Movimente um lote válido ou desmarque a opção Rastreabilidade do produto. O que fazer?

“Movimente um lote válido ou desmarque a opção Rastreabilidade do produto”. O que fazer?

A opção “Rastreabilidade de produto” acrescenta ao arquivo XML da nota fiscal emitida as seguintes tags:

 

Estas tags foram implementadas pela versão 4.0 da NF-e permite informar dados tais como número do lote, quantidade do produto neste lote, data de fabricação e data de validade do mesmo. Apesar destas informações não serem obrigatórias em todos os ramos de produtos, informá-las pode trazer informações importantes tanto para o consumidor quanto para o fornecedor. Verifique com sua contabilidade se sua empresa tem obrigação de informar estes dados.

No sistema, se marcada a opção “Rastreabilidade de produto”, é necessário informar o lote do item para transmitir a nota fiscal para a Sefaz.

A mensagem “Movimente um lote válido ou desmarque a opção Rastreabilidade do produto.” indica que está sendo usado um item com forma de estocagem diferente de “lote do fabricante” ou “número de série” e a opção destacada na imagem anterior na edição do item da nota fiscal foi marcada.

Para definir a forma de estocagem de um item, clique em “Itens” > “Itens”, duplo-clique o item para abrir sua edição e escolha a opção de estocagem conforme a imagem a seguir:

Lembre que apenas as formas “Lote do fabricante” e “Número de série” aceitam a rastreabilidade do produto na nota fiscal.

Para saber mais sobre formas de estocagem, clique aqui.

Para utilizar rastreabilidade do produto na nota fiscal, é necessário informar a data de fabricação e data de validade do lote, no cadastro de lotes registrados.

Para cadastrar um lote, clique em “Estoque” > “Lotes registrados” > .

Para informar o lote de um item já existente em estoque que antes era estocado de forma diferente de lote do fabricante ou número de série, na tela de estoque, selecione o estoque, e clique em “Ações” > “Alterar lote”.

É aberta a seguinte janela. Procure o lote cadastrado no campo destacado:

Veja como são mostrados itens com lote no estoque:

Se não forem usados lotes na movimentação de estoque do item, deve ser desmarcada a opção “Rastreabilidade de produto”.