Ajuda

Implantação do ERP MAXIPROD

Faça a implantação do ERP MAXIPROD e use o sistema gratuitamente durante 15 dias, com suporte. Depois de testar, avalie se é a melhor opção para sua empresa.

Se gostar, efetive a assinatura e comece a pagar mensalmente um valor razoável e conhecido. Continue usando normalmente, mantendo o que já tiver cadastrado.

Se concluir que não é a melhor solução, simplesmente pare de usar. Seja como for, continuamos à disposição!

Por onde começar?

Na página inicial do site, clique no botão laranja “Teste gratuitamente”, no canto superior direito da tela. Isto não implica nenhum risco ou compromisso.

Preencha os campos necessários e clique em “Iniciar agora”.

Pronto, o ERP MAXIPROD já está no ar, comece a usá-lo. Agora, siga os passos abaixo e, em pouco tempo, as principais operações estarão implantadas em sua empresa.

O exemplo a seguir mostra o cadastramento de uma caneta, seu fornecedor, sua compra, seu cliente, sua venda, e a seguir sua estrutura de produto e sua produção.

FUNÇÃOAÇÃO
1Cadastre-se clicando o botão verde “Teste Gratuitamente”.
ESTOQUE2Cadastrar um item comprado e revendido. Veja como.
3Fazer movimentações de entrada e saída do estoque, observando a quantidade no estoque e as movimentações. Veja como.
VENDAS4Cadastrar um cliente. Veja como.
5Criar e emitir uma NF-e de venda, observando a quantidade, o valor e as condições de pagamento. Verifique as contas a receber. Veja como.
(normalmente, é montado antes um pedido de venda, apresentado no item 5, mas isso não é necessário.)
6Criar um pedido de venda para um cliente e criar a NF de venda a partir desse pedido. Veja como.
COMPRAS7Cadastrar um fornecedor. Veja como.
8Criar e emitir uma NF de recebimento do fornecedor, verificando que o material entrou no estoque, seu valor, condições de pagamento e contas a pagar. Veja como.
9Criar um pedido de compra, e cadastrar a NF recebida a partir deste pedido. Veja como.
FINANCEIRO10Receber contas a receber, pagar contas a pagar, observando o extrato. Veja como.
PRODUÇÃO11Cadastrar os itens “componentes” do produto, e criar sua estrutura. Veja como.
Exemplo:

  • Caneta: corpo, tampa e carga.
12Criar uma ordem de produção, baixar os insumos do estoque, produzir, concluir a OP e colocar o produto no estoque. Veja como.
  • Comece cadastrando os itens, dos insumos aos produtos.
  • A seguir, se indústria, cadastre os roteiros e as estruturas de produto, também chamados de “ficha técnica”, ou “receita”, que associam os produtos aos insumos.
  • Ajuste o estoque inicial por meio de um inventário de estoque, que, a seguir, será automaticamente mantido através dos recebimentos de insumos, e das saídas para a produção e as vendas.
  • Cadastre seus clientes, e registre os respectivos pedidos.
  • Com os pedidos dos clientes, e o estoque, calcule manual ou automaticamente, através do MRP, as necessidades de compra e ordens de produção.
  • Faça as compras: cada recebimento aumentará o estoque, e gerará contas a pagar.
  • Execute as ordens de produção, baixando os insumos do estoque, e estocando os produtos resultantes da OP.
  • Imprima etiquetas com código de barras.
  • Atenda os pedidos de venda para os clientes, emitindo a NF eletrônica, e registrando as contas a receber.

Principais atividades realizadas com/por um ERP 

    1. Cadastrar a própria empresa: após acessar o sistema, cadastre sua empresa, preenchendo os campos obrigatórios em “Roda dentada > Editar minha empresa”.
    2. Cadastrar itens (ou produtos): os itens correspondem aos produtos acabados, matérias-primas e serviços, e há duas formas de cadastrá-los: por digitação e por importação de planilhas.
    3. Cadastrar clientes: veja como cadastrar clientes no ERP MAXIPROD.
    4. Emitir propostas de venda: a proposta já contém a maioria dos dados do pedido de venda e da nota fiscal, incluindo a parametrização fiscal e financeira.
    5. Emitir pedidos de venda: há quatro formas de gerar um pedido de venda: a partir da proposta, por importação de planilha Excel, por e-commerce ou por digitação.
    6. Emitir notas fiscais: a emissão de notas fiscais (NF-e, NFS-e e NFC-e) movimenta o estoque, gera as contas a receber, faz os lançamentos contábeis e calcula os impostos. 
    7. Contas a receber: são criadas automaticamente na emissão das notas fiscais. Com base na condição de pagamento, são calculados o valor e vencimento de cada parcela. Veja mais detalhes sobre como criar novas contas a receber, pagar títulos, desfazer pagamentos de títulos, renegociar títulos, entre outras ações.
    8. Cadastrar fornecedores: veja como cadastrar nome, apelido, razão social, CPF, endereço, contatos, condição de pagamento e demais propriedades.
    9. Criar solicitações de compra: definem as necessidades de compras para revenda, ou como insumos da produção, antes da seleção dos fornecedores; 
    10. Criar pedidos de cotação: são solicitados para os fornecedores, antes de gerar os pedidos de compra. Podem ser gerados manualmente, ou a partir das solicitações de compra. 
    11. Emitir pedido de compra: após a definição dos produtos e quantidades a comprar, e da seleção do fornecedor, é emitido o pedido de compra. 
    12. Receber nota fiscal: o recebimento da NF gera automaticamente a movimentação de estoque, os títulos a pagar e os lançamentos contábeis e fiscais. 
    13. Contas a pagar: são criadas automaticamente pelo recebimento das notas fiscais. Veja como criar novas contas a pagar, pagar títulos, desfazer pagamentos de títulos, renegociar títulos, entre outras ações.
    14. Registrar inventário: o inventário torna o estoque registrado no sistema igual ao estoque físico.
    15. Parametrização fiscal e contábil: como personalizar as regras fiscais de sua empresa e cadastrar o plano de contas.
    16. Consultar fluxo de caixa: acompanhe a evolução do fluxo de caixa.
    17. Consultar balancete contábil: o balancete agiliza a análise das movimentações e saldos das contas contábeis. 
    18. Cadastrar roteiro de produção: a fabricação de um item resulta de uma sequência de operações realizadas sobre os insumos, sendo cada insumo recebido em uma dessas operações. Esta sequência de operações é o roteiro de produção.
    19. Cadastrar estrutura de produto: o sistema cadastra a estrutura de produto para calcular o custo, as necessidades de compra e produção e as baixas de insumos para as ordens de produção. Dependendo do segmento industrial, o roteiro e estrutura de produto também são conhecidos como “ficha técnica”, “receita”, “fórmula” ou “composição”.
    20. Criar ordem de produção (OP): a OP é o principal mecanismo de gestão industrial, com controle dos insumos, o apontamento da mão-de-obra e a rastreabilidade. 
    21. MRP (Material Requirement Planning): calcula as solicitações de compra (SCs) e ordens de produção (OPs) necessárias para atender os pedidos de venda. 

Entre em contato com o suporte MAXIPROD

Nosso suporte está à disposição para ajudar e solucionar dúvidas. Entre em contato por: