para a nota fiscal.
4) O item sob manutenção pode ou não ser baixado para a ordem de manutenção mas, se for baixado, será sem valor, e continuará, de qualquer forma, existindo no estoque de propriedade de terceiros, com o seu valor declarado no recebimento.
5) Para emitir a nota fiscal de venda dos materiais incorporado ao equipamento sob manutenção, crie uma nota fiscal de venda de produtos, selecione o cliente e a operação fiscal.
6) Na tela de edição da nota fiscal, clique no menu “Ações > Inserir itens a partir do Estoque”.
7) Abrirá a grade de estoque. Preencha o filtro “OM” e atualize. Serão agora exibidos os materiais incorporados ao equipamento sob manutenção.
8) Na grade de estoque, selecione os itens a transferir para a nota fiscal e clique no botão “OK”.