Existem duas formas de lançar compras com cartão de crédito. Pode-se optar por criar uma despesa simples, sem controlar os produtos comprados, ou simular o lançamento de uma nota fiscal de recebimento, detalhando os produtos comprados com o cartão.
Está página mostra:
- a) lançar compra de cartão de crédito detalhando os produtos comprados
- b) lançar compra de cartão de crédito sem detalhamento dos produtos comprados (lançamento simples)
a) Lançar compra de cartão de crédito detalhando os produtos comprados
1) O primeiro passo é criar uma conta contábil no passivo, que será a origem do crédito, ou seja, um “empréstimo” do banco. Nessa conta, é lançada uma despesa que em uma data futura será paga com uma conta bancária.
a) Para criar uma nova conta contábil, vá ao menu “Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis”.
b) Na tela de contas contábeis, procure uma conta contábil semelhante à que desejas criar, por exemplo, “36 – Fornecedores”. Selecione a conta, deixando sua linha amarelada, e clique no botão verde “Novo”.
c) É aberta uma janela para “Inserir conta contábil”. Preencha a descrição, informe a finalidade dessa conta como “Título a pagar (Passivo)”. Clique no botão verde “Salvar” para guardar as alterações.
2) Assim que a conta contábil for criada, deve ser configurada uma operação fiscal de “compra com cartão de crédito”.
a) Para isso, acesse “Fiscal > Cadastros > Operações fiscais”.
b) Na grade de operações fiscais, selecione uma operação fiscal de entrada, por exemplo, a operação fiscal “1949” ou “2949”, deixando a linha amarela. Em seguida, clique na opção “Duplicar o registro selecionado”.
c) É aberta uma janela para criação de uma nova operação fiscal, que pode ser preenchida conforme abaixo. O campo “Código” é de livre preenchimento, portanto, informe um código que facilite a posterior identificação da operação fiscal.
d) Expanda a seção“Inicialização do item da nota” , em seguida, expanda também a aba “Pagamento” e marque a opção “Com pagamento”.
e) Dentro da aba “Pagamento”, após marcar a opção “Com pagamento”, expanda a aba “Conta” e informe a conta de débito para os lançamentos contábeis referente ao financeiro no campo “Finalidade”. Informe também a conta de crédito no campo “Crédito”.
f) No campo “Finalidade” altere para “Despesa” e escolha uma conta de débito padrão para os itens comprados com o cartão de crédito. Em uma mesma nota, pode haver itens com diferentes finalidades, portanto despesas com diferentes contas contábeis, porém, a configuração da operação fiscal serve para inicialização automática.
g) A conta de crédito deve ser a conta criada anteriormente no ponto 1.
h) Se os itens comprados com o cartão de crédito não movimentam o estoque, deixe a opção “Movimentar estoque” desmarcada na aba “Movimentar estoque” da seção “Inicialização do item da nota”. Se deve movimentar estoque, deixe a opção “Marcada” e informe as contas “Origem” e “Destino” da movimentação.
i) Como a nota a ser criada será simbólica, se sua empresa gera a EFD ICMS/IPI (Sped fiscal) através do ERP MAXIPROD e esta nota fiscal simbólica não deve ser apurada na escrituração, preencha o campo “EFD ICMS IPI” com a opção “Não apurar” na seção “Inicialização da nota” da operação fiscal. Preencha também o campo “Documento fiscal” com a opção “01 – Nota fiscal” para não ser exigida chave de acesso na nota simbólica.
j) Assim que as edições na operação fiscal forem concluídas, clique no botão verde “Salvar” para guardar as configurações realizadas.
3) Para criar uma nota fiscal de compra no cartão de crédito, acesse o menu “Compras” > opção “Notas fiscais recebidas”. Na tela de “Notas fiscais recebidas”, clique no botão verde “Novo” para criar a nova nota fiscal.
a) O campo “Remetente” na nota fiscal deve ser preenchido com o banco que oferece o crédito da compra. Se o banco não estiver cadastrado, veja como cadastrar um fornecedor.
b) Informe a operação fiscal cadastrada anteriormente e preencha os campos “Série” e “Nº” da nota com numeração fictícia. Informe também uma data de emissão igual ou anterior a data atual.
c) Clique no botão verde “Novo” da seção “Produtos/serviços”, para inserir os itens comprados no cartão de crédito.
d) Se os itens comprados não estão cadastrados, veja como cadastrar novos itens. Na edição do item, seção “Pagamento” pode-se alterar a conta contábil da finalidade da compra.
e) Na edição da nota fiscal, seção“Cobrança”, informe a “Forma de pagamento” (se “à vista” ou “a prazo”), informe o “Meio de pagamento da NF-e”, a “Forma de cobrança”, e a “Condição de pagamento”, para que as duplicatas referente as despesas com folha de pagamento sejam geradas corretamente. Para saber mais, clique aqui.
f) No rodapé da tela de edição da nota fiscal, clique no botão verde “Receber” para efetivar a entrada da nota fiscal.
g) Ao receber a nota fiscal, são geradas as contas a pagar, conforme as definições preenchidas anteriormente na seção “Cobrança” da nota fiscal.
b) lançar compra de cartão de crédito sem detalhamento dos produtos comprados (lançamento simples)
1) O primeiro passo é criar uma conta contábil no passivo, que será a origem do crédito, ou seja, um “empréstimo” do banco. Nessa conta, é lançada uma despesa que em uma data futura será paga com uma conta bancária.
a) Para criar uma nova conta contábil, vá ao menu “Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis”.
b) Na tela de contas contábeis, procure uma conta contábil semelhante à que desejas criar, por exemplo, “36 – Fornecedores”. Selecione a conta, deixando sua linha amarelada, e clique no botão verde “Novo”.
c) É aberta uma janela para “Inserir conta contábil”. Preencha a descrição, informe a finalidade dessa conta como “Título a pagar (Passivo)”. Clique no botão verde “Salvar” para guardar as alterações.
2) Para criar uma nova despesa, vá ao menu “Financeiro > Contas a pagar”.
a) Na tela de “Contas a pagar”, vá ao menu “Ações > Nova despesa com lançamento”. Para saber qual é a diferença entre nova despesa e nova despesa com lançamento, clique aqui.
b) Preencha o campo “Fornecedor” com o banco que oferece o crédito da compra. Para cadastrar o banco, veja como cadastrar um fornecedor.
c) Informe o valor da parcela de compra no campo “Valor original”. No campo “Conta”, informe a conta cadastrada anteriormente no ponto 1. No campo “Conta de destino”, informe a conta contábil que se refere à despesa sendo lançada.
d) Informe a data de vencimento do cartão. Caso haja mais parcelas a pagar, utilize a opção “Repetir”, informe a periodicidade do lançamento da conta, e o número de repetições do lançamento.
e) Preencha os demais campos que forem necessários e clique no botão verde “Salvar” para efetivar a criação da(s) nova(s) despesa(s). Para saber mais sobre contas a pagar, clique aqui.
3) Para criar títulos idênticos, o usuário pode optar por selecionar a linha do título já existente dando um clique sobre a sua linha, de maneira que fique destacado na cor laranja, em seguida, acesse“Ações > Duplicar o registro selecionado”.
Se precisar de mais informações, fale com o suporte.
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