Existem segmentos industriais que trabalham com quantidades aproximadas em sua produção. Essas quantidades aproximadas de produtos fabricados não podem, simplesmente, serem arredondadas com o intuito de que sejam consideradas como atendidas, por exigirem o devido destaque nas notas fiscais. Em outras palavras, acabam concluindo ordens de produção com quantidade menor do que está no pedido de venda, e isso é sabido pelos clientes, que estão cientes da variação de rendimento no processo produtivo.
O grande problema, é que ao concluir uma ordem de produção com quantidade menor do que a quantidade necessária para o item do pedido de venda, ao rodar novamente o MRP, antes que o item seja faturado, o MRP considera aquele item e gera uma nova ordem de produção, para atender a quantidade restante necessária.
Exemplo:
- Há um pedido de venda de nímero 5879, com 1.000 unidades do item (Cód: AC-0007);
- Roda-se o MRP pela primeira vez, com isso, é criada uma ordem de produção de 1.000 unidades para atender o item do pedido de venda 5879;
- No processo produtivo, verifica-se que a produção teve rendimento variável, e a ordem de produção é fechada com 940 unidades concluídas;
- Ao rodar novamente o MRP, é criada uma nova ordem de produção de 60 unidades para atender o item do pedido de venda 5879, mas, isso não é o desejado, por ser considerado como atendido o item do pedido, mesmo que com uma quantidade diferente da informada inicialmente.
Esta situação é típica de alguns segmentos, onde há produção sob encomenda, ou seja, a ordem de produção é específica do pedido, portanto a propriedade “MRP cria e reserva SCs/OPs por item de pedido de venda” encontra-se marcada no cadastro dos itens. Todavia, o rendimento não pode ser previsto com precisão, é normal que sobre ou falte um pouco para atender o pedido.
Para atender estes cenários, existe a seguinte configuração no cadastro de itens:
1) No ERP Maxiprod, acesse o menu “Itens” e opção “Itens”;
2) Edite o cadastro do item que possui esta especificidade. Na grade de itens basta dar um “Duplo clique” sobre a linha do item ou clicar no ícone do “Lápis” para abrir a janela de edição.
3) Na janela de edição do item, expanda a seção “Estocagem, inspeção, baixa e planejamento”.
4) Marque o campo “Considerar o pedido de venda como atendido caso a quantidade reservada do produto seja inferior à tolerância”, observe que será habilitado um novo campo ao lado.
- Este campo, que se torna visível após marcar a referida opção, deve receber o percentual de tolerância a ser considerado pelo MRP na produção do item.
5) Se marcada esta opção, e a quantidade reservada do produto for inferior à quantidade do item do pedido de venda, sendo a diferença superior ao percentual de tolerância cadastrado, o MRP sugere uma nova ordem de produção para completar a diferença com relação à quantidade total do item do pedido de venda. Se desmarcada esta opção, o MRP sugere a quantidade total deste item no pedido de venda, sem tolerância.
Exemplo:
- A quantidade do item do pedido de venda é igual a 1.000 unidades;
- O percentual de tolerância é igual a 10%;
- Então, o item do pedido de venda será considerado como atendido, se ele possuir reservas iguais ou maiores do que 900 unidades.
- Se a tolerância for 0, então, são necessárias 1.000 unidades para atender o item do pedido de venda.
- É válido ressaltar que, se a quantidade concluída da ordem de produção não for reservada para o item do pedido de venda, ao rodar novamente o MRP, será gerada necessidade da quantidade restante. Haja vista que a configuração do percentual de tolerância considera as reservas e não o estoque do item.
6) Outra situação que pode ocorrer é a seguinte, a ordem de produção tem quantidade concluída inferior à quantidade prevista, mas não é fechada. Se o MRP é executado novamente, e a opção “MRP cria e reserva SCs/OPs por item de pedido de venda” encontra-se desmarcada, mas, há outra necessidade para o mesmo item em algum pedido de venda, será criado um vínculo com a quantidade restante da ordem de produção a produzir, que teve quantidade concluída, mas não foi fechada, e será sugerida uma nova ordem de produção para o que faltar.
Exemplo:
- Item (Cód: HPT-0001) do pedido de venda número 5879, tem necessidade de 200 unidades;
- No cadastro do item (Cód: HPT-0001) a opção “MRP cria e reserva SCs/OPs por item de pedido de venda” encontra-se desmarcada.
- O MRP sugere uma ordem de produção de 200 unidades para atender o pedido;
- A ordem de produção produziu somente 190 unidades, mas está dentro do percentual de tolerância;
- Ao concluir as 190 unidades, o usuário não fecha a ordem de produção:
- A ordem de produção permanece no estado “A produzir” com quantidade restante de 10 unidades, portanto, ainda há um estoque do tipo “Elaboração” com estas 10 unidades;
- Surge uma nova necessidade do item no pedido de venda número 5881, necessidade de 70 unidades, se executado o MRP, será sugerida uma ordem de produção de 60 unidades, pois o sistema criará um vínculo do item do pedido com as 10 unidades da ordem de produção anterior e sugerirá uma ordem de produção do restante.