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Como alterar a conta de liquidação do título?

A conta de liquidação de um título financeiro (chamamos de títulos as contas a pagar ou a receber) é a conta utilizada para sua baixa. No caso de contas a receber, é a conta na qual o valor entra, para contas a pagar, é a conta da qual o valor sai.

1) A conta de liquidação é informada no momento da baixa do título. Por padrão, é uma conta da finalidade “Caixa/Banco (Ativo)”, mas podem ser usadas contas contábeis de outra finalidade.

2) Para informar uma conta que tenha finalidade diferente de “Caixa/Banco (Ativo)”, o usuário deve alterar a opção de “Conta bancária” para “Outras contas” e a seguir selecionar/informar a conta desejada.

3) Quando o campo “Forma de cobrança” do título está preenchido, a conta de liquidação é inicializada conforme a “Conta contábil” informada no cadastro da forma de cobrança selecionada.

Exemplo:

a) Em “Financeiro > Cadastros > Formas de cobrança e contas bancárias” o usuário cadastrou a forma de cobrança “Depósito – Banco do Brasil” e informou a conta contábil (7 – Banco do Brasil).

b) Para os títulos com esta forma de cobrança informada, ao clicar no botão “Receber/pagar (Baixar agora)” o sistema carregará a conta (7 – Banco do Brasil) como conta de liquidação.

c) Para os títulos que não tiverem a forma de cobrança preenchida, ao clicar em “Receber/pagar (Baixar agora)” o sistema inicializará a conta contábil favorita da finalidade “Caixa/Banco (Ativo)”.

No exemplo abaixo, a conta favorita é a “8 – Bradesco”. Portanto, como o campo “Forma de cobrança” está em branco, o sistema inicializará a conta favorita da finalidade, conforme o plano de contas da empresa.

4) Portanto, caso o usuário tenha efetuado a baixa do título para a conta errada, a alteração pode ser feita para a conta correta.

a) Para desfazer a baixa do título, clique sobre sua linha, que ficará destacada na cor laranja. Não é necessário marcar a caixa de seleção ao lado esquerdo da linha.

b) A seguir, vá para “Ações > Desfazer recebimento” se for a tela de contas a receber, ou “Ações > Desfazer pagamento” se for a tela de contas a pagar.

c) Ao clicar na opção “Desfazer recebimento” ou “Desfazer pagamento” o sistema exibirá uma mensagem conforme o tipo do título que terá o recebimento/pagamento desfeito.

d) Título: Este é o tipo quando a conta a receber/pagar originou-se da emissão ou recebimento de nota fiscal.

Neste caso, o sistema exibe a seguinte mensagem de “Atenção” com os botões “Sim” ou “Não”:

    • “Deseja desfazer a(s) baixa(s) do título? Será exibida uma página para excluir os lançamentos desejados.”

Para prosseguir com a ação, clique em “Sim”, sendo aberta a tela com os lançamentos contábeis relacionados àquele título. Exclua o lançamento que gerou a baixa. Para excluir, clique no ícone do “x vermelho” e confirme a ação.

e) Despesa/Receita/Adiantamento: estes tipos são contas a receber/pagar criadas manualmente, seja através do botão verde “Novo” das telas de contas a receber/pagar, ou importando de Excel, por meio de pedido de venda/compra ou pelo menu “Ações” destas telas.

Nestes casos, o sistema exibe a mensagem:

    • “Deseja desfazer o recebimento realizado em DD/MM/AAAA?”

Para prosseguir com a ação, clique em “Sim” e a baixa será desfeita.

f) A ação de desfazer a baixa pode ser realizada através do histórico do título (não confundir com histórico de alterações), que pode ser acessado através do ícone de checagem “v” na cor verde existente na coluna “Valor” do título integralmente baixado. Ou então selecionando o título e indo para “Consultar > Histórico (Atalho CTRL + H)”. Em ambos os casos, clique no ícone do “x vermelhinho” para excluir o lançamento contábil da baixa.

g) Após desfazer a baixa, faça novamente o recebimento/pagamento, informando a conta de liquidação correta. O pagamento/recebimento pode ser feito editando o título e marcando a opção “Receber/pagar (Baixar agora)” ou marcando a caixa de seleção dos títulos e clicando em “Ações > Receber selecionados” para contas a receber ou “Ações > Pagar selecionados” para contas a pagar.

h) Informe a conta de liquidação correta e complete a ação. Para automatizar a inicialização da conta de liquidação correta, veja o ponto 3 desta página de ajuda.

5) Em um mesmo título, podem ser feitas baixas parciais para diferentes contas. Por exemplo, o usuário pode baixar 50% do valor de um título para uma conta de perda judicial e receber o resto normalmente. Neste caso, ao marcar o campo “Pagar/receber (Baixar agora)”, deve alterar a opção para “Outras contas” e informar a conta de perda, não adicionar a diferença com desconto e baixar o restante para uma conta bancária normal. Clique aqui e veja mais sobre baixas parciais.

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