Ajuda

Compras: fluxo geral

A partir da constatação de uma necessidade, o fluxo de compras passa por:

Há 2 formas de realizar uma compra:

a) criando diretamente um PC (pedido de compra). Esta forma pode ser interessante para empresas menores, onde o procedimento pode ser mais informal.

b) criando uma SC (solicitação de compra) manualmente, ou a partir do MRP, e a seguir transferindo-a para a área de compras/suprimentos, que gera o PC (pedido de compra). Esta forma pode ser interessante para empresas que dispõem  de processos estruturados de decisão da compra, cotações e seleção de fornecedores.

Uma vez aprovado o pedido de compra, e pressionando o botão “Enviar e-mail” , o ERP Maxiprod envia o e-mail com o pedido de compra para o fornecedor selecionado, cujos dados já estão cadastrados.

Quando é criado o pedido de compra, são também geradas previsões de contas a pagar, que passam a ser incluídas no fluxo de caixa.

Observações

Reservas: se os itens de uma solicitação ou pedido de compra forem reservados para um pedido de venda ou uma ordem de produção, a reserva se manterá automaticamente durante o recebimento e a estocagem.

Unidades de medida: os pedidos de compra podem ser feitos em unidade de medida diferente da unidade principal do item;
os lançamentos contábeis são gerados automaticamente no recebimento;

A Nota Fiscal recebida (espelho da nota fiscal) é gerada automaticamente a partir do XML da NF-e;

O fluxo de caixa é alimentado via pedido de compra e notas fiscais recebidas, entretanto apenas esta última alimenta o Contas a pagar.