O SPED Contábil reúne em um arquivo toda a escrituração contábil de sua empresa. Ou seja, substitui a impressão dos lançamentos contábeis a enviar para a contabilidade, ou para a SEFAZ. Veja mais, clicando aqui.
Os registros incluídos são: livro diário, livro razão, livros contábeis, balancetes diários, balanços e fichas de lançamentos comprobatórias.
Como o MAXIPROD tem contabilidade integrada a todas as funções do sistema, os lançamentos contábeis são gerados automaticamente.
Dessa forma, o controle contábil ocorre quase de forma quase automática: basta realizar normalmente as operações de venda, compra, consumo de estoques e rotinas financeiras, para, ao final do mês, gerar o ECD.
Veja também:
- Versão do layout do SPED contábil
- Vínculos entre contas contábeis e centro de custos
- DRE
- Balanço Patrimonial
- DMPL
- EFD ICMS IPI (SPED Fiscal) com Bloco K
- EFD Contribuições
- EFD-Reinf
Configuração e geração do SPED Contábil
1) Faça o fechamento contábil do período.
2) Vá ao menu “Configurações () > Configurações”, e expanda a seção “Configurações de Sped Contábil”.
3) Certifique-se de que a configuração “Gerar Sped Contábil” está marcada.
4) A seguir, acesse o menu “Contabilidade > Sped Contábil”.
4) Defina o período desejado e demais configurações, e clique no botão “Gerar Sped Contábil”.
5) Ao final do processo, é gerado o arquivo de texto com a demonstração a enviar para a Receita.
Observação: Para que seja considerado no ECD, o campo “Documento Fiscal” nas informações fiscais deve estar preenchido.