Como informar o preço de compra dos itens cadastrados?

Como informar o preço de compra dos itens?

O campo “Preço de compra” de um item inicializa automaticamente seu “Valor unitário” em pedidos de compra e notas fiscais recebidas.

O preenchimento automático ocorre apenas em pedidos de compra e notas fiscais recebidas. Cotações e notas fiscais emitidas de entrada não buscam o valor informado no campo “Preço de compra”.

Quando o pedido de compra é gerado a partir de uma cotação de compra, o valor unitário é o informado na cotação.

Já se a nota fiscal recebida é gerada a partir de um pedido de compra, o valor unitário do item da nota será o do pedido de compra.

Itens de notas fiscais recebidas gerados pela importação do XML da nota fiscal ou de importação do ambiente nacional tem o valor unitário buscado da importação e não do campo “Preço de compra”.

Qual é a diferença entre os campos “Preço de compra” e “Custo de aquisição/orçamentação”?

O “Preço de compra” é o preço cobrado pelo seu fornecedor, já considerando os impostos internos. Assim, ao criar um pedido de compra do item, o usuário tem uma previsão do preço total e dos impostos (externos ou internos) da compra.

O campo “Custo de aquisição/orçamentação” é calculado considerando os custos de aquisição/orçamentação dos insumos e o custo de mão de obra, direta e indireta. Quando atualizado apenas a partir das opções “Custo médio dos estoques, o custo de aquisição/orçamentação não considera os impostos internos envolvidos na operação.

Quais são as opções de preenchimento do campo “Preço de compra”?

a) Pelo recebimento de notas fiscais e emissão de notas fiscais de entrada.

Esta atualização é realizada de forma aumtoática. Para habilitá-la, vá ao menu da roda dentada em Configurações > Configurações e compra, e marque a opção destacada abaixo:

b) Por preenchimento manual item a item.

Entre na tela de edição de um item e preencha manualmente o campo “Preço de compra”.

c) Pela tela de edição do grupo de itens.

O campo “Preço de compra” também está disponível na edição de um grupo.

Novos itens criados em um grupo de itens que tem o preço de compra definido recebem automaticamente este valor.

Itens já existentes de um grupo que precisam ter seu valor de preço de compra informado podem receber o valor definido para o grupo, se executada a ação .

d) Pela importação ou atualização de itens.

Para mais detalhes sobre importação, clique aqui.

Para mais detalhes sobre atualização, clique aqui.

Quando o preço de compra é atualizado, a data e origem (manual, nota, etc.) da alteração são informados à direita do campo: