Ao emitir uma nota fiscal a partir de um pedido de venda, é esperado que o sistema atualize automaticamente o estado do pedido para “Faturado”, desde que todos os itens do pedido de venda tenham sido incluídos em notas fiscais. No entanto, se o pedido permanecer no estado “Aprovado”, indica que um ou mais itens não foram vinculados corretamente à nota fiscal.
Essa situação pode ocorrer por diversos motivos, como erro durante o processo de emissão ou a não vinculação manual dos itens. Para resolver esse problema, existem duas alternativas: vincular o item não faturado à nota fiscal existente (recomendado para manter o histórico completo da venda) ou concluir manualmente o pedido de venda (opção prática para casos onde a nota já foi emitida, mas o vínculo não é importante).
Abaixo explicaremos como proceder em cada caso.
Esta página mostra:
Como vincular o item à nota fiscal existente
Esta é a solução mais recomendada, por manter a integridade dos dados e a relação entre o pedido e a nota fiscal. Em situações onde uma nota fiscal (NF-e) já foi emitida, mas não foi vinculada corretamente a um pedido de venda (PV), é necessário reverter temporariamente o estado da nota para realizar o vínculo.
1) Reabra a nota fiscal que deseja vincular ao pedido de venda, desfaça a emissão sem desfazer as movimentações de estoque. Para isso clique no ícone de triângulo invertido e na opção “Sem desfazer as movimentações de estoque”. Isso colocará a nota de volta ao estado “Digitação” sem alterar a movimentação de estoque e sem mudar a sua situação na Sefaz.

Observação: Se a nota fiscal já teve títulos financeiros gerados e baixados (pagamentos recebidos), será necessário excluir esses pagamentos antes de reabrir a nota. Para saber mais, clique aqui.
2) Clique em “Sim” para confirmar.
3) Com a nota em estado editável, abra a edição do item através do ícone de lápis e expanda a seção“Pedido de venda”.

4) Preencha os campos “Pedido de venda” e “Item do pedido”. Clique em “Salvar e fechar” para gravar as alterações.

5) Após o vínculo, refaça a emissão da nota fiscal para regularizar a situação.

6) Dessa forma o pedido passará para o estado “Faturado”.

Para ver mais detalhes de como vincular um pedido de venda a uma nota após sua emissão, clique aqui.
Como concluir manualmente o pedido de venda
Se a nota fiscal já foi emitida e não é necessário vincular o item da nota ao item do pedido, você pode forçar a conclusão do pedido manualmente.
1) Na grade de pedidos de venda, marque a caixa de seleção dos pedidos que deseja concluir e vá em “Ações > Concluir pedidos de venda selecionados”. Esta ação força o estado dos pedidos de venda e seus itens para “Faturado”.

2) Será apresentada uma mensagem de confirmação, clique em “Sim” para continuar.

3) A conclusão do pedido de venda pode ser realizada pela tela de edição do pedido, basta ir em “Ações > Concluir pedido”. Esta ação forçara o estado dos itens e do pedido de venda para faturado.

Para mais detalhe de como concluir e desconcluir pedidos de venda, clique aqui.
Atenção: Esta ação não vincula o pedido à nota fiscal existente, mas altera somente seu estado. Use esta opção apenas se a nota fiscal já tiver sido emitida corretamente e o vínculo não for necessário para controle interno.
Veja também: