Ajuda

Como excluir ou inativar itens?

Na gestão de produtos em uma empresa, é fundamental entender as diferenças entre excluir e inativar um item, pois cada ação tem impactos distintos, e tem relação com a integridade dos dados. Enquanto a exclusão remove definitivamente o registro (e só é possível desde que o mesmo não tenha movimentações anteriores ou esteja vinculado a outras operações no sistema), a inativação simplesmente o torna indisponível para novas operações, mantendo seu histórico e permitindo sua reativação futura, se necessário.

Esta página mostra:

Como excluir um item?

Acesse a grade de itens através do menu superior “Itens > Itens”. Clique no botão “atualizar” ao lado do botão verde “Novo” para carregar os itens na grade.

1) Para excluir um item, clique no ícone vermelho “x”.

2) Para confirmar a exclusão, clique em “Sim” na mensagem apresentada.

3) Também é possível excluir itens em massa, acessando o menu “Ações> Excluir itens selecionados” para excluir os itens que tiveram a respectivas caixas de seleção marcadas, ou “Ações> Excluir itens filtrados” para excluir um conjunto de itens filtrados na tela.

Atenção: um item pode ser excluído permanentemente do sistema somente se não tiver nenhuma movimentação (entradas, saídas, pedidos, ordens de produção, etc.) e não estiver vinculado a nenhuma outra operação (NF-e, cotação, SC, OP, etc.). Caso contrário o sistema irá apresentar uma mensagem informando que não é possível realizar a exclusão do item, por exemplo:

Como inativar um item?

1) Para inativar um item, clique no ícone do “Lápis” na grade de itens para abrir a tela de edição do seu cadastro.

2) No campo “Estado” selecione a opção “Inativo”.

3) Clique no botão verde “Salvar” ou “Salvar e fechar” para guardar a alteração.

4) Se o item for utilizado em alguma estrutura de produto, o sistema apresentará uma mensagem informando e solicitando a confirmação.

5) Também é possível inativar itens em massa, acessando o menu “Ações> Alterar estado dos itens selecionados” para inativar os itens com a caixa de seleção marcada

6) O item não será mais exibido por padrão nas janelas de seleção de itens, e nem na tela inicial de itens, mas permanece registrado no sistema. Assim, mantém o histórico completo do item e permite que ele seja reativado futuramente, se necessário.

Atenção: o MRP não considera itens inativos.

Se ficou alguma dúvida, entre em contato com o suporte.

Veja também: