Apresentam-se algumas formas de limite e análise de crédito dos clientes.
O limite de crédito é o valor máximo, em reais, da soma de títulos a pagar e pedidos em aberto de um cliente.
Por exemplo:
- um cliente tem um limite de crédito de R$3.000,00
- tem títulos a pagar no valor total de R$1.500,00
- e um pedido de venda aprovado no valor de R$1.000,00
- portanto, o limite de crédito em novas propostas e pedidos de venda, respeitando o limite, será de R$500,00.
Essa página inclui:
- Como informar o limite de crédito?
- Como o limite de crédito alerta os usuários?
- Controle de inadimplência
- Análise do limite de crédito e inadimplência
- Permissões do limite de crédito
- Como uma empresa cliente volta a ter crédito disponível?
- Pedido de venda consome limite de crédito?
Como informar o limite de crédito?
1) Entre na tela de empresas, acessando o menu “Vendas > Análise de crédito”.
2) Na tela de empresas, clique para editar (ícone do lápis) a empresa em que deseja informar um limite de crédito.
3) Na edição da empresa, expanda a seção “Dados de venda”.
4) Por padrão, as empresas começam com um limite de crédito de R$ 999.999.999,00, portanto o cliente jamais terá o limite de crédito excedido. Para reduzir esse limite, informe o valor desejado no campo Limite de crédito.
5) Pode-se alterar o limite de crédito padrão, que inicializa as novas empresas cadastradas, através do menu “Roda dentada > Configurações”. Na tela de “Configurações”, expanda a seção “Configurações de vendas”.
6) Depois, edite o campo “Limite de crédito padrão”.
Como o limite de crédito alerta os usuários?
Quando um pedido de venda é aprovado, é emitida a nota fiscal e são gerados títulos a receber, cujo valor será abatido do limite de crédito do cliente. Por exemplo:
1) Ao cadastrar a empresa Móveis barroco, seu limite de crédito é definido em R$ 8.000,00.
2) A empresa já tem R$ 2.800,00 em títulos a pagar para nossa empresa.
3) Portanto, o saldo do crédito da empresa será de R$ 8.000,00 menos R$ 2.800,00, ou seja R$ 5.200,00.
4) Ao aprovar um novo pedido de venda no valor de R$ 5.000 para essa empresa, o crédito se aproxima do fim, restando R$ 200,00.
5) Ao tentar emitir uma nova proposta no valor de R$ 1.230,00, o sistema informa que o limite de crédito será ultrapassado:
6) O mesmo aviso é exibido ao aprovar pedidos de venda e ao emitir notas fiscais.
Controle da inadimplência (títulos vencidos)
Assim como o sistema notifica quando empresas ultrapassam o limite de crédito, também existe um controle de inadimplência: uma empresa pode ter crédito disponível, mas títulos vencidos, o que também exige uma análise antes da aprovação de novas vendas.
Exemplo:
1) A empresa Estilo Madeira tem um limite de crédito de R$ 25.000,00.
2) Não há pedidos de venda em aberto, nem propostas emitidas para esse cliente, mas há títulos vencidos a pagar para nossa empresa, tornando o cliente inadimplente.
3) Ao aprovar um pedido de venda, emitir uma proposta ou faturar uma nota fiscal para esse cliente, independente do valor vendido, o sistema alertará para a situação de inadimplência do cliente Estilo Madeira.
4) Pode-se definir um prazo para que os títulos em atraso tornem o cliente inadimplente. Para isso, vamos no menu “Roda dentada > Configurações”.
5) Na tela de configurações, expandimos as “Configurações de contas a receber” e alteramos o valor do campo “Dias de tolerância para considerar o cliente inadimplente”.
Análise do limite de crédito e inadimplência
1) A tela de Análise de crédito, que pode ser aberta pelo menu “Vendas > Análise de crédito”, mostra a situação de cada empresa relativamente ao limite de crédito e inadimplência.
2) Essa tela exibe informações a respeito do limite de crédito, títulos vencidos, crédito utilizado e crédito disponível para cada cliente.
Permissões do limite de crédito
As mensagens de aviso na aprovação de pedidos de venda, emissão de propostas e notas fiscais, podem ser também mensagens de bloqueio. Ou seja, podemos definir que determinados usuários não poderão efetivar a venda, se o cliente ultrapassar seu limite de crédito, ou tiver títulos em atraso. Esse controle é feito mediante permissões. Para saber mais sobre permissões, clique aqui.
O ERP MAXIPROD disponibiliza as seguintes permissões que tratam da aprovação, edição e controle do limite de crédito:
Se um usuário não tem, por exemplo, a permissão PV004, ele não conseguirá aprovar um pedido de venda que ultrapassa o limite de crédito do cliente, ou se o cliente está inadimplente.
Como um cliente volta a ter crédito?
O limite de saldo disponível de um cliente aumenta assim que ele paga seus títulos em atraso ou em aberto.
Veja um exemplo:
1) A empresa Condado móveis tem R$ 40.000,00 em limite de crédito.
2) Contudo, há dois títulos em atraso.
3) Quando um usuário tenta emitir uma proposta para esse cliente, o sistema irá notificar a situação, ou bloquear a emissão, dependendo das permissões desse usuário.
4) Ao analisar o crédito dessa empresa, observa-se que o limite de crédito foi reduzido devido a esses títulos em aberto.
5) Quando o cliente paga os títulos, seu limite de crédito retorna ao valor inicial.
Pedido de venda consome limite de crédito?
1) Para configurar o consumo do limite de crédito estabelecido para o cliente, acesse o menu “Roda dentada > Configurações > Configurações de vendas”.
2) Na configuração “Consumo de limite de crédito por pedidos de venda” existem 3 opções:
- Ao emitir (ou seja, mesmo antes de aprovar): se selecionada, no momento em que o pedido de venda passar do estado de “Digitação” para “A aprovar” ou “Aprovado”, o limite de crédito será consumido. Ou seja, basta emitir o pedido para o limite ser consumido.
- Apenas ao aprovar: se selecionada, apenas quando o pedido de venda passar para o estado “Aprovado”, o limite será consumido.
- Não consumir: se selecionada, o limite de crédito não será consumido em nenhuma ação de emissão/aprovação do pedido de venda, apenas no momento de emissão da NF.
Assista o vídeo completo sobre análise de crédito e inadimplência no Youtube: