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“Já existe um usuário/assinante cadastrado com este e-mail.” Que fazer?

No ERP MAXIPROD, cada cadastro de assinante ou usuário é vinculado a um endereço de e-mail informado no momento do cadastro.

Portanto, se houver a tentativa de um novo cadastro, seja de assinante ou usuário com endereço de e-mail utilizado anteriormente, o sistema retorna a seguinte mensagem:

“Já existe um usuário/assinante cadastrado com este e-mail.”

Mas afinal, o que fazer?

Primeiro ponto, está tentando cadastrar um novo usuário ou uma nova empresa? Se estiver cadastrando uma nova empresa, provavelmente já utilizou este e-mail em algum outro momento para cadastro no ERP Maxiprod, portanto, veja se não é o caso de utilizar outro endereço de e-mail. Havendo impossibilidade de utilizar outro endereço de e-mail, entre em contato com o suporte da Maxiprod.

Agora, caso esteja tentando cadastrar um novo usuário, o primeiro passo é verificar se não há algum outro usuário cadastrado com este e-mail. Inclusive, pode ser que haja, e mesmo assim você não o encontre de imediato, por estar em estado “Inativo”. Inclusive, recomendamos não utilizar o mesmo cadastro de um usuário inativo para outra pessoa, pois isso afeta a autenticidade das alterações realizadas no sistema, podendo comprometer o rastro de quem criou ou alterou os registros.

Por exemplo:

— O e-mail financeiro@minhaempresa.com.br foi utilizado em fevereiro de 2022 para cadastrar o colaborador João;

— O João foi desligado da empresa em janeiro de 2023, com isso o seu usuário foi alterado para “Inativo”;

— Uma nova colaboradora chamada Maria foi contratada em Abril de 2023;

— Caso o usuário do João seja reaproveitado para a Maria, as ações do João sistema vão passar para o nome da Maria, pois cada usuário tem um ID no banco de dados e, por mais que altere o nome e/ou apelido, o ID do cadastro permanece o mesmo;

— Logo, o ideal é obsoletar de vez o cadastro do João colocando o “.old” ou “.obsoleto” ou qualquer outro termo/caractere que diferencie o formato do e-mail, para que com isso possa ser cadastrado um novo usuário para a Maria, criando assim um novo ID no banco de dados do sistema.

1) Acesse “Configurações (engrenagem ícone) > Usuários”.

2) Na grade de usuários, habilite o filtro “E-mail”, que por padrão é inicializado oculto.

3) Para abrir a tela que permite habilitar/desabilitar filtros, clique no ícone do “Funil”, posicionado logo após o texto “Filtros (clique para configurar:)”.

4) No filtro “E-mail”, preencha o endereço de e-mail a ser filtrado e no filtro “Cadastro” marque também a opção “Inativos”.

5) Se o endereço de e-mail pesquisado estiver “Inativo”, será exibido com formatação “Tachado”.

6) Em geral o endereço de e-mail estará vinculado a um cadastro inativo, ou seja, outro usuário que não utiliza mais o sistema tinha este mesmo endereço de e-mail.

Isso acontece com maior frequência, quando determinado colaborador é desligado da empresa e o seu cadastro inativado. Porém, é contratado um novo colaborador para substituí-lo nas mesmas tarefas, inclusive utilizando o mesmo endereço de e-mail. Se for esta a situação, pode-se fazer o seguinte:

6.1) Editar o cadastro do usuário inativo e inserir “.old” ou “.obsoleto” antes do @ do endereço de e-mail.

Exemplo: – Usuário A – Inativo, e-mail: financeiro@minhaempresa.com.br.

6.2) Neste caso apenas edite o e-mail no cadastro do usuário inativo para “financeiro.old@minhaempresa.com.br” ou “financeiro.obsoleto@minhaempresa.com.br”.

6.3) Feita a alteração acima, este endereço de e-mail é liberado para um novo cadastro.

7) Se o endereço de e-mail identificado pelo sistema como já cadastrado não foi encontrado entre os usuários ativos e inativos, normalmente a empresa já teve ou ainda tem outra base no ERP Maxiprod, inclusive de testes realizados no passado, sendo que este e-mail está vinculado ao cadastro do assinante ou de algum usuário existente nesta outra base. Se for este o caso:

7.1) Faça logoff do sistema e retorne para a tela de login.

7.2) Na tela de login, utilize a opção de recuperar a senha.

7.3) Digite o endereço de e-mail na janela que será aberta e clique no botão verde “Recuperar minha senha”, um e-mail será enviado para o endereço informado com as instruções para recuperação da senha.

7.4) Após recuperar a senha, acesse o sistema com o endereço de e-mail e nova senha. Porém, se o usuário pertence a um assinante cancelado que, portanto, não terá permissão para editar o cadastro do seu usuário, entre em contato com o suporte da Maxiprod para ser analisada a situação e se for o caso, o endereço de e-mail ser alterado internamente e assim liberado para novo uso.

7.5) Ao logar nesta outra base, se tiver permissão para realizar alterações e quiser alterar o endereço de e-mail utilizado no cadastro, acesse “Configurações (engrenagem ícone) > Editar meu usuário” e altere o e-mail do cadastro.

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