No ERP MAXIPROD é possível fazer a locação de equipamentos e similares, desde a criação da proposta, passando pelo pedido de venda, a emissão da NF de remessa e a personalização de um modelo para impressão da fatura e/ou contrato.
1) A locação de equipamentos e/ou similares é quantificada em “Qt x horas” ou “Qt x dias”. Portanto, no cadastro do item (Menu “Itens >” opção “Itens”), cadastre o item referente a locação e preencha a propriedade “Cálculo da quantidade da proposta, pedido, NF” com uma destas opções (“Qt x horas” ou “Qt x dias”).
2) Em seguida, acesse “Vendas > Propostas de venda” ou “Vendas > Pedidos de venda” e crie a proposta ou pedido de venda referente a locação.
3) No documento de venda, será possível informar a “Quantidade” do item referente a locação, e a “Quantidade de horas ou dias”. A quantidade principal será multiplicada pelas horas ou dias e resultará na “Quantidade total”.
4) Na proposta de venda, se informado o tipo “Data” para o campo “Entrega”, é exibido um segundo campo para informar a “Data de devolução”, e a frente é informada a quantidade de dias.
5) No início da locação, pode ser feita uma nota fiscal de remessa para locação, e o equipamento, de nossa propriedade, passa para “Em poder de terceiros”. Geralmente, na locação de equipamentos e/ou similares, as operações fiscais utilizadas possuem as CFOPs 5.949 e 6.949.
a) Para configurar as operações fiscais a serem utilizadas na NF-e de remessa em locação, acesse “Fiscal > Cadastros > Operações fiscais” e procure pela operação fiscal desejada. Inclusive, o usuário pode optar por duplicar as operações fiscais já existentes 5.949 e/ou 6.949 e, no registro resultante da duplicação, informar a descrição “Remessa em locação”.
b) A ideia da duplicação é para não perder a operação fiscal padrão, que pode ser utilizada em outras operações de saída. Para duplicar uma operação fiscal, selecione a operação desejada (selecionar aqui se refere a dar um clique sobre a linha da operação fiscal, de forma que fique alaranjada) e ir em “Duplicar o registro selecionado”.
c) O usuário pode optar por informar uma descrição específica para esta operação. Por exemplo, “Remessa em locação”.
d) Ainda na configuração da operação fiscal a ser utilizada para remessa em locação, configure a inicialização da nota, do(s) item(ns) da nota e dos impostos. Para isso navegue entre as seções existentes no cadastro da operação fiscal.
e) Na seção “Inicialização da nota” a inicialização dos seguintes campos pode ser configurada. Como, por exemplo, a série, a forma de pagamento, o meio de pagamento da NF-e, a condição de frete, o documento fiscal, as informações adicionais de interesse do fisco e/ou do contribuinte, dentre outros.
f) Na seção “Inicialização do item da nota” a inicialização dos seguintes campos pode ser configurada. Como, por exemplo, a opção “Com pagamento”, a opção “Movimentar estoque”, dados fiscais, exceções para a operação fiscal, informações adicionais, e em quais documentos de venda esta operação fiscal pode ser utilizada. Portanto, para utilizar a operação fiscal em pedidos ou propostas, altere o valor do campo “Uso” da aba “Outros campos”.
g) Na seção “Inicialização dos impostos”, lembre-se que, geralmente, não há incidência de impostos sobre locação de bens móveis. Porém, recomendamos sempre verificar com a contabilidade a respeito deste assunto. Logo, conforme orientação da contabilidade, configure o CST dos impostos para esta operação.
6) Nas movimentações de estoque, por padrão, neste tipo de operação a origem da movimentação é “Estoque”, que se refere ao estoque próprio da empresa, e o destino “Estoque > Em poder de 3º”, sendo que o usuário poderá informar se o poder será “Do destinatário da NF-e” ou do “Destinatário da remessa”. Para configurar estes pontos, expanda a aba “Contas” da seção “Movimentar estoque”.
a) A opção “Destinatário da remessa” deve ser utilizada quando o destino do item não é para o estoque do destinatário da NF-e, e sim para outro adquirente. Serve para os casos em que há triangulação, onde a empresa contratante da locação não é a destinatária do item, mas, está contratando para terceiros. Quando utilizada esta opção, na NF-e é exibido o campo “Destinatário da remessa” que deve ser preenchido com o cadastro do terceiro.
7) Mesmo a NF-e sendo apenas de remessa, o usuário pode optar por gerar contas a receber no ERP MAXIPROD a partir da sua emissão. No entanto, provavelmente o campo “Meio de pagamento da NF-e” deverá ser preenchido com a opção “Sem pagamento”, por se tratar de NF-e de remessa. O usuário pode inclusive deixar isso parametrizado na operação fiscal, conforme especificado no ponto 5.
a) O campo “Meio de pagamento da NF-e” é o campo existente logo após o campo “Forma de pagamento” em propostas, pedidos e notas fiscais. Este campo é de preenchimento obrigatório para emissão da nota, por ser utilizado para gerar a informação no arquivo XML a ser transmitida para a SEFAZ sobre como será feito o pagamento na nota fiscal. Para notas fiscais que envolvem operação de remessa/devolução, é obrigatório preencher com a opção “Sem pagamento”, mesmo que dentro do ERP MAXIPROD seja gerado um título.
b) Para os títulos serem gerados, é necessário marcar a opção “Com pagamento” no(s) item(ns) da nota, e em seguida, informar uma forma de pagamento “A vista” ou “A prazo”. Se informada a opção “A prazo” será necessário informar também uma condição de pagamento válida no campo “Condição de pagamento”. A opção “Com pagamento” pode ser inicializada marcada, caso seja configurada desta forma na operação fiscal.
c) Logo, a nota poderá ter o campo “Meio de pagamento da NF-e” preenchido com a opção “Sem pagamento”, mas gerar títulos no financeiro.
8) Com os títulos a receber gerados no financeiro, o usuário pode optar por gerar boletos bancários, PIX (QR Code ou PIX Copia e Cola) ou Cielo (Super link). Basta informar a forma de cobrança que contenha este meio de pagamento na nota fiscal, ou diretamente nos títulos da nota fiscal. Na NF-e, este campo está disposto após o campo “Meio de pagamento da NF-e”. Este campo tem o preenchimento não obrigatório, e é de uso interno do ERP MAXIPROD, utilizado para selecionar uma forma de cobrança previamente cadastrada no menu “Financeiro > Cadastros > Formas de cobrança”. A forma de cobrança selecionada inicializará a forma de cobrança dos títulos gerados pela nota fiscal.
9) Se o usuário optar por gerar uma fatura e/ou contrato desta operação de locação, poderá utilizar a ferramenta de relatórios personalizados e, com isso, configurar um modelo a ser utilizado para impressão do documento a partir dos dados do pedido de venda ou nota fiscal. A partir dos modelos-padrão, pode-se personalizar impressão de propostas, pedidos de venda, notas fiscais, etiquetas, recibos e outros documentos em Word ou Excel.
- Os relatórios são agrupados por finalidade, por exemplo: proposta, pedido de venda, nota fiscal, contas a receber, entre outras.
- Para cada finalidade, podem existir vários modelos de relatórios, em formato .xlsx (Excel) ou .doc/.docx (Word). Os modelos-padrão são fornecidos pelo ERP MAXIPROD e não podem ser alterados pelos assinantes. Mas cada assinante pode criar os seus próprios relatórios personalizados, a partir de um modelo padrão.
- No menu de relatórios de cada tela são listados os modelos das finalidades associadas (por código) a essa tela. Portanto, se uma finalidade está associada a uma tela, e for criado um novo modelo de relatório desta finalidade, esse relatório aparecerá no menu de relatórios da tela.
- Cada finalidade tem um conjunto de tags, que são identificadores de campos. As tags são inseridas pelos usuários nos modelos de relatórios personalizados. Quando é gerado um relatório desse modelo, as tags são substituídas pelos seus respectivos textos (strings, números, códigos de barras, imagens). Para saber mais, clique aqui.
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