Se ocorreu um engano, ou é necessário mudar as condições de pagamento, é possível desfazer a emissão da nota fiscal, ou reabrir a nota fiscal de recebimento, e corrigir esse lançamento. Veja abaixo como prosseguir (apresentaremos a explicação para uma nota de venda, mas o mesmo processo vale para as notas de compra):
Esclarecimento: desfazer a emissão de uma nota fiscal já autorizada na SEFAZ não afeta o que foi enviado, pois essa a ação é apenas interna. O ideal é evitar essa ação, pois ela torna a nota editável e permite, por exemplo, que a nota tenha informações diferentes da nota existente na SEFAZ. Após desfazer a emissão de uma nota, e feitas as alterações desejadas, quando clicar no botão “emitir”, não é necessário clicar para enviar a nota, pois ela já está na SEFAZ.
1) Caso não tenha clicado para receber nenhum dos títulos gerados pela nota, ou gerado boletos para esses títulos, é simples alterar as condições de cobrança: entre na edição da nota fiscal e clique, ao seu final, no botão “Desfazer emissão” (para notas fiscais de recebimento o botão é “Reabrir“).
2) Ao desfazer a emissão da nota, ela ficará em digitação. Com a nota em digitação, edite a forma de cobrança.
3) Caso algum título dessa nota já tenha algum lançamento contábil, por exemplo, descontos ou recebimentos / pagamentos, ao clicar para desfazer a emissão, será exibida a mensagem:
6) Neste caso, é necessário desfazer os pagamentos / recebimentos, entre outros lançamentos relacionados aos títulos dessa nota. Veja como, clicando aqui.
5) Caso tenha sido gerado algum boleto dos títulos dessa nota, visando manter a integridade das informações do boleto, é permitido desfazer a emissão da nota, mas o campo de cobrança não estará editável. Veja a imagem abaixo:
6) Na imagem acima a coluna “Bloqueado” está preenchida com “Sim”, ou seja, o título da nota está bloqueado. Para torná-lo editável, é necessário desbloquear o título, para depois desfazer a emissão da nota e editar a cobrança:
6.1) Ainda com a nota emitida, vá para a tela de contas a receber.
6.2) Clique com o botão direito do mouse sobre uma das colunas, para apresentar as colunas ocultas dessa tela. Para conferência, mantenha visível a coluna “Bloqueado”.
6.3) Selecione o checkbox dos títulos da nota que estiverem bloqueados.
6.4) Vá ao menu Ações > Desbloquear registros selecionados.
6.5) Os títulos estarão desbloqueados e será possível desfazer a emissão da nota e corrigir as cobranças.