Esta mensagem é exibida quando o usuário busca realizar no ERP MAXIPROD alguma ação que movimenta estoque com data e/ou horário no passado, mas aquele estoque já foi modificado por alguma movimentação posterior. Ou somente passou a existir após movimentações de entrada que ocorreram após aquela data e horário, como, por exemplo, conclusão de OP (ordem de produção), recebimento de NF, entrada manual, etc.
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Exemplo:
a) O usuário emite a NF-e nº 56 no dia 24/08 com o item (Cód: 0.45.01) com 13 un, mas não movimenta estoque.
b) No dia seguinte, 25/08, recebe 13 un do item (Cód: 0.45.01) através da NF nº 1929. Mas aqui também poderia ser uma entrada decorrente de conclusão de ordem de produção, ou até mesmo entrada manual.
c) Retorna na NF-e nº 56 e desfaz a emissão, deixa a mesma data de “Saída”, ou seja, 24/08 e marca a opção “Movimentar estoque”.
d) Reserva o estoque criado com o recebimento da NF nº 1929 e clica para emitir a NF-e novamente. O sistema retorna a mensagem:
Houve um problema ao realizar a movimentação do item 1 – 0.45.01:
Não é possível realizar esta movimentação em 24/08/2023 12:00:00, pois a quantidade do item 0.45.01 no estoque “Matéria-prima” se tornaria insuficiente para a realização das movimentações posteriores a esta movimentação.
e) Isso significa que o sistema trabalha de forma cronológica, ou seja, somente é possível movimentar estoque com data/horário no passado, se não houver movimentações posteriores que comprometam aquela quantidade a ser movimentada daquele registro de estoque.
Como identificar as movimentações posteriores?
1) Para estes cenários onde há movimentações posteriores impedindo a movimentação com data/horário no passado, é preciso analisar a “Ficha de estoque” do item. A ficha de estoque é uma representação do estoque e movimentações de um item. É semelhante à tela de movimentações, apresentando o histórico de entradas e saídas, a quantidade movimentada, mas também apresenta o saldo após cada movimentação.
2) Para acessar a “Ficha de estoque” vá ao menu “Estoque > Ficha de estoque”.
3) Na “Ficha de estoque” informe no filtro “Data” o intervalo de datas que deseja visualizar na tela. Se preferir pode optar por informar apenas a data inicial ou a data final. Este filtro é inicializado com a data sendo primeiro dia do mês atual.
4) Informe no filtro “Item” o código do item que será analisado, no filtro “Estoque” selecione a conta de estoque que será analisada. Os demais filtros devem ser preenchidos quando o registro de estoque a ser analisado possui estas propriedades, como, por exemplo, endereço de estoque, lote interno, lote do fabricante ou número de série, qualidade, dono, em poder de, número da OP/OM, separador, etc.
Dica: Na tela de estoque (“Estoque > Estoque”) selecione o registro de estoque que deseja consultar (selecionar aqui é apenas dar um clique sobre a linha do estoque, de forma de fique alaranjada) e acesse o submenu “Consultar”, opção “Ficha de estoque”. Este caminho abre a ficha de estoque filtrando por todas as propriedades do estoque selecionado.
5) Na ficha de estoque, por exemplo, pode ser preenchida a data inicial do filtro “Data” com a data da movimentação que o sistema tentou realizar quando constatou que não era possível por conta das movimentações posteriores. Na situação hipotética acima, bastaria informar a data inicial 24/08/23, data da saída da NF-e nº 56, informar o código do item (Cód: 0.45.01) e selecionar a conta “Matéria-prima” no filtro “Estoque”.
- Observe que o sistema apresenta a posição deste estoque na data 24/08/23 00:00:00 na primeira linha com a “Qt saldo” igual a zero. Significa que naquela data e horário não havia saldo deste item naquela conta de estoque.
- Em seguida, o sistema exibe a próxima movimentação deste item naquela conta de estoque, foi o recebimento da NF n.º 1929 do “Fabricante A” com 13 unidades, mas esta movimentação ocorreu em 25/08/23. Logo em momento posterior a data e horário que a NF-e nº 56 gostaria de movimentar o estoque do item.
Como resolver?
Nestas situações há duas opções:
a) Alterar a(s) data(s) da(s) movimentação(ões) posterior(es) para data anterior. Por exemplo, alterar a “Data de entrada” da NF recebida para data e horário anterior a “Data de saída” da NF-e. Se a entrada for mediante conclusão de OP ou entrada manual, deve acessar a movimentação e alterar a data/ horário.
b) Ou alterar a data da movimentação impedida pelo sistema para data e horário superior às movimentações “Posteriores”. Por exemplo, alterar a “Data de saída” da NF-e para data e horário posterior ao recebimento da NF, conclusão de OP ou entrada manual.
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