Ajuda

Fiscal: perguntas frequentes

Como configurar a base de cálculo do ICMS ST?

A substituição tributária é o regime no qual a responsabilidade pelo pagamento do ICMS sobre as operações de vendas de mercadorias ou serviços é atribuída a outro contribuinte que não…

Como configurar as alíquotas de MVA?

A MVA (Margem de Valor Agregado) é um valor somado à base de cálculo do ICMS ST, que representa o imposto devido em operações sujeitas à substituição tributária. Configure as alíquotas…

Como corrigir o erro ‘O valor deve ser igual à soma do campo VL_ICMS dos registros analíticos para todos os documentos extemporâneos, mais a soma dos ajustes realizados no documento fiscal (C197, C597, C857, C897, D197 e D737), mais os ajustes realizados na apuração (E111)’ no Sped Fiscal?

Na EFD-ICMS/IPI (Sped-Fiscal) gerada pelo ERP MAXIPROD, este erro está geralmente associado ao registro C197, cujo objetivo é detalhar outras obrigações tributárias, ajustes e informações de valores provenientes de documento…

Como gerar as guias GNRE?

Para gerar as guias GNRE, indicamos o sistema GUIASGNRE. 1) Os arquivos XML das notas fiscais devem estar salvos em seu computador. Acesse o site https://www.guiasgnre.com.br/ e abra uma conta…

Como importar cargas médias de ICMS ST?

O ERP MAXIPROD permite a inclusão em massa de valores de carga média de ICMS ST por importação de arquivo Excel. Para importar: 1. Vá para “Fiscal” > “Cadastros” >…

ICMS teórico

O ICMS teórico é um imposto existente apenas no ERP MAXIPROD para auxiliar nos cálculos do ICMS Difal ou ICMS ST, principalmente em empresas do Simples Nacional. A presença deste…

O que é a tabela CFOP? Como funciona?

Está página mostra: O que é CFOP? O que é a tabela CFOP? Quais as principais aplicações da tabela CFOP? Como consultar a tabela CFOP? Veja também: Qual a diferença…

Origem da mercadoria: O que é e como utilizar?

A origem da mercadoria refere-se ao local de fabricação ou produção do produto, sendo crucial para determinar tarifas, impostos e regulamentações comerciais. Em resumo, a origem pode ser estrangeira, indicando…

Qual a diferença entre operação fiscal e CFOP?

No ERP MAXIPROD, as operações fiscais definem o comportamento fiscal e contábil das transações, como compra, venda e prestação de serviços. Já o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) …

Registro D100 da EFD-ICMS/IPI (Sped Fiscal)

O registro D100 da EFD-ICMS/IPI (Sped Fiscal), deve ser apresentado por todos os contribuintes adquirentes ou prestadores dos serviços que utilizem algum dos seguintes documentos: NF de Serviço de Transporte…

Veículos

O cadastro de veículos é necessário para a emissão do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e). Atualmente, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) permite que sejam informados no MDF-e até 4…