Ajuda

Nova versão das ordens de produção

A Ordem de produção (OP), é a principal entidade industrial de um sistema de gestão. Cada produção gera uma ou mais unidades de um mesmo item, a partir de um conjunto de insumos, que podem ser comprados ou fabricados por outras OPs.

Importante: esta funcionalidade está disponível somente na nova versão do ERP MAXIPROD. Se ainda não fez a migração de ordens de produção para a nova versão, entre em contato com o suporte.

Esta página inclui:

Exemplo de produção de 5 mesas

Em uma indústria de mesas há ordens de produção que transformam madeira, verniz, cola e parafusos no produto final “Mesa”. A transformação dos insumos comprados em um produto final não é necessariamente realizada por uma única OP. Pode haver, neste caminho, OPs que convertem insumos comprados em produtos intermediários, e outras que convertem os produtos intermediários em produtos finais.

Por exemplo, para fabricar uma mesa, é necessário:

1) Comprar madeira e pregos.

2) Produzir o tampo da mesa a partir de 5 kg de madeira: para isto é necessária uma OP de um tampo de mesa.

3) Produzir 4 pés de mesa a partir de 4 x 0,5 kg de madeira: para isto é necessária uma OP de 4 pés de mesa.

4) montar a mesa, usando um tampo, 4 pés e 20 pregos: para isto é necessária uma OP de uma mesa.

A imagem exibida abaixo mostra a produção de 5 mesas através de 4 OPs, sendo uma de tampos, uma de pés e duas de mesas:

fluxograma ordem de produção

Observe que:

1) A OP1, de 5 tampos, recebe como insumos 5 tampos x 6 kg/tampo = 30 kg de madeira. Quando esse insumo é baixado para a OP1 , esta acumula o valor recebido pela movimentação de baixa do estoque para a OP.

2) A OP2 produz 40 pés a partir de 40 kg de madeira, que serão utilizados pelas OP3 e OP4.

3) As OP3 e OP4 produzem respectivamente 2 e 3 mesas, requerendo os insumos tampos, pés e pregos conforme a estrutura de produto.  

Criação da ordem de produção

Uma ordem de produção pode ser criada de 3 formas:

  • Manualmente, indicando o item, quantidade a produzir, e a data desejada de conclusão do item produzido. Isto requer várias consultas ao estoque e cálculo das necessidades;
  • Automaticamente, pelo MRP, um algoritmo incluído nos ERPs de propósitos industriais;
  • Por importação via arquivo Excel.

Manualmente

1) Acesse o menu “Produção > Ordens de produção”.

2) Clique no botão verde “Novo”.

3) A janela de cadastro de ordens de produção será aberta. Preencha os campos necessários, e clique no botão verde “Salvar”.

4) A OP foi criada com sucesso. Veja abaixo a imagem da grade de ordens de produção.

Observação: uma ordem de produção criada manualmente já nasce no estado “A produzir”, com quantidade e datas fixas. Para saber mais sobre o estado das OPs, clique aqui.

Por importação de arquivo Excel

Para importar ordens de produção em massa de um arquivo Excel:

1) Vá ao menu “Produção > Ordens de produção”.

2) A seguir clique no menu “Ações > Importar ordens de produção de arquivo Excel”.

3) Siga as orientações mostradas na janela aberta.

4) Clique no botão “Selecionar arquivo”, para procurar a planilha preenchida na sua máquina, e depois clique em “Importar dados”.

5) Será mostrada a tela abaixo, onde poderá fazer alterações antes de fazer a importação. Essas alterações também podem ser feitas após clicar no botão “Importar dados”. Esta função permite a correção de rejeições diretamente, pelo sistema.

Automaticamente via MRP

O MRP analisa os pedidos, consumos previstos, estoque, etc, e calcula as necessidades de produção, criando ordens de produção em estado “sugerido”.

1) Para rodar o MRP, utilize o menu “Produção > Rodar MRP”.

2) Caso haja necessidade de produção, a ordem de produção é criada pelo MRP no estado “Sugerida” e sem número.

3) Neste estado, a quantidade e data da OP podem ser editados.

4) Para confirmar a OP, clique no botão verde “Confirmar”.

5) A OP passa para o estado “A produzir”, e recebe um número sequencial.

6) Com a confirmação, a quantidade e a data de necessidade se tornam fixas, evitando que o MRP altere esses campos.

