Contas contábeis

Plano de contas padrão e personalizado

Como regra geral, o plano de contas é dividido em quatro grandes grupos: Ativo, Passivo, Receitas e Despesas. Os dois primeiros grupos correspondem às contas patrimoniais da empresa, e os dois últimos, às contas de resultado. Cada um desses quatro grandes grupos possui subdivisões. Para mais explicações a respeito de planos de contas, clique aqui.

O ERP vem inicializado com um plano de contas padrão.

A empresa tem duas opções:

  1. Usar o plano de contas padrão, acrescentando novas contas contábeis próprias, se necessário. Nesta opção, as contas do plano padrão não podem ter editadas pelos usuários.
  2. Tornar o plano de contas próprio, ou seja, o que permite editar todas as contas contábeis.

Como criar novas contas contábeis?

Para criar novas contas contábeis, siga as passos abaixo:

  1. Vá ao menu Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis:
  2. Na tela de conta contábeis, procure uma conta semelhante à que deseja criar. Por exemplo, para criar uma nova conta de caixa ou banco, pode-se selecionar a conta 1.01.01.02.01 – Banco do Brasil
  3. Após selecionar a conta contábil, clique no botão verde
  4. Digite uma descrição da nova conta.
  5. No campo Dentro de indique a conta sintética-mãe desta nova conta.
  6. O tipo da conta deve ser Analítica, a menos que esteja querendo criar uma nova classificação para as contas contábeis. Nesse caso, selecione a opção Sintética.
  7. A Finalidade indica as funcionalidades e situações nas quais a conta contábil será utilizada. Por exemplo: ao fazer o recebimento de um valor de conta a receber, apenas contas de finalidade “Caixa/Banco (Ativo)” podem ser utilizadas.
  8. A opção Favorita define a conta preferencial da Finalidade. Por exemplo, se a conta “Banco do Brasil” for a favorita da finalidade “Caixa/Banco (Ativo)”, então ao efetuar um pagamento ou um recebimento, esta conta será selecionada automaticamente, podendo ser alterada manualmente.
  9. Se estiver cadastrando uma conta de estoque, marque a opção Pode ser usada em movimentação de estoque.
    1. Ao marcar essa opção, o sistema solicita um Apelido para a  conta contábil. O apelido é exibido na edição dos itens de nota fiscal, nos campos de “Origem” e “Destino”, quando “Movimentar estoque” está marcado. Normalmente, a descrição da conta é mais extensa e escrita em linguagem técnica/contábil, enquanto o apelido é mais simples e apropriado para áreas não-contábeis, como o almoxarifado e a produção.
  10. Para permitir que lançamentos nessa conta sejam associados a centros de custos, marque “Opcional” na opção Centro de custos. O mesmo vale para o campo Pedido de venda.
  11. A opção Ratear no custo de produção indica que o valor da conta será rateado pela ação “Estoque > Ações > Recalcular custos do estoque atual” entre os itens produzidos pelas ordens de produção desde o último fechamento de estoque. Para mais informações sobre o rateio de custos, clique aqui.
  12. O campo Grupo no DRE/balanço indica a linha da DRE à qual o valor da conta contábil é somado.
  13. O campo Conta referencial da SPED indica a conta correspondente a esta conta contábil no plano de contas referencial da SPED. Só precisa ser preenchido se sua empresa gera a SPED através do MAXIPROD.
  14. Clique em .

Como tornar o plano de contas editável?

  1. Vá ao menu  > Configurações.
  2. Na tela de configurações, clique na opção Exibir configurações contábeis. 
  3. Clique em  e aguarde o término do processo.

 

Veja também: