Boletim de inspeção

Boletim de inspeção

A principal função da inspeção de materiais é garantir a qualidade e conformidade dos materiais comprados e fabricados por uma empresa. O procedimento consiste em verificar se os produtos estão de acordo com o pedido de compra, documentos contratuais e especificações técnicas e normas legais.  A inspeção de materiais é fortemente relacionada à otimização de processos, prazos e investimentos, além do envolvimento com a política de qualidade e estratégia financeira adotada pelas empresas.  Da inspeção de um material comprado ou fabricado resulta um boletim de inspeção.

Cada boletim de inspeção pode ser emitido para:

  1. um lote registrado de um item comprado ou fabricado. Podem ser emitidos sucessivos boletins de inspeção para um mesmo lote.
  2. uma operação de uma ordem de produção.

O boletim de inspeção é formado por um cabeçalho e um conjunto de critérios de inspeção (características físicas e químicas, tais como pH, densidade, dimensões ou cor)

O cabeçalho exibe o item, o lote, e a qualidade resultante da inspeção (OK, rejeitar, nova inspeção, não-conformidade, etc) que corresponde a um dos níveis de qualidade cadastrados. O nível é selecionado pelo usuário, em função dos resultados da inspeção, segundo os critérios de inspeção definidos para o item.

Os critérios de inspeção avaliam características físicas e químicas, tais como pH, densidade, dimensões ou cor. Cada critério tem uma faixa ou conjunto de valores aceitáveis.

A cada novo boletim de inspeção de uma unidade ou lote de um material:

  • os critérios são copiados do cadastro de critérios de inspeção associado ao código do item, ou simplesmente critérios de inspeção do item.
  • por sua vez, os critérios de inspeção de um item podem ser inicializados pelos critérios de inspeção do respectivo grupo do itens, caso estes tenham sido cadastrados, podendo a seguir ser editados, item a item.

No caso da inspeção de uma operação de uma OP:

  • a cada operação da OP, os critérios de inspeção da operação da OP são copiados do cadastro de critérios associado à respectiva operação do roteiro do item.
  • por sua vez, os critérios associados a uma operação do roteiro de um item podem ser inicializados pelos critérios de inspeção da correspondente operação do roteiro do grupo de itens, caso estes tenham sido cadastrados, podendo a seguir ser editados, operação a operação.

Boletim de inspeção: como criar os critérios de inspeção de um grupo de itens?

Os critérios de inspeção são utilizados para o preenchimento do boletim de inspeção. Pode-se definir critérios de inspeção do grupo. Quando é criado um novo item dentro do grupo, os critérios de inspeção são copiados do grupo para o item, podendo ser editados.

Obs.: informar novos critérios de inspeção de um grupo não afeta os itens já cadastrados. Ou seja, esta alteração afetará apenas os itens novos criados dentro do grupo.

Vá ao menu Itens > Grupos.

  1. Na tela de grupos de itens, selecione o grupo no qual deseja inserir os critérios de inspeção, deixando a linha amarelada.

  2. Vá ao menu Consultar > Critérios de inspeção do grupo.
  3. Na tela de critérios de inspeção, clique no botão verde botao_novo.
  4. Informe a descrição e os valores aceitos para o critério. Clique em referenciar-custo-de-frete-17

Como criar ou editar critérios de inspeção de um item?

  1. Entre na tela de itens, no menu superior Itens > Itens.BIM 1
  2. Selecione o item cujos critérios de inspeção deseja informar, e vá ao menu Consultar > Critérios de inspeção. BIM 2
  3. Na janela de critérios de inspeção, clique em botao_novo, informe a descrição e os valores aceitos para o critério. Clique em referenciar-custo-de-frete-17BIM 3

Como criar um boletim de inspeção?

  1. Entre na tela de lotes, no menu Estoque > Lotes registrados.

  2. Selecione o lote, e clique no menu Ações > Criar boletim de inspeção.

  3. Se o item já tem critérios de inspeção cadastrados, estes são incluídos automaticamente no boletim de inspeção. BIM 7
  4. Entre na edição dos critérios para informar os valores das análises, os resultados e observações. BIM-8
  5. Para inserir novos critérios de inspeção, clique em referenciar-custo-de-frete-11. Após concluir o preenchimento do boletim de inspeção, clique em referenciar-custo-de-frete-17.
  6. Para consultar os boletins, selecione o lote desejado e vá ao menu Consultar > Boletins de inspeção.

  7. O mesmo tipo de consulta pode ser feito através da tela de itens.BIM 11
  8. São apresentados todos os boletins de inspeção do item. Utilize os filtros da tela para ver os boletins desejados (por lote, item, operação e ordem de produção). BIM 15

Como criar  critérios de inspeção das operações do roteiro de um item?

  1. Na tela de itens, selecione o item e vá ao menu Consultar > Roteiro do item.BIM 16
  2. Na tela de roteiro do item, selecione a operação na qual deseja inserir os critérios.  Vá ao menu Consultar > Critérios de inspeção da operação > Insira os valores e critérios desejados.

BIM 17

Como criar boletins de inspeção de operações das OPs?

  1. Vá ao menu Produção > Operações de ordens de produção e manutenção.

  2. Selecione a operação desejada e clique em Ações > Criar boletim de inspeção.

  3. São carregados os critérios já cadastrados para essa operação. Para inserir novos critérios, clique em referenciar-custo-de-frete-11.BIM 13