Estados das ordens de produção

Os estados das OPs são:

  • Sugerida: estado em que o MRP cria as ordens de produção. OPs neste estado ainda não foram confirmadas, por isso, não podem ser concluídas.
  • Suspensa sugerida: estado onde o usuário deixa a ordem de produção “pausada”, podendo retomar a produção posteriormente. Uma OP só pode ter este estado caso não possua insumos baixados.
  • A produzir: indica que a OP está aberta. É neste estado onde são realizadas as baixas de insumo, apontamentos de operações, etc.
  • Fechada: estado que indica que a produção foi concluída, movimentando estoque ou o financeiro.
  • Cancelada: a produção, por algum motivo, não será mais realizada. A OP está fechada, sem movimentar estoque ou financeiro. Uma OP só pode ser cancelada se não possuir apontamentos de operações.

Ações em ordens de produção

Neste tópico, é explicada cada uma das funções do menu “Ações”.

Gerais

  • Confirmar: coloca as OPs selecionadas no estado “A produzir”. Pode ser realizada somente em OPs nos estados “Sugerida” ou “Suspensa sugerida”.
  • Suspender: coloca as OPs selecionadas no estado “Suspensa sugerida”. Só pode ser realizado em OPs nos estados “Sugerida” ou “A produzir” e que não possuem insumos baixados.
  • Cancelar: coloca as OPs selecionadas no estado “Cancelada”. Só pode ser realizado em OPs no  estado “A produzir”, cuja produção ainda não foi iniciada.
  • Concluir: coloca as OPs selecionadas no estado “Fechada”, fazendo as movimentações de estoque e financeira. Pode ser realizado em somente um registro por vez, e em OPs no estado “A produzir”.
  • Desfazer conclusão: retira do estoque a quantidade concluída da OP no estado “Fechada” ou “A produzir”, deixando-a no estado “A produzir”.
  • Fechar ordem de produção: coloca a OP selecionada no estado “Fechada”, sem concluir (movimentar estoque) o restante do produto a fabricar.  É usado quando somente uma parte da OP foi concluída, e o restante não será mais fabricado.
  • Atualizar roteiro: atualiza o roteiro e a estrutura multinível do item produzido. Pode ser utilizado somente em OPs nos estados “A produzir”, “Sugerida” ou “Suspensa sugerida”, e para uma OP por vez.
  • Excluir: exclui as OPs selecionadas. Pode ser usada somente em OP que não foram iniciadas,  sem movimentações de financeiras.

Observação: é importante evitar a exclusão de registros do sistema, pela perda de informação e por impossibilitar o histórico de alterações, que podem ser úteis para consultas e verificações. Para saber mais sobre este assunto, clique aqui.

Retiradas

  • Retirar apara: realiza a retirada de aparas da ordem de produção selecionada. Para saber mais sobre aparas, clique aqui.
  • Retirar material: realiza a retirada de materiais da ordem de produção selecionada. Permite a retirada de itens que não estão informados na estrutura multinível do produto final.

Reservas

  • Reservar: permite cadastrar uma nova reserva para a OP selecionada.
  • Reservar ordens de produção com projeções de uso destinadas a item de pedido de venda: reserva somente as ordens de produção que estejam destinadas para a necessidade de um pedido de venda.

Apontamentos

  • Apontar duração da sessão: abre a tela que conclui a operação, através de uma parada.

Boletins de inspeção

  • Criar boletim de inspeção com operações: abre a tela de cadastro de boletins de inspeção para operações de ordens de produção.
  • Criar boletim de inspeção do lote gerado pela ordem de produção: abre a tela de cadastro de boletins de inspeção de lotes.

Para saber mais sobre boletins de inspeção, clique aqui.

Importações

  • Importar ordens de produção de arquivo Excel: abre a tela de importação de OPs, de planilha Excel.
  • Importar baixas de insumos de arquivo Excel: abre a tela de importação de baixas de insumos, de planilha Excel.

Roteiro e operações de uma ordem de produção

O roteiro de uma OP é formado por uma sequência de operações. Uma operação de OP pode ser criada diretamente na OP, mas normalmente é copiada do roteiro do item produzido, podendo ser editada.

1) Acesse a tela “Produção > Ordens de produção”.

2) Selecione a ordem de produção cujo roteiro deseja consultar.

3) Utilize o menu “Consultar > Operações: roteiro/gantt”.

4) Na tela “Operações de ordens de produção/manutenção”, são mostradas suas operações.

5) Para inserir uma nova operação no roteiro dessa OP, clique no botão verde “Novo”.

6) Preencha os campos necessários, e clique no botão verde “Salvar”.

7) Para ordenar as operações existentes, clique no ícone de “lápis” da operação desejada.

a) Edite a ordem da operação no campo “Operação”.

b) Edite, se necessário, os campos “Inicio realizado” e “Fim previsto” da operação.

8) Clique no botão “Salvar”.

Baixa de insumos para ordens de produção

A cada ordem de produção não concluída, o ERP MAXIPROD analisa os insumos “A baixar”, comparando o que já foi baixado com o previsto pela estrutura de produto. Ele não permite que o estoque de um insumo fique negativo ao baixá-lo para uma OP.

Tipos de baixa

Dependendo da propriedade “Baixa” do item-filho, há 3 formas de fazer a baixa.

  • Manual: um a um, sobre a grade de insumos da ordem de produção.
  • Por explosão: os insumos são baixados automaticamente a cada conclusão parcial ou total de cada operação da OP, conforme a estrutura de produto do item produzido e a quantidade concluída dessa operação. Podem ser baixados por explosão apenas os estoques associados a conta contábeis que tem a caixa de seleção “Permite baixa por explosão” marcada.
  •  Não exige baixa: por exemplo, no caso de água em uma receita de alimentos, deseja-se que a água conste na receita, mas que não se seja obrigado a registrar a baixa de água.

Ou seja, para um insumo ser baixado por explosão, é necessário atender 2 condições:

  • A propriedade “Baixa” do item ser “Por explosão”.
  • A caixa de seleção “Permite baixa por explosão”, da conta contábil do estoque de origem do material, estar marcada.

Baixa de insumos manual

1) Na tela “Ordens de produção”, abra a edição da ordem desejada, através do ícone “lápis” ou com um duplo clique sobre a linha.

2) Se há uma única opção de lote para baixar, clique no ícone verde “seta para baixo”, para baixar a quantidade mostrada na janela.

3) Se está indicado “Múltiplas origens” na coluna “Lote interno”, então há várias opções.

a) No caso de múltiplas origens, ao clicar na “seta para baixo”, será mostrada a seleção de registros do estoque, para o usuário escolher o registro a ser baixado.

b) Escolha como a baixa será feita, e clique em “Confirmar”, para efetivar a baixa, ou em “Confirmar e forçar conclusão”, para concluir a baixa daquele insumo, mesmo que seja prevista uma quantidade maior. Neste caso, a quantidade remanescente não será baixada.

4) Se não há estoque suficiente do insumo para a baixa, então a janela com a quantidade aparece na cor rosa, como nos exemplos abaixo.

5) Se o usuário deseja baixar uma quantidade inferior ao saldo a baixar, e concluir a baixa daquele insumo, deve clicar no ícone de “checklist” à direita.

Baixa de insumos em massa

1) Na tela “Ordens de produção”, abra a edição da ordem desejada, através do ícone “lápis” ou dando um duplo clique na linha.

2) Selecione os insumos que deseja, marcando as caixas de seleção.

3) Utilize o menu “Insumos > Baixar insumos”.

4) Será exibida a mensagem de confirmação: “Tem certeza de que deseja baixar os insumos selecionados?”

5) Clicando em “Sim”, a ação é realizada, sendo exibida uma janela com os resultados da baixa de insumos selecionados, como no exemplo abaixo.

6) Clicando na mensagem, são mostrados  detalhes sobre a baixa.

Baixa parcial, sem alterar a quantidade total a baixar

1) Clique no ícone de “seta para baixo”, sem alterar a quantidade a baixar. Se não houver estoque suficiente para a baixa, é mostrada a mensagem: “Estoque insuficiente para realizar a movimentação da quantidade informada […]  Deseja abrir a tela de seleção de estoques para a baixa de insumos?”
Nessa tela, você poderá verificar quais estoques estão disponíveis para a baixa. Se não abrir a tela, a ação de baixa de insumo será cancelada.

