Ajuda

NF e NF-e: venda, remessa, compra, etc

Emita notas fiscais eletrônicas (NF-e) com o ERP MAXIPROD, sejam elas de venda, remessa, compra, devolução, importação ou exportação. A NF-e pode ser criada a partir de um pedido de venda ou diretamente pela tela de notas fiscais. 

Esta página mostra:

Como criar uma nota fiscal?

Este passo a passo mostra a emissão de NF-es de venda, compra, remessa, etc. O que distingue uma da outra é a operação fiscal selecionada pelo usuário:

1) Vá ao menu superior “Vendas > Notas fiscais”.

nf-e: acesso à tela notas fiscais

2) Clique no botão verde “Novo”.

nf-e: grade de notas fiscais

3) É aberta a janela de inserção de uma nova NF.

Janela da nova nota fiscal com os campos Destinatário e Operação fiscal destacados em vermelho

4) Selecione o destinatário e a operação fiscal. Veja aqui como cadastrar destinatários e operações fiscais.

5) Opcionalmente, selecione a tabela de preços e o representante. Veja aqui como cadastrar tabelas de preços e representantes.

Nota fiscal com os campos Tabela de preços e Representante/vendedor destacados em vermelho

6) Clicando no botão verde “Novo”, na grade “Produtos/serviços”, é aberta uma janela para a inserção de itens. Os itens podem ser importados do pedido de venda ou digitados.

Grade Produtos/serviços da nota fiscal com o botão verde Novo destacado em vermelho

7) Preencha os dados de cobrança e transporte e clique no botão verde “Emitir”.

Seções Cobrança e Transporte e o botão verde Emitir destacados em vermelho

Emissão da nota fiscal

Manualmente

1) Acesse o sistema e vá ao menu superior “Vendas > Notas fiscais”.

acesso à tela notas fiscais

2) Clique no botão verde “Novo”. É aberta uma janela para a inserção de uma nova NF.

grade de notas fiscais

3) Preencha os campos obrigatórios, tais como “Destinatário”, “Operação fiscal”, os produtos/serviços, “Forma de pagamento” e “Condição de frete”.

Nota fiscal com Destinatário, Operação fiscal, botão Novo dos produtos, Forma de pagamento e Condição de frete destacados em vermelho

4) Clicando no botão verde “Emitir”, são geradas as movimentações de estoque, títulos financeiros e lançamentos contábeis.

Rodapé da nota fiscal com o botão verde Emitir destacado em vermelho

5) Após a emissão da NF, clique em “Sim” para enviar a NF-e, o que exige a instalação do certificado digital. Se este ainda não foi instalado, clique aqui e veja como instalá-lo.

Mensagem perguntando se deseja enviar a NF-e, com o botão Sim destacado em vermelho

6) Se deseja enviar a NF-e em outro horário, clique em “Não” na mensagem de confirmação. Com isso, a NF pode ser fechada e salva, podendo ser enviada mais tarde com um clique no botão verde “Enviar”.

A partir de um pedido de venda aprovado

1) Acesse o menu “Vendas > Pedidos de venda”.

acesso à tela pedidos de venda

2) Abra um pedido de venda em estado “Aprovado” e clique no botão cinza “Faturar este pedido” no rodapé do pedido.

Rodapé do pedido de venda com o botão Faturar este pedido destacado em vermelho

3) É aberta uma NF, já preenchida com os dados do pedido de venda.

a) Ao emitir a nota com sucesso, é exibida a seguinte mensagem:

Mensagem de sucesso da NF-e autorizada, com as opções Visualizar PDF, Enviar por e-mail para destinatário e Ok

b) Clicando em “Ok”, as seguintes opções aparecem ao final da nota:

Botões do rodapé da nota emitida destacados em vermelho, de Cancelar NF-e/NFC-e até Sair

    • Cancelar NF-e/NFC-e: envia a solicitação de cancelamento para a Sefaz. Se a Sefaz autorizar, então a NF e os títulos são cancelados.
    • Visualizar PDF: abre o DANFE da NF-e emitida.
    • Desfazer emissão: permite a revisão de algum dado da NF que não interfere na NF-e. Quando se seleciona “Desfazer emissão”, a nota volta internamente ao estado de digitação. Nada é enviado para a Sefaz, ou seja, para a Receita aquela NF permanece inalterada. Para saber mais, clique aqui.
    • Enviar NF-e/NFC-e para destinatário: envia um e-mail com o XML e PDF da NF-e para o seu destinatário. Para saber mais, clique aqui.
    • Carta de correção: abre a janela para criar a carta de correção da NF-e. Para saber mais, clique aqui.
    • Sair: fecha a nota e retorna à tela de notas fiscais.

Veja no vídeo a seguir como emitir notas fiscais em massa:

Estados de NF-e

O “Estado” de uma nota fiscal indica sua posição no ERP MAXIPROD. Os estados possíveis para uma NF-e são: “Digitação”, “Emitida”, “Recebida”, “Cancelada” e “Inutilizada”.

  • Digitação: é o estado no qual a NF é criada inicialmente, onde todos ou a maioria dos campos estão disponíveis para edição. Neste estado o usuário pode editar diversos campos do documento livremente. Notas fiscais neste estado não são consideradas ao gerar as apurações e escriturações (SPED).
  • Emitida: é o estado da NF-e após a emissão concluída com sucesso. Este estado não gera nenhum registro na Sefaz, apenas lançamentos contábeis e movimentações de estoque. É a posição após o usuário efetivar aquilo que foi digitado no documento.
  • Recebida: é o estado para notas fiscais de entrada emitidas por outra empresa contra a “Minha empresa” logada e recebidas no sistema, gerando contas a pagar e/ou movimentações de entrada no estoque. Após o recebimento da NF, os lançamentos contábeis e movimentações de estoque são gerados.
  • Cancelada: é o estado para notas fiscais autorizadas na Sefaz, mas canceladas posteriormente, e que tiveram o estado atualizado internamente no sistema. Notas com estado “Cancelada” têm os seus lançamentos e movimentações anulados.
  • Inutilizada: é o estado para numerações de notas fiscais inutilizadas na Sefaz. Ou seja, numeração que nunca foi e nunca poderá ser utilizada por aquela empresa junto à Sefaz. Para saber mais sobre inutilização, clique aqui.

Situações das NF-es na Sefaz

Ao transmitir a NF-e para a Sefaz, o ERP MAXIPROD gera automaticamente o arquivo XML com base nas informações preenchidas na nota. Esse XML é então enviado à Sefaz autorizadora e contém todos os dados obrigatórios da operação, incluindo a assinatura digital que garante a validade jurídica do documento.

O envio ocorre de forma automática ao clicar no botão verde “Enviar” na tela da nota fiscal. Após o envio, o sistema consulta a resposta da Sefaz e atualiza a situação da NF-e, que pode ser visualizada na coluna “Situação” da grade de notas fiscais (menu “Vendas > Notas fiscais”).

As NF-es podem assumir diferentes situações, conforme o status do processo de autorização:

  • Não enviada: nota fiscal ainda não transmitida para a Sefaz.
  • Autorizada: NF transmitida e autorizada pela Sefaz. Seu DANFE pode ser gerado e enviado ao destinatário.
  • Cancelada: nota fiscal com cancelamento homologado pela Sefaz. Notas fiscais canceladas não podem ser excluídas do ERP MAXIPROD.
  • Inutilizada: número de nota fiscal com inutilização homologada pela Sefaz.
  • Denegada: nota fiscal transmitida e denegada pela Sefaz.
  • Rejeitada: nota fiscal transmitida e rejeitada pela Sefaz.
  • Em processamento: a nota ainda não foi processada pela Sefaz e não pode ser excluída do sistema ou reaberta, mas o usuário pode “Verificar e atualizar a situação da NF-e/NFC-e junto à Sefaz”, opção localizada no menu “NF-e/NFC-e” da grade de notas fiscais.

Observação: é possível que uma nota esteja com situação “Autorizada” e estado “Digitação”. Isso pode acontecer quando a nota estava emitida e, após a autorização, houve a ação “Desfazer emissão”. Para saber mais, clique aqui. A nota também pode ter sido importada pela opção “Importar XML de NF-e/NFC-e emitida por outro aplicativo”. Nesse caso, a nota já foi emitida e autorizada por outro aplicativo, e resta somente a importação no ERP MAXIPROD. A nota é importada no estado “Digitação” para o restante do preenchimento. Para saber mais, clique aqui.

Se restar alguma dúvida, entre em contato com o suporte.

Veja também: