A conta de liquidação de um título financeiro (chamamos de títulos as contas a pagar ou a receber) é a conta utilizada para a baixa do respectivo título. No caso de contas a receber, é a conta na qual foi recebido o valor referente àquela conta. Para contas a pagar, é a conta utilizada para pagamento do valor referente àquela conta.
1) A conta de liquidação é informada no momento da baixa do título, por padrão, é uma conta da finalidade “Caixa/Banco (Ativo)”. Mas existe a possibilidade de utilizar contas contábeis de outra finalidade.
2) Para informar uma conta que tenha finalidade diferente de “Caixa/Banco (Ativo)”, o usuário precisa alterar a opção de “Conta bancária” para “Outras contas” e em seguida selecionar/informar a conta desejada.
3) Quando o campo “Forma de cobrança” do título encontra-se preenchido, a conta de liquidação é inicializada conforme a “Conta contábil” informada no cadastro da forma de cobrança selecionada.
Exemplo:
a) Em “Financeiro > Cadastros > Formas de cobrança e contas bancárias” o usuário cadastrou a forma de cobrança “Depósito – Banco do Brasil” e informou a conta contábil (7 – Banco do Brasil).
b) Para os títulos que tiverem esta forma de cobrança informada, ao clicar no botão “Receber/pagar (Baixar agora)” o sistema vai carregar justamente a conta (7 – Banco do Brasil) como conta de liquidação.
c) Para os títulos que não tiverem a forma de cobrança preenchida, ao clicar em “Receber/pagar (Baixar agora)” o sistema inicializará a conta contábil favorita da finalidade “Caixa/Banco (Ativo)”.
No exemplo abaixo, a conta favorita é a “8 – Bradesco”, portanto, como o campo “Forma de cobrança” está em branco, o sistema inicializará a conta favorita da finalidade, conforme o plano de contas da empresa.
4) Portanto, caso o usuário tenha efetuado a baixa do título para a conta errada, a alteração pode ser realizada da para a conta correta.
a) Para desfazer a baixa do título, selecione a linha do referido título (aqui se refere a ação de clicar sobre a linha do título, de forma que fique destacada na cor laranja, não é necessário marcar a caixa de seleção ao lado esquerdo da linha).
b) Em seguida, vá em “Ações > Desfazer recebimento” se for a tela de contas a receber, ou “Ações > Desfazer pagamento” se for a tela de contas a pagar.
c) Ao clicar na opção “Desfazer recebimento” ou “Desfazer pagamento” o sistema exibirá uma mensagem conforme o tipo do título que terá o recebimento/pagamento desfeito.
d) Título: Este é o tipo quando a conta a receber/pagar originou-se da emissão ou recebimento de nota fiscal.
Neste caso, o sistema exibe a seguinte mensagem de “Atenção” com os botões “Sim” ou “Não”:
- “Deseja desfazer a(s) baixa(s) do título? Será exibida uma página para você excluir os lançamentos desejados.”
Se o usuário deseja prosseguir com a ação, basta clicar em “Sim” e será aberta a tela com os lançamentos contábeis relacionados àquele título, neste caso deve excluir o lançamento que gerou a baixa. Para excluir basta clicar no ícone do “x vermelhinho” e confirmar a ação.
e) Despesa/Receita/Adiantamento: Estes tipos são contas a receber/pagar criadas manualmente, seja através do botão verde “Novo” das telas de contas a receber/pagar, importando de Excel, por meio de pedido de venda/compra ou através do menu “Ações” destas telas.
Para estes casos, o sistema apenas exibe a seguinte mensagem:
- “Deseja desfazer o recebimento realizado em DD/MM/AAAA?”
Se o usuário deseja prosseguir com a ação, basta clicar em “Sim” e a baixa será desfeita.
f) A ação de desfazer a baixa pode ser realizada através do histórico do título (não confundir com histórico de alterações), que pode ser acessado através do ícone de checagem “v” na cor verde existente na coluna “Valor” do título integralmente baixado. Através da seção “Histórico” existente na edição do título. Ou ainda selecionando o título e indo em “Consultar > Histórico (Atalho CTRL + H)”. Em ambos os casos, basta clicar no ícone do “x vermelhinho” para excluir o lançamento contábil de baixa.
g) Após desfazer a baixa, faça novamente o recebimento/pagamento, informando a conta de liquidação correta. O pagamento/recebimento pode ser realizado editando o título e marcando a opção “Receber/pagar (Baixar agora)” ou marcando a caixa de seleção dos títulos e indo em “Ações > Receber selecionados” para contas a receber ou “Ações > Pagar selecionados” para contas a pagar.
h) Informe corretamente a conta de liquidação e complete a ação conforme desejado. Para automatizar a inicialização da conta de liquidação correta, confira o ponto 3 desta página de ajuda.
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