2) Caso clique em “Sim”, o sistema permitirá escolher a quantidade e estoque  de origem. Haverá duas opções:

a) O botão “Confirmar” faz a baixa, mas podem ser feitas novas baixas do insumo para a OP.

b) O botão “Confirmar e forçar conclusão” indica que esta foi a última baixa do insumo para a OP.

Baixa parcial, alterando a quantidade a baixar

1) Abra a edição da OP, através do ícone “lápis” ou com um duplo clique sobre a linha.

2) Ou então, na tela de edição da OP, edite a quantidade de cada insumo a baixar. No exemplo abaixo, a quantidade parcial disponível para baixa é de 2.450 ml.

3) Clique no ícone de “seta para baixo” na coluna “Qt a baixar”.

4) Será exibida a mensagem: “Você está baixando uma quantidade parcial de […] do item “[…]”. Que deseja fazer?

a) O botão “Baixar” efetiva a baixa, mas podem ser feitas novas baixas deste insumo para a OP.

b) O botão “Baixar e forçar a conclusão do insumo” faz com que esta seja a última baixa do insumo para a OP.

Saiba mais sobre o custeio de ordens de produção, clicando aqui.

Como gerar registro de “insumo consumido” em estoque separado (terceirização) ?

Para facilitar a devolução fiscal de insumos de propriedade de terceiros consumidos na produção para terceiros, são gerados automaticamente registros de estoque do tipo “Consumido”. Os valores de estoque de terceiro consumidos não são agregados ao custo do produto fabricado. 

Conclusão e fechamento de ordens de produção

Ao concluir determinada quantidade da ordem de produção, esta é movimentada para algum local de estoque, seja almoxarifado, refugo, chão de fábrica, etc. Cada quantidade parcial pode ter um destino diferente. 

A conta de destino é inicializada conforme o tipo contábil do item

Conclusão total ou parcial

1) Na tela de edição de uma ordem de produção, clique no botão “Concluir”.

2) Confirme os dados que definem a destinação do produto.

3) Para produzir somente uma parte do produto final, altere o campo “Quantidade”.

a) Ao informar uma quantidade a ser concluída inferior à quantidade total da OP, o campo “Fechar” é automaticamente desmarcado, como mostra a imagem acima. Desta forma, ao fazer uma conclusão parcial, a OP permanecerá no estado “A produzir”.

b) Para concluir a OP com somente parte da quantidade produzida, marque novamente o campo “Fechar”.

4) Podem ser indicados diferentes destinos e endereços de estoque para cada conclusão parcial, editando o campo “Destino” e “Endereço de estoque”.

5) O primeiro campo do “Destino” (no exemplo abaixo, “Estoque”) indica a conta contábil de destino (de estoque ou não). O segundo campo (exemplificado na imagem como “Matéria-prima”) é filtrado conforme a opção escolhida, “Estoque” ou “Conta contábil”

a) Estoque: contas contábeis com a caixa de seleção “Pode ser usada em movimentação de estoque” marcada, cuja finalidade é estoque, estoque próprio em poder de terceiros, estoque de terceiro em poder próprio ou estoque de terceiro em poder de terceiro.

b) Conta: contas contábeis que tem a caixa de seleção “Pode ser usada em movimentação de estoque” marcada,  cuja finalidade NÃO é uma das citadas acima.

Para saber mais sobre finalidades das contas contábeis, clique aqui.

7) Após confirmar a destinação do item produzido, clique em “Concluir”. Se a caixa de seleção “Fechar” estiver marcada, a OP passará do estado “A produzir” para “Fechada”.

8) Neste exemplo, o produto da conclusão parcial da OP foi para uma conta de estoque de matéria prima.

Conclusão parcial e fechamento de uma OP de produto estocado por código

A cada conclusão, parcial ou total, de uma OP, o sistema transfere o valor total do estoque em elaboração para a quantidade produzida nessa conclusão, e zera o estoque em elaboração.

Por exemplo, se há R$ 1.000,00 no estoque em elaboração, e são concluídas 5 unidades da OP, o valor atribuído a cada unidade é R$ 200,00.

De forma geral, isto não corresponde à realidade, pois podem ter sido baixados menos, ou mais insumos que o correspondente à conclusão parcial.

Por exemplo, no caso de uma OP de 5 unidades, se antes do início do trabalho são baixados os insumos referentes a toda a OP, ao concluir (conclusão parcial) da primeira unidade, essa receberá o valor total dos insumos de toda a OP. Se todos os insumos já haviam sido baixados, ao concluir mais unidades, o valor total dos insumos será diluído entre as unidades concluídas.

Ordens de produção de itens com número de série (NS)

Alguns insumos de uma ordem de produção com produto estocado por número de série (NS), podem ser rastreados, devendo-se associar o lote/NS de cada insumo com o respectivo número de série do produto.

Nas movimentações de baixa de insumos para umaa OP de um produto com número de série, o ERP MAXIPROD:

1) Armazena e exibe a quantidade total baixada para a OP, de cada insumo não rastreado.

2) No caso dos insumos rastreados, registra o lote/NS de cada insumo baixado para cada NS do produto.

Ao criar a ordem de produção, são criados:

  • Um único registro de estoque em elaboração para a OP: os valores das baixas de todos insumos (tanto os estocados por código como por lote ou NS) são acumulados neste registro.
  • Quando uma OP produz um item com NS, sabe-se de antemão os lotes (números de série) que serão produzidos. Ao baixar um insumo rastreado, escolhe-se para qual NS do produto este insumo é destinado, sabendo-se assim qual NS ou lote do insumo foi usado em cada NS do produto.

Por exemplo, o produto da OP 3, exibida abaixo, do item “Biscoito amanteigado”, é estocado por número de série. A estrutura de produto do item tem 3 insumos:

  • 200g de manteiga, estocado por código.
  • 500g de amido de milho, estocado por lote do fabricante.
  • 1 un de leite condensado, estocado por número de série.

Exemplo de baixa de um insumo com número de série

1) Na tela de edição de uma ordem de produção, insumos estocados por lote do fabricante ou número de série serão exibidos como abaixo.

2) Clique no ícone de “seta para baixo”, para realizar a baixa destes insumos.

3) O sistema mostra a baixa dos insumos de forma diferente, para itens com rastreabilidade. Cada registro abaixo representa um número de série que está sendo produzido.

Conclusão parcial e fechamento de uma OP de produto estocado por número de série

À medida que são concluídas quantidades parciais do produto, elas são exibidas uma por linha, com um campo que mostra o número de série. Os números de série a concluir são selecionados  e movimentados para registros do estoque de produtos, um para cada número de série, criados no momento da movimentação.

1) Ao clicar no botão “Concluir”, para concluir uma OP de item com número de série, é mostrada a janela abaixo.

2) Devem ser indicados pelo campo “Rastreabilidade”, os número de série de cada unidade concluída. A OP pode também ser fechada, neste caso marque a caixa de seleção “Fechar”

Para recordar como funciona o campo “Destino” ao concluir OPs, clique aqui.

Custo dos produtos acabados

Ao concluir a OP, todos os números de série do produto terão o mesmo custo no estoque.  Mesmo que se tenha baixado uma unidade de um insumo rastreado por R$ 100,00 para o NS 1 e outra unidade do mesmo insumo, mas por R$ 900,00 para o NS 2, ao concluir a OP ambos terão custo R$ 500,00.

Modificando a quantidade de uma OP de item estocado por número de série

Pelo fato de serem criados lotes registrados para cada unidade produzida, alguns cuidados devem ser tomados ao alterar a quantidade a produzir de uma OP de item produzido estocado por número de série.

  • Reduzir a quantidade

Só é possível reduzir a quantidade de uma OP se antes o usuário cancelar os lotes registrados que não serão mais produzidos.

Exemplo: OP de quantidade 20. Ao confirmar esta OP, foram criados 20 lotes registrados. Antes de reduzir a quantidade desta OP para 18, é necessário cancelar 2 lotes registrados.

É possível cancelar um lote registrado por número de série através do menu “Ações > Cancelar lote registrado” na tela de lotes registrados.

  • Aumentando a quantidade

Só é possível aumentar a quantidade de uma OP, se esta for a última OP confirmada para o item, ou seja, se o próximo NS do cadastro do item for igual ao maior NS da OP +1.

Exemplo: OP de quantidade 20. Ao confirmar esta OP, foram criados 20 lotes registrados (NS 1 a 20). Não será possível aumentar a quantidade desta OP para 25, se o número de série 21 já tiver sido usado por outra OP do mesmo item. 

Veja também: