Uma ordem de produção agregada é uma ordem de produção que fabrica vários produtos semelhantes ao mesmo tempo. A OP agregada não deve ser confundida com a ordem de produção multinível: produção incluída na OP do item-pai, que, além de um produto, produz também os insumos da sua estrutura. A OP agregada costuma ser usada em algumas situações típicas:
- nas indústrias de confecções e de calçados, nas quais vários itens de uma mesma “referência”, mas diferentes tamanhos e cores, devem ser produzidos por uma mesma OP;
- na pintura, ou outras operações sobre diferentes itens, que não justificam o controle por OPs individuais.
Quando produtos semelhantes são produzidos por uma mesma OP agregada, simplifica-se:
- o apontamento de materiais, pois os insumos comuns aos diferentes produtos são baixados de forma agregada.
- o apontamento da produção/mão de obra, ao serem apontadas apenas as operações da OP agregada.
- é criado um registro único de estoque em elaboração, para o qual são baixados todos os insumos (soma dos insumos das diferentes OPs da OP agregada).
Está página mostra:
- Exemplo
- Como definir a procedência “Fabricado agregado” para o item genérico?
- Como criar a OP agregada?
- Como agregar OPs?
- Como adicionar OPs à OP agregada?
- Como desagregar OPs?
- Como baixar os insumos?
- Como concluir as OPs que foram agregadas?
Exemplo
Uma fábrica de guardanapos executa uma ordem de produção (OP) por dia, atendendo todas as necessidades. Esta OP é sempre para o item de procedência “Fabricado agregado”, no caso o item “Guardanapo”, que não tem existência física, não podendo ser comprado, estocado ou vendido.
- o item “Guardanapo” tem o roteiro:
10 Corte 20 Bordado
- em determinado dia, devem ser produzidos:
100 Guardanapo Azul 60 Guardanapo Amarelo A 40 Guardanapo Amarelo B
- correspondendo a 3 OPs, que tem as respectivas operações e insumos:
Guardanapo Azul 10 Corte 0,2 m Tecido Azul 20 Bordado 0,1 m Fio F1 0,15 m Fio F2
Guardanapo Amarelo A 10 Corte 0,2 m Tecido Amarelo 20 Bordado 0,1 m Fio F1 0,25 m Fio F4 Guardanapo Amarelo B 10 Corte 0,3 m Tecido Amarelo 20 Bordado 0,1 m Fio F1 0,25 m Fio F2
- Neste dia é criada a OP 1203, agregando as quantidades (100 Guardanapo Azul, 60 Guardanapo Amarelo A, 40 Guardanapo Amarelo B) e o sistema calculará os insumos agregados:
Insumos da OP 1203 10 Tecido Azul 20 m (100 x 0,2) 10 Tecido Amarelo 24 m (60 x 0,2 + 40 x 0,3) 20 Fio1 20 m (100 x 0,1 + 60 x 0,1 + 40 x 0,1) 20 Fio2 25 m (100 x 0,15 + 40 x 0,25) 20 Fio4 15 m (60 x 0,25)
Estas quantidades são baixadas do estoque para o chão de fábrica, onde o controle individual da execução de cada OP (de cada modelo de guardanapo) é manual. Se os itens fabricados forem semelhantes, como costuma acontecer nestes casos, indica-se a utilização de itens-conjunto, ou itens fabricados sem operações, para a representação das estruturas de produto individuais.
Como definir a procedência “Fabricado agregado” para o item genérico?
1) Acesse o menu superior “Itens” > opção “Itens”.
2) Localize o cadastro do item e clique no ícone do lápis para editar ou utilize o botão verde “Novo” para cadastrar um novo item.
3) Na edição do item, preencha o campo “Procedência” com a opção “Fabricado agregado”. Preencha os demais campos necessários e clique em “Salvar” ou “Salvar e fechar”.
Como criar a OP agregada?
1) Acesse o menu superior “Produção” > opção “Ordens de produção”.
2) Clique no botão verde “Novo” e, na janela de criação da OP, informe o item de procedência “Fabricado agregado”. Assim que é informado um item de procedência “Fabricado agregado”, a OP deixa de exibir o campo “Quantidade”, visto que esta OP agregará outras OPs. Portanto, preencha o campo “Necessidade” e clique em “Salvar”.
3) Ao ser criada, a OP agregada não exibe lista de insumos imediatamente. A lista de insumos será inicializada a partir do momento que as OPzinhas forem sendo agregadas.
Como agregar OPs?
1) Após criar a OP agregada, acesse a grade de OPs (“Produção > Ordens de produção”) e selecione as OPzinhas que serão agregadas.
2) Com as OPs selecionadas, acesse o submenu “Ações” > opção “Agregar OPs”.
3) Será aberta uma janela para seleção da “Ordem de produção agregada”. Digite o número da OP ou clique no ícone da lupa para buscar pela OP agregada. Clique no botão cinza “Confirmar” para efetivar o processo.
4) Se tudo estiver correto, as OPs selecionadas são agregadas a OP do item “Fabricado agregado”. Lembre-se que apenas OPs ainda não iniciadas podem ser agregadas, e precisam estar no estado “A produzir”.
Como adicionar OPs à OP agregada?
1) Na tela de edição da OP agregada, utilize o menu “Ações > Agregar OPs”.
2) Selecione as OPzinhas que devem ser agregadas e clique no botão “Ok” no canto inferior direito da janela.
Como desagregar OPs?
1) Na grade de OPs (“Produção > Ordens de produção”), selecione as OPzinhas e acesse o submenu “Ações > Desagregar OPs selecionadas”.
Como baixar os insumos?
1) Os insumos são baixados na OP agregada, portanto, acesse a janela de edição da OP agregada e efetue as baixas conforme forem ocorrendo.
2) Se o usuário tentar realizar a baixa dos insumos nas OPzinhas, o sistema retorna a seguinte mensagem: “Esta OP está agregada. Seus insumos só podem ser baixados na OP principal.”.
Como concluir as OPs que foram agregadas?
1) A conclusão deve ser feita nas OPzinhas, portanto, uma a uma. Utilize o botão cinza “Concluir” no canto superior direito da janela de edição da OP.
2) Verifique a quantidade a ser concluída, a conta de estoque de destino da movimentação, endereço de estoque, etc., e clique no botão verde “Concluir” para efetivar a operação.
Veja também: