Quando é emitida uma NF-e com numeração já utilizada, e essa nota tem uma chave de acesso diferente da nota presente no banco de dados da SEFAZ, é retornada a mensagem de rejeição “539: Duplicidade de NF-e, com diferença na Chave de Acesso”.
Solução:
Inicialmente, verifique a nota existente na SEFAZ, para garantir que o envio da nota atual não está sendo feito por engano. Para verificar, copie a chave de acesso dessa nota, mostrada na mensagem de rejeição, conforme destacamos (em negrito) no exemplo abaixo:
“Duplicidade de NF-e com diferença na Chave de Acesso [chNFe: 99999999999999999999999999999999999999999999][nRec:999999999999999]”
Acesse o site de consulta de NF-e por chave de acesso, clicando aqui. Digite a chave de acesso e faça a consulta. Pode-se baixar o XML da nota, digitando a chave de acesso, através deste link.
Com o XML em mãos, siga os passos abaixo para importar essa nota para o MAXIPROD:
- Na tela de notas fiscais, clique no menu NF-e > Importar NF-e emitida por outro aplicativo.
- Não é possível importar essa nota, se a nota atual, que tem o mesmo número, ainda existir no MAXIPROD. Exclua a nota atual, caso ela tenha sido feita em duplicidade – do contrário, siga primeiro os passos explicados mais abaixo.
Para reenviar a nota que foi rejeitada, coloque outro número na NF-e. Para isso:
1) Clique no menu “Fiscal” > “Cadastros” > “Séries fiscais”.
2) Na tela aberta, edite a série fiscal utilizada, digitando o próximo número de NF-e ainda não utilizado no campo “Próximo número”.
3) Agora entre na edição da nota e desfaça a emissão, deixando o campo “Número” em branco.
4) Clique para reenviar a NF-e.