O ERP Industrial MAXIPROD permite o cadastramento de empresas estrangeiras e a emissão de notas fiscais de importação e exportação, com as respectivas declarações.
Esta página mostra:
- Como emitir uma nota fiscal de importação?
- Como informar uma declaração de importação?
- Como emitir uma nota fiscal de exportação?
- Declarações de exportação
Como emitir uma nota fiscal de importação?
A nota fiscal de importação nacionaliza mercadorias compradas no exterior, tornando legal sua circulação.
As notas fiscais de importação se caracterizam por um CFOP que inicia por 3, como, por exemplo, 3101 – Compra para industrialização. O emissor deve informar a Declaração (ou desembaraço) de importação (DI) na emissão das notas.
Para emitir uma nota fiscal de importação:
1) Vá para o menu “Vendas > Notas fiscais”.
2) Clique no botão “Novo”.
3) Na nova tela aberta, selecione o destinatário da nota fiscal. Para cadastrar uma empresa estrangeira, siga os passos destacados aqui.
4) Altere o campo em destaque na próxima imagem para “Entrada”, e selecione a respectiva operação fiscal. Operações fiscais com início 3 indicam operação internacional de entrada.
5) Adicione itens a esta nota fiscal por meio do botão “Novo” na grade de “Produtos/Serviços”. Devido à nota fiscal ser de importação, é necessário informar a declaração de importação do item.
Como informar uma declaração de importação?
1) Na edição do item, acesse a opção “Declarações de importação” e depois clique no botão “Novo”.
2) É aberta a janela mostrada a seguir. Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.
3) Caso seja necessário informar alguma adição à declaração de importação, utilize o botão “Novo” da tabela de adições à declaração de importação localizada na janela acima. Preencha os seguintes campos:
A adição representa o conjunto de informações específicas das mercadorias, normalmente separadas por classificação fiscal (NCM), ou seja, todos os produtos a serem importados que tenham a mesma classificação fiscal irão pertencer a mesma adição de uma Declaração de Importação (DI).
4) Após lançar os itens, entre em “Ações > Copiar DI do item selecionado para todos os itens da nota fiscal”, para que as informações da DI sejam replicadas.
5) Após o cadastro dos itens na nota fiscal, basta emitir e enviar a nota fiscal.
Ainda com dúvidas? Veja o tutorial no Youtube sobre notas fiscais de importação:
Como emitir uma nota fiscal de exportação?
As notas fiscais de exportação se caracterizam por um CFOP que inicia por 7, por exemplo, 7101 – Venda de produção do estabelecimento.
As notas fiscais de exportação podem indicar uma Declaração (ou despacho) de exportação (DE). Na tela de Declarações de Exportação registram-se as declarações de exportação e se as adicionam às notas fiscais emitidas.
Para emitir uma nota fiscal de exportação:
1) Vá para o menu “Vendas > Notas fiscais”.
2) Clique no botão “Novo”.
3) Na nova tela aberta, selecione o destinatário da nota fiscal. Para cadastrar uma empresa estrangeira, siga os passos destacados aqui.
3) Certifique-se de que o campo em destaque na próxima imagem está como “Saída” e selecione a operação fiscal. Operações fiscais com início 7 indicam operação internacional de saída (como mostra a imagem acima).
4) Adicione itens a esta nota fiscal por meio do botão “Novo” acima da grade de “Produtos/Serviços”.
5) Os campos destacados na imagem a seguir são de preenchimento obrigatório na emissão de nota fiscal de exportação:
6) Após o cadastramento dos itens, basta emitir e enviar a nota fiscal.
Declarações de exportação
1) As declarações de exportação devem ser cadastradas através no menu “Fiscal > Declarações de exportação”:
2) Na tela de cadastro, clique no botão “Novo” para abrir a seguinte tela e criar uma nova declaração de exportação:
3) Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.
4) A declaração de exportação deve ser previamente cadastrada para ser selecionada na nota fiscal. O campo de seleção da declaração na nota fiscal está localizado na sua parte inferior, em destaque na próxima imagem:
Veja também: Como cadastrar uma empresa estrangeira.
Quer conhecer melhor as notas fiscais de importação e exportação? Faça um teste gratuito por 15 dias e peça uma demonstração.