Ajuda

Rejeição 873: Operação com medicamentos e não informado os campos de rastreabilidade

Esta rejeição indica que os dados de controle de lote não foram preenchidos na nota fiscal. Sendo necessário, nesse caso, preencher os campos ‘Número do lote’, ‘Data de fabricação’ e ‘Data de validade’. Para isso, primeiro é necessário que os estoques a serem movimentados na emissão da nota, tenham lotes registrados.

1) A forma de estocagem de cada item no ERP MAXIPROD é definida no cadastro de cada item, aba “Estocagem, inspeção, baixa e planejamento” no campo “Estocagem por”.

  • Lembre que apenas as formas “Lote do fabricante” e “Número de série” aceitam a rastreabilidade do produto na nota fiscal.

2) Quando a forma de estocagem do item é “Lote do fabricante” ou “Número de série”, ao dar entrada deste item no estoque o sistema exige o preenchimento do lote ou número de série.

3) Se o estoque do item marcado para ser estocado por lote ou número de série estiver sem lote, ou sem número de série, o sistema exibe o ícone do “Círculo vermelho” na coluna “Lote fab/Num série” da respectiva linha do estoque. E impede que este estoque seja movimentado em emissão de nota fiscal ou baixa para OP.

  • Para informar o lote de um item já existente em estoque que antes era estocado de forma diferente de lote do fabricante ou número de série, na tela de estoque, selecione o estoque, e clique em “Ações” > “Informar números de série/lote do fabricante”. Na janela que será aberta escolha entre selecionar um lote existente ou criar um novo lote.

4) Portanto, quando o estoque de item que pertence ao grupo de medicamentos é movimentado em emissão de nota fiscal, é preciso que este estoque possua lote registrado ou número de série.

5) Além de ser necessário movimentar estoque com lote/número de série, quando se trata de medicamentos, é necessário que os dados do lote/número de série sejam gerados no XML. Para isso, é necessário que o parâmetro ‘Gerar o grupo “Detalhamento de produto sujeito a rastreabilidade” na NF-e’ esteja marcado no(s) item(ns) da nota fiscal.

a) O parâmetro ‘Gerar o grupo “Detalhamento de produto sujeito a rastreabilidade” na NF-e’ fica na edição do item da nota fiscal, aba “Dados fiscais > Outros dados fiscais”.

b) O parâmetro ‘Gerar o grupo “Detalhamento de produto sujeito a rastreabilidade” na NF-e’ é inicializado nos itens da nota fiscal conforme a operação fiscal, portanto, pode ser marcado diretamente na operação fiscal.

Aba “Inicialização do item da nota > Dados fiscais > Gerar o grupo “Detalhamento de produto sujeito a rastreabilidade” na NF-e”.

6) Para preencher a data de fabricação e a data de vencimento do lote, acesse “Estoque > Lotes registrados”, clique no botão verde “Novo” para criar um novo lote ou procure e edite o lote/número de série, preenchendo os campos “Fabricação” e “Validade”.

7) Para exibir os campos data de fabricação, vencimento e reanálise ao criar/editar um lote registrado, acesse “Roda dentada > Configurações > Configurações de estoque” e marque a opção “Exibir datas de fabricação, vencimento e reanálise ao criar um novo lote registrado”.

8) Para tornar obrigatório o preenchimento da data de fabricação e data de validade ao criar/editar um lote/número de série, acesse “Roda dentada > Configurações > Configurações de estoque” e marque a opção “Requerer data de fabricação e data de validade ao criar/editar um lote registrado”.

9) Se o usuário marcar para ‘Gerar o grupo “Detalhamento de produto sujeito a rastreabilidade” na NF-e’, mas, não movimentar um lote na emissão da nota, será retornada a seguinte mensagem de “Atenção” com botão “Ok”:

“A opção ‘Gerar o grupo “Detalhamento de produto sujeito a rastreabilidade” na NF-e’ está marcada no item {posição do item} e não foi possível identificar o lote de origem da movimentação do estoque. Movimente um lote válido nesse item ou desmarque a referida opção presente em ‘Dados fiscais’ > ‘Outros dados fiscais’ do item da nota fiscal.”

Para mais informações sobre como resolver esta situação, clique aqui.

10) Caso deseje incluir os dados do lote no DANFE é necessário marcar a opção “Incluir dados do lote (se houver)” na edição do(s) item(ns) da nota, aba “Informações adicionais do produto e observações”.

  • Esta opção “Incluir dados do lote (se houver)” pode ser inicializada pela operação fiscal, basta marcar a opção “Adicionar dados do lote nas informações adicionais do produto” na aba “Inicialização do item da nota” > “Informações adicionais do produto” do cadastro da operação fiscal.

Veja também: