Centros de custos

Centros de custos

Os centros de custos constituem uma forma de classificar custos e despesas, como um complemento das contas contábeis.

Propriedades dos centros de custos

  • código
  • descrição
  • ativo/inativo: podem ser feitos lançamentos contábeis apenas em centros ativos
  • grupo, ou natureza do centro de custos: centros  “raiz”, sem centro  mãe
  • tipo analítico/sintético: podem ser feitos lançamentos contábeis apenas em centros de custos analíticos. Os centros sintéticos apenas acumulam os valores dos analíticos, facilitando a interpretação. Um centro de custos sintético pode ser o centro pai de vários centros de custos analíticos, e de vários centros sintéticos, criando-se uma hierarquia de centros de custos, denominada “plano de centros de custos”.
  • dentro de: centro de custos pai
  • classificação: um centro pode ser identificado, dentro do plano de centros de custos, por uma sequência de sufixos separados por pontos. Cada nível acrescenta um novo sufixo, e o valor do sufixo corresponde à sua posição entre os centros filhos de um mesmo centro mãe.
  • tipo: os centros podem ser:
    • checkbox “rateado para custos de produção” não marcado: os custos deste centro não são transferidos para os produtos:
    • diretos: os custos são transferidos diretamente para os produtos
    • indiretos: os custos são transferidos para centros de custos diretos, de onde são transferidos para os produtos.
  • favorito:
  • conta referencial:
  • vínculos com contas contábeis:

Esta página mostra:

Como criar novos centros de custos?

Vá ao menu Contabilidade > Cadastros > Centros de custos.

centro-de-custos

Na tela de Centros de custos, clique em botao_novo. Preencha os campos Código e Descrição  e indique o centro de custos-pai (dentro de).  Clique em botao_salvar.

centro-de-custos-1

Como indicar que uma conta contábil pode ser associada com centros de custos?

Acessar o menu “Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis”:

Editar as contas contábeis que permitirão o uso de centros de custos e selecionar a opção “Opcional” no campo “Centro de custos”:

Como informar o centro de custos no lançamento de uma despesa?

No lançamentos de despesas, após preencher a conta de destino, clicar em “Informar centro de custos/pedido” e preencher o campo centro de custos:

Como informar o centro de custos em um  lançamento contábil?

Nos lançamentos contábeis há campos de centro de custos.

Como informar o centro de custos de um item de NF recebida ou de entrada?

Na tela de inserção/edição de item de nota fiscal recebida também é informado o centro de custos:

Como visualizar contas a pagar/receber rateadas por centro de custos?

Caso tenham sido indicados centros de custos para os itens de NF recebida ou de entrada, pode-se ver o rateio das contas através do menu Financeiro > Contas a receber detalhadas por receita / por despesa.

Na coluna “Centro de custos” da tela de “contas a receber detalhadas por receita” são exibidos os centros de custos associados a cada item da NF. Na imagem abaixo, foi emitida uma nota com dois itens, cada um associado a um centro de custos diferente.

OBS.: Na tela de contas a receber/contas a pagar, a coluna “Centro de custos” aparecerá vazio, pois não há centros de custos diretamente associado ao título da nota, apenas aos seus itens.

Essa coluna poderá ser preenchida apenas se o título for criado manualmente.