Ajuda

Login no ERP MAXIPROD: como funciona?

Para utilizar o ERP MAXIPROD, após ter-se cadastrado, é necessário fazer o login com usuário e senha. Nesta página, explicamos o passo a passo para acessar o sistema, o que fazer em caso de problemas com senha, e como proceder se o sistema solicitar código de verificação. Em caso de outras dificuldades para acessar o sistema, clique aqui.

Veja também:

Esta página mostra:

Como fazer login no sistema?

1) Acesse o sistema através do link a seguir: http://sistema.maxiprod.com.br/login

2) Informe o endereço de e-mail do seu usuário e a senha de acesso.

3) Clique no botão azul “Entrar”.

Como recuperar a senha?

1) Na tela de acesso ao ERP MAXIPROD, clique no link ao lado de “Esqueceu a senha?”.

2) É aberta uma janela, na qual deve ser informado seu e-mail cadastrado. A seguir, clique no botão verde “Recuperar minha senha”. Um e-mail com instruções será enviado para o seu endereço de e-mail.

3) Se o e-mail informado estiver vinculado a uma conta válida, será enviado um e-mail para recuperação da senha. Verifique a caixa de entrada para acessar o link que permitirá definir uma nova senha.

Será enviado um e-mail semelhante ao da imagem abaixo. Clique em “Redefinir senha”.

4) O sistema será redirecionado a uma página na qual deve ser informada e confirmada a nova senha. Após preencher os campos, clique em “Redefinir senha”.

Quais os motivos que levam o código de verificação ser solicitado?

1) O acesso ao sistema é protegido por um sistema de segurança do Google (reCAPTCHA), que analisa automaticamente se o login está sendo feito por uma pessoa real ou por algum tipo de automação. São verificados fatores, como:

  • Localização do acesso
  • Dispositivo e navegador utilizados
  • Padrões de navegação

2) Com base nessa análise, o Google atribui um “score”, que é a pontuação de segurança, que varia entre “alto risco” e “acesso confiável”.

3) Antes, quando era detectado algo incomum, o login era completamente bloqueado, exibindo a mensagem “Falha ao realizar o login. Por favor, tente novamente.”, exigindo que o usuário provasse manualmente que era um acesso legítimo, o que poderia levar tempo, pois não é possível identificar o que levou a gerar tal pontuação, o que pode ser relacionado a:

  • rede
  • utilização de VPN
  • comportamento do usuário
  • extensões
  • outras possibilidades.

4) Para evitar isso, foi criado o código de verificação, uma forma mais rápida e simples de confirmar sua identidade. Se o sistema detectar um comportamento diferente do habitual no seu acesso, em vez de bloquear completamente o login, envia um código de segurança para o e-mail cadastrado.

5) Basta digitar esse código na tela de login para liberar o acesso ao sistema. Isto mantém a conta segura sem bloquear o acesso do usuário desnecessariamente. Para saber mais, veja o próximo tópico.

Como informar o código de verificação?

1) Ao fazer login no sistema, se com base na análise do Google for identificado um possível risco, será solicitada uma confirmação adicional. Na tela de login aparecerá o campo “Código de verificação” com a mensagem:

“Para continuar, verifique seu e-mail e informe o código de verificação enviado. Se não encontrar o e-mail, verifique sua caixa de spam ou lixo eletrônico”

2) O usuário receberá um código por e-mail, que é válido por 10 minutos e só pode ser usado uma vez. O usuário precisa somente inserir esse código no campo indicado e clicar no botão azul “Entrar”.

Dica: recomendamos fortemente usar um endereço de e-mail válido no cadastro do seu usuário, para poder receber os códigos quando necessário. Se o usuário utiliza endereço de e-mail fictício ou ao qual não tem acesso, não terá como obter o código de verificação quando necessário, impossibilitando o acesso ao sistema.

Verificação em duas etapas

A autenticação em duas etapas (2FA) é uma camada extra de proteção para sua conta. Quando ativada, além da sua senha normal, é necessário informar um código temporário gerado por um aplicativo autenticador (como, por exemplo, o Google Authenticator).

Quando o sistema de validação do Google identifica um comportamento incomum e atribui um score baixo, normalmente seria necessário confirmar o acesso com o código enviado por e-mail. No entanto, se está ativada a autenticação em duas etapas, o sistema já considera o código do aplicativo autenticador como confirmação suficiente de acesso legítimo, só é necessário inserir o código do aplicativo, sem etapas adicionais.

Observação: se ativado, em todo login é necessário o código do autenticador. Isto acontece porque o 2FA é ativado justamente para exigir uma segunda confirmação em todos os acessos, garantindo maior proteção. Se o 2FA for desativado, voltará a depender do código por e-mail quando o sistema detectar um score baixo.

Veja como ativar a verificação em duas etapas no ERP MAXIPROD, clicando aqui.

Veja também: