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Como baixar materiais e serviços usados indiretamente na produção?

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No ERP MAXIPROD, os insumos utilizados diretamente na produção são baixados para as ordens de produção OPs). Estas baixas incorporam o custo do insumo ao custo do produto em elaboração e, na conclusão da OP, o custo do produto em elaboração é agregado ao custo da quantidade concluída do produto.

Entretanto, há materiais e serviços que não são baixados para a OP mas, por exemplo, utilizados na  limpeza e manutenção dos equipamentos, controle de qualidade, EPIs descartáveis, etc. Estes materiais e serviços são baixados do estoque, e tem o custo destinado a uma conta de despesa, que mais tarde (no momento do custeio) é rateada entre as OPs. Para isso:

1) Acesse o menu “Estoque > Estoque”.

2) Selecione o registro de estoque e vá para “Ações > Nova baixa para conta”.

3) Por padrão, os campos “Quantidade”, “Valor unitário” e “Valor total” são inicializados com as quantidades e valores do registro de estoque selecionado, portanto, para não baixar toda a quantidade do estoque selecionado, lembre-se de alterar a quantidade.

4) Na aba “Destino”, o campo “Conta” será inicializado com a conta contábil da finalidade “Estoque” configurada para inicializar movimentações de “Nova baixa para conta”.

4.1) Isto é definido em:

  • “Roda dentada > Configurações > Configurações contábeis”;
  • Seção “Contas contábeis para inicializar movimentações manuais de estoque” e campo “Nova baixa para conta”.

5) No plano de contas contábeis padrão do ERP Maxiprod, a conta cujo apelido é “Material de consumo” tem código “215”. Se a baixa é feita para esta conta, serão gerados lançamentos contábeis a débito nesta conta, ou seja, o destino do custo do estoque baixado será esta conta contábil. No plano padrão, a finalidade da conta “215 – Material de consumo” é “Despesa”. No entanto, a conta contábil a ser usada na nova baixa depende de cada empresa, que pode utilizar plano de contas contábeis próprio.

6) No plano de contas padrão do ERP Maxiprod, a conta contábil código “215 – Material de consumo”, tem o código de aglutinação “DRE_DSP_ADM”, que corresponde a “(-) Despesas Administrativas”. Portanto, na DRE padrão do ERP Maxiprod, os lançