A ECF (Escrituração Contábil Fiscal) é uma obrigação acessória das pessoas jurídicas, que tem por finalidade informar à Receita Federal todas as operações que afetam a composição da base de cálculo e valor do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Esta página mostra:
- Configuração da Escrituração Contábil Fiscal
- Configurações para apuração do IRPJ e CSLL nas contas contábeis
- Contas da parte B do Lucro Real
- Apuração do LALUR e IRPJ do Lucro Real
- Apuração do LACS e CSLL do Lucro Real
- Informativo da composição de custos do Lucro Real
- Geração da ECF
Veja também:
Para gerar a ECF é necessário incluir o opcional “ECF e apurações do IRPJ e CSLL, LALUR e LACS” na assinatura do ERP MAXIPROD.
Configuração da Escrituração Contábil Fiscal
1) Vá ao menu “Roda dentada > Configurações”.
2) Na tela de configurações, expanda a seção “Configurações de ECF”, marque a opção “Gerar ECF”, e preencha alguns campos com dados da empresa, exigidos para a geração do arquivo.
3) Preencha os dados do contador e do titular da empresa, na seção “Configurações Contábeis”.
4) No rodapé da tela de configurações, clique no botão verde “Salvar” para guardar as alterações.
Configurações para apuração do IRPJ e CSLL nas contas contábeis
1) Acesse a tela de contas contábeis através do menu superior “Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis”.
2) Clique no lápis de edição para editar a conta contábil a ser configurada para fazer parte das apurações do IRPJ e CSLL.
3) Na edição da conta contábil, expanda a seção “Configurações fiscais e demonstrações contábeis” e, na seção “Apuração do IRPJ e CSLL”, faça as configurações conforme o regime tributário da empresa e demais particularidades.
4) Ao marcar a caixa de seleção de cada opção, o sistema disponibiliza um menu com as opções, que correspondem às tabelas da Receita Federal. Para saber mais, clique aqui.
Obs.: Os preenchimentos abaixo são meramente ilustrativos.
5) Veja abaixo algumas informações a respeito destas configurações:
Lucro presumido:
- Incluir no cálculo do IRPJ: se marcado, os lançamentos desta conta serão contabilizados na apuração do imposto de renda (IRPJ), cuja base de cálculo é calculada com base no percentual preenchido. Ou seja, a base de cálculo do IRPJ será igual ao valor total dos lançamentos da conta, multiplicado pelo percentual preenchido. Caso seja preenchido o percentual de 100%, deve ser preenchida a categoria referente à receita a ser apurada. A apuração do IRPJ refere-se aos registro P200 e P300 (Bloco P – Lucro presumido) da ECF.
- Incluir no cálculo da CSLL: se marcado, os lançamentos desta conta serão contabilizados na apuração da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), cuja base de cálculo é calculada com base no percentual preenchido. Ou seja, a base de cálculo da CSLL será igual ao valor total dos lançamentos da conta multiplicado pelo percentual preenchido. Caso seja preenchido o percentual de 100%, deve ser preenchida a categoria referente à receita a ser apurada. A apuração da CSLL refere-se aos registro P400 e P500 (Bloco P – Lucro presumido) da ECF.
Lucro real:
- Incluir no E-LALUR: permite selecionar uma opção da lista pré-definida, do tipo “Adição”, “Exclusão” ou “Compensação”.
- Incluir no E-LACS: permite selecionar uma opção da lista pré-definida, do tipo “Adição”, “Exclusão” ou “Compensação”.
Informativo da composição de custos: é o registro L210 da ECF, responsável por “Desmembrar” a conta de CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custo da mercadoria vendida).
- Incluir: caixa de seleção que define se a conta contábil será incluída no informativo de custos. O usuário pode escolher entre incluir o “Total de débitos”, “Total de créditos” ou “Saldo líquido” na conta de custos da ECF a ser escolhida no menu exibido mais à direita.
- Incluir o saldo inicial: caixa de seleção que define se a conta contábil será incluída no informativo de custos, com o saldo inicial da conta a ser escolhida no menu exibido à direita, quando a opção estiver marcada.
- Incluir o saldo final: caixa de seleção que define se a conta contábil será incluída no informativo de custos, com o saldo final da conta a ser escolhida no menu exibido à direita, quando a opção estiver marcada.
6) Pode-se configurar os vínculos entre conta contábil e centro de custos do informativo da composição de custos com a opção “Incluir”. Para isso:
a) Acesse o menu superior “Contabilidade > Cadastros > Vínculos entre contas contábeis e centro de custos”.
b) Ao editar um vínculo existente ou criar um novo vínculo, na seção “Informativo da composição de custos” pode-se usar a opção “Incluir”.
c) A opção “Incluir”, consiste da caixa de seleção que define se o cento de custos vinculado àquela conta será incluído no informativo de custos. O usuário pode escolher entre incluir o “Total de débitos”, “Total de créditos” ou “Saldo líquido” na conta de custos da ECF a ser escolhida no menu exibido mais a direita.
Contas da parte B do Lucro Real
1) Clique no menu superior “Contabilidade > Cadastros > Contas da parte B do Lucro Real”.
2) Clique no botão verde “+ Novo” para adicionar uma nova conta. Na tela aberta, preencha o código, defina o tributo (IRPJ ou CSLL), informe a descrição da conta, preencha a data de criação, selecione o código padrão da parte B, e clique em “Salvar”.
Apuração do LALUR e IRPJ do Lucro Real
1) Clique no menu superior “Fiscal > Apurações > LALUR e IRPJ do Lucro Real”.
2) Clique no botão verde “+ Novo” para criar uma nova apuração. A seguir, preencha o período da apuração, e clique em “Salvar”.
3) Para recalcular uma apuração, selecione-a, clique no menu “Ações > Recalcular apuração” ou nos três pontinhos “Ações > Recalcular apuração”.
Apuração do LACS e CSLL do Lucro Real
1) Clique no menu superior “Fiscal > Apurações > LACS e CSLL do Lucro Real”.
2) Clique no botão verde “+ Novo” para criar uma nova apuração. A seguir, preencha o período da apuração e clique no botão verde “Salvar”.
3) Para recalcular uma apuração, selecione-a, clique no menu “Ações > Recalcular apuração” ou nos três pontinhos “Ações > Recalcular apuração”.
Informativo de composição de custos do Lucro Real
O informativo de composição de custos é o registro L210 da ECF, que mostra a composição da conta de CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custo da mercadoria vendida).
1) Acesse o menu superior “Fiscal > Apurações > Informativo da composição de custos do Lucro Real”.
2) Clique no botão verde “+ Novo” para criar uma nova apuração. Em seguida, preencha o período para o qual deseja gerar a apuração e clique no botão verde “Salvar”.
3) Para recalcular uma apuração, selecione-a, clique no menu “Ações > Recalcular apuração” ou nos três pontinhos “Ações > Recalcular apuração”.
Geração da ECF
1) Para gerar o arquivo da Escrituração Contábil Fiscal anual de empresas do regime tributário Lucro Presumido é necessário terem sido geradas as apurações de IRPJ e CSLL referentes aos quatro trimestres. São as únicas apurações necessárias para empresas deste regime tributário.
2) Após criar as apurações necessárias conforme o regime tributário da empresa, clique no menu “Contabilidade > ECF”.
3) Informe as datas inicial e final e clique no botão “Gerar ECF”. Ao final, se tudo estiver certo, o arquivo será salvo conforme as configurações do navegador.