Ajuda

Ordem de produção: como desmembrar o registro de estoque de caixa para unidade?

Está página mostra:

Em qual cenário surge a necessidade de fazer este processo?

É comum existir produtos que podem ser faturados em caixas, ou em unidades. A produção começa com a fabricação do produto (manipulação da receita), passa pelo envase das unidades e, finalmente, pelo encaixotamento. Ao final da produção, o produto está disponível na unidade de medida “caixa”. No sistema, cada etapa possui uma ordem de produção, a cada nível o produto da ordem de produção anterior é insumo da ordem de produção seguinte.

Como dito anteriormente, o processo tem início com a ordem de produção referente à fabricação (manipulação) do produto, onde os insumos que compõem a receita são baixados. Em seguida, há a ordem de produção do envase, onde o produto da primeira ordem de produção é baixado e se produz a unidade do item. Por último, ocorre a ordem de produção da caixa, onde o item em unidade é baixado e o item em caixa é produzido. Resultando na seguinte estrutura multinível:

Item final (unidade de medida: caixa)

+ Item intermediário (unidade de medida: unidade)

++ Item manipulado (unidade de medida: litros, granel, quilos)

+++ Matérias-primas que compõem a receita.

No entanto, quando surge a necessidade de faturar em unidades, mas, a produção já foi para caixa, considerando que o item “unidade” é diferente do item “caixa”, ou seja, são dois itens com códigos diferentes, surge a dúvida: como converter o estoque de “caixa” de volta para “unidade”? Para isso, existem duas opções: a primeira é através da retirada de materiais da ordem de produção, onde o usuário pode retirar qualquer material de uma ordem de produção, este material retirado é destinado ao estoque. Enquanto a segunda opção é criar uma ordem de produção (OP) do item que necessita para faturar e baixar o item que precisa ser desmembrado.

Como retirar materiais da OP (ordem de produção)?

A retirada de materiais de uma ordem de produção é feita mediante uma movimentação com origem no “estoque em elaboração da OP” (ordem de produção) e destino na “conta” informada na retirada do material. Pode ser utilizada livremente para movimentar qualquer item previamente cadastrado. O funcionamento é parecido com o do apontamento de aparas.

1) Na edição da OP (ordem de produção) no estado “A produzir” expanda a seção “Retiradas de materiais” e clique no botão verde “Novo”.

2) Informe a operação, a quantidade e o código do material a ser retirado, defina a forma de cálculo do valor unitário do material retirado, e o destino da movimentação. Para efetivar a retirada clique no botão verde “Retirar material”.

3) Após a retirada, a movimentação é mostrada na seção “Retiradas de materiais” da edição da OP. O valor da quantidade retirada é subtraído do custo do estoque em elaboração da OP, e somado ao valor de destino da movimentação.

Como transformar o estoque de um item em estoque de outro item?

1) Para transformar o registro de estoque é necessário criar uma ordem de produção, portanto, acesse o menu superior “Produção > Ordens de produção”.

2) Clique no botão verde “Novo” e crie uma OP (ordem de produção) do item “unidade”. Informe no campo “Quantidade” o número de unidades resultante da desmontagem.

3) Faça a conclusão forçada dos insumos do item em unidade, para isso clique no ícone de “V checagem cinza”, à direita do ícone da “flecha verde”. A conclusão forçada altera a baixa do insumo para o status “concluída”, sem fazer uma baixa real.

4) Faça a baixa real do estoque em caixa, através do botão verde “Novo” da grade de insumos. Após informar os dados do registro de estoque a ser baixado, utilize o botão verde “Baixar”.

5) Após ter baixado o estoque do item caixa, faça a conclusão da ordem de produção. A conclusão destina ao estoque a quantidade do item produto da OP, que neste caso é o item em unidade.

6) Desta maneira, o item em caixa é retirado do estoque e colocado como entrada do item em unidade, criando o estoque necessário para ser movimentado no faturamento. A tela de movimentações de estoque, filtrada pela OP, mostra as movimentações realizadas. No exemplo abaixo, temos:

    • a movimentação de 5 CX do produto acabado UC-0007 (produto em caixa) para o estoque em elaboração da OP.
    • a movimentação de 120 un do item UC-0002 (produto em unidades) do estoque em elaboração da OP para o produto acabado UC-0002.

Obs.: Quando o Sped Fiscal com bloco K é gerado com os registros K230 e K235, as OPs reversas (de desmontagem) serão consideradas produção própria e os itens desmontados (baixados na OP) serão considerados insumos consumidos na produção.

Veja também: