SPED Fiscal com Bloco K e Contribuições

SPED Fiscal com bloco K e Contribuições

Além do SPED Contribuições, o ERP Industrial MAXIPROD gera o SPED Fiscal completo, incluindo o bloco H (inventário físico), o bloco K (controle da produção e do estoque) e o bloco B (apuração do ISS).  É um arquivo gerado a partir das notas fiscais, movimentações de estoque e ordens de produção emitidas no intervalo.

O  Bloco K (registro de controle da produção e do estoque) faz a escrituração dos documentos fiscais e dos internos da empresa, correspondentes às entradas e às saídas, à produção e ao estoque. Para a geração automática do bloco K, é necessário que o ERP faça a gestão industrial, incluindo estrutura de produto, ordens de produção e movimentação de materiais. Veja mais a respeito, clicando aqui.

Se a empresa não precisa gerar o bloco K completo, mas apenas os registros K200 (estoque escriturado) e K280 (correção de apontamento – estoque escriturado), o MAXIPROD oferece uma opção que gera o SPED Fiscal apenas com esses registros.

Veja também:

Como gerar o SPED Fiscal?

  1. Para gerar o SPED Fiscal no ERP MAXIPROD, é necessário incluir esta opção na sua assinatura. Para mais informações sobre a assinatura, clique aqui.
  2. Vá ao menu Roda dentada () > Configurações.
  3. Na tela de configurações, clique na seção “Configurações de SPED Fiscal e Contribuições”.
  4. Marque a opção “Gerar SPED Fiscal”. Para gerar o registro do bloco K, marque a opção “Gerar bloco K” – e se precisa apenas dos registros K200 e K280, marque a opção mostrada no ponto três da imagem abaixo, e Salve.
  5. Faça também o cadastramento do contador, se ainda não o fez.
  6. Vá ao menu Fiscal > SPED Fiscal (ICMS IPI).
  7.  Informe as datas de início e fim do período da declaração.
  8. Para gerar o bloco K, marque as opções conforme pontos dois e três da imagem abaixo.
  9. Ao clicar “Gerar Sped Fiscal”, é gerado o arquivo correspondente.

Como gerar o SPED Contribuições?

Segundo o site da Receita Federal, o SPED Contribuições é um “arquivo digital instituído pelo Sistema Publico de Escrituração Digital – SPED, a ser utilizado pelas pessoas jurídicas de direito privado na escrituração das Contribuições para o PIS/Pasep e da Cofins, nos regimes de apuração não-cumulativo e/ou cumulativo, com base no conjunto de documentos e operações representativos das receitas auferidas, bem como dos custos, despesas, encargos e aquisições geradores de créditos da não cumulatividade” (fonte: sped.rfb.gov.br).

Para gerar o arquivo do SPED Contribuições via MAXIPROD:

  1. Vá ao menu Roda dentada > Configurações.
  2. Na tela de configurações, expanda a opção “Configurações de SPED Fiscal e Contribuições”.
  3. Marque a opção “Gerar SPED Contribuições”, e salve.
  4. Faça também o cadastramento do contador, se ainda não o fez.
  5. Vá ao menu Fiscal > Sped Contribuições (PIS COFINS).
  6. Informe as datas de início e fim e clique em .
  7. Ao final do processo, é feito o download do arquivo SPED Contribuições e exibida a mensagem: