Ajuda

Multi-CNPJ: Como atender múltiplos CNPJs em uma mesma assinatura

O ERP MAXIPROD permite que uma única assinatura atenda diversas empresas, também conhecida como funcionalidade “Multi-CNPJ”. Esta funcionalidade é particularmente útil em ambientes empresariais nos quais várias entidades legais ou empresas operam de maneira independente, mas são gerenciadas ou acessadas por meio de um único sistema. Isso viabiliza a gestão eficaz de informações contábeis, fiscais e operacionais para distintas entidades empresariais.

Para cadastrar empresas a uma única assinatura, é obrigatoriamente necessário obter o plano “Multi_CNPJ” em sua assinatura.

Esta página mostra:

Propriedades do Multi-CNPJ

Alguns aspectos gerais devem ser considerados:

  • Alguns cadastros são compartilhados por todas as empresas de um assinante:
    • Itens e grupos, roteiros de produção,restrutura de produto, relatórios.
    • Clientes, fornecedores, representantes, contatos, tarefas e anotações, etc.
    • Usuários: embora sejam compartilhados, um usuário pode ter diferentes direitos de acesso aos dados de cada uma das empresas.
  • Os planos de contas contábeis e os centros de custos possuem a mesma estrutura e nomes idênticos. No entanto, os registros contábeis, balancetes, e demais lançamentos são diferentes para cada empresa.
  • As contas a receber e a pagar são segregadas por empresa, mas são apresentadas em uma única tela se o usuário tiver permissões para visualizar as contas de cada empresa, como, por exemplo, “Empresa A” e “Empresa B”.
  • Os estoques e todos os elementos relacionados à propriedade, como títulos, pedidos de venda, notas fiscais, propostas, cotações, compras, etc., são organizados de forma independente por empresa.
  • Uma empresa não pode movimentar o estoque de outra.

Como adquirir o plano “Multi-CNPJ”?

1) Acesse o menu “Configurações (ícone “roda dentada”)” > “Minha assinatura” > “Minha assinatura”.

2) A seguir, arraste o conteúdo da tela para baixo e clique na opção “Multi-CNPJ”, na seção “Acrescente os recursos opcionais“, e clique em “Confirmar alteração da assinatura“.

Observação: os valores dos recursos adicionais, o cálculo do “Investimento mensal/semestral/anual” e outros valores são visíveis na tela do sistema, mas foram deliberadamente ocultados nesta demonstração, pois alguns dos valores, como “Valor base”, “Investimento mensal/semestral/anual”, etc., podem variar conforme a assinatura contratada.

Como cadastrar uma nova empresa?

1) Acesse o menu “Configurações (ícone “roda dentada”)” > “Minhas empresas”.

2) Na tela, clique no botão verde “Novo“, insira os dados da nova empresa e clique no botão verde “Salvar e fechar“.

3) A seguir, retorne para a página inicial do sistema clicando em “Sistema de gestão ERP MAXIPROD“. Feito isso, no canto superior direito, o nome da empresa tornou-se um botão clicável.

4) Ao clicar no botão, é aberta uma janela para a seleção da empresa. Selecione-a e clique em “Salvar“.

5) Assim, o sistema será alternado para a empresa selecionada.

Como vincular uma empresa à minha assinatura?

Este passo a passo mostra como transformar uma empresa já cadastrada no sistema (cliente, fornecedor, transportadora, etc.) em uma empresa do “Multi-CNPJ”. Nesta demonstração, utilizamos como exemplo uma empresa cadastrada como cliente que será vinculada ao “Multi-CNPJ” do assinante.

1) Acesse o cadastro da empresa em questão, como, por exemplo, no menu “Vendas” > “Clientes”.

2) Depois, identifique a empresa na qual deseja fazer a alteração e clique no ícone “lápis laranja” para abrir sua edição.

3) Na tela de edição, acesse o menu “Ações” > “Incluir empresa em “Minhas empresas”.

4) Será exibida uma mensagem de confirmação “Atenção” com os botões “Sim” e “Não“.

Ao continuar, o MAXIPROD incluirá esta empresa em “Minhas Empresas” e criará configurações e perfis de acesso associados a ela.

Esta ação é irreversível e não existe um menu para voltar a empresa para o estado anterior.

Você tem certeza de que deseja continuar?

5) Ao clicar em “Sim“, é exibida uma segunda mensagem de confirmação “Atenção“, com os botões “Salvar” e “Descartar“.

Esta é a sua empresa, utilizada dentre outras como emitente de NFs. Tem certeza de que deseja salvar as alterações?

6) Ao clicar em “Salvar“, a empresa será adicionada ao “Multi_CNPJ” e estará visível em “Configurações (ícone “roda dentada) > Minhas empresas”.

Observação: mesmo estando associada à assinatura, a empresa permanece disponível para operações, como compra, venda, etc.

7) A seguir, retorne para a página inicial do sistema clicando em “Sistema de gestão ERP MAXIPROD” e, no canto superior direito, o nome da empresa se tornará um botão clicável.

8) Ao clicar no botão, é aberta uma janela para a seleção da empresa. Selecione-a e clique em “Salvar“.

9) Assim, o sistema será alternado para a empresa selecionada.

O vídeo abaixo apresenta em detalhes a funcionalidade “Multi-CNPJ”:

Em caso de dúvida, fale com nosso suporte.

Veja também: