Ajuda

Condições de pagamento

Não há cadastro de condições de pagamento. As condições de pagamento são informadas diretamente no respectivo campo na tela de edição de propostas, pedidos ou NFs. Exemplos de formato de condições de pagamento:

  1. 0 (à vista)
  2. “30 60” ou “30/60”: 2 parcelas em 30 e 60 dias.
  3. “6x”: 6 parcelas iguais.
  4. “0 2x” “ou 0/2x”: entrada mais 2 parcelas iguais.
  5. “20% 28 80% 42”: 20% em 28 dias e 80% em 42 dias.
  6. “50% 0 6x”, 50% de entrada e o restante em 6 parcelas iguais.
  7. “Fixa”: as duplicatas são digitadas manualmente. A condição de pagamento também é definida como Fixa:
    • ao importar XML de NF-e/CT-e
    • ao inserir, editar ou excluir uma duplicata através da grade

O mesmo vale para as telas de emissão de proposta, emissão de nota fiscal, emissão de pedido de compra e recebimento de nota fiscal.

Está página mostra:

Como associar uma condição de pagamento a um cliente/fornecedor?

Pode-se definir uma condição de pagamento padrão para cada empresa fornecedora ou cliente no cadastro de empresas do ERP Maxiprod. Assim, todos os documentos de compra ou venda de/para aquela empresa terão a condição de pagamento inicializada conforme esse padrão.

Para definir a condição de pagamento padrão de uma empresa cliente ou fornecedora, acesse o cadastro da empresa e preencha o campo “Condição de pagamento” da seção “Dados de venda/compra”.

Veja também:

Como alterar a condição de pagamento de uma NF emitida?

Se a alteração na condição de pagamento é por conta de uma renegociação com o cliente ou fornecedor, o usuário pode optar por realizar o agrupamento e/ou parcelamento dos títulos, sem ter que reabrir a NF. Para saber mais, clique aqui.

1) Para alterar a condição de pagamento de uma NF emitida, é necessário desfazer sua emissão, retornando a NF ao estado de “Digitação”. Para isso, no rodapé da tela de edição da NF, clique no botão “Desfazer emissão”.

a) A ação de desfazer emissão não altera o que foi transmitido para a SEFAZ, tem reflexos apenas ao nível de sistema, como movimentações de estoque e contas a receber/pagar no financeiro, e os lançamentos contábeis. Ao clicar em “Desfazer emissão” de NF autorizada na SEFAZ, o sistema apresenta a seguinte mensagem:

b) Se o usuário pretende apenas alterar a condição de pagamento, pode optar por “Desfazer emissão – sem desfazer as movimentações de estoque”.

2) Em seguida, com a NF em estado de “Digitação”, clique no ícone do cadeado ao lado da grade de títulos para desbloqueá-los.

3) Com os títulos desbloqueados, altere o valor do campo “Condição de pagamento” conforme os valores aceitos. Verifique os títulos gerados na grade de cobrança e em seguida, clique novamente no botão verde “Emitir” para emitir a NF-e.

Veja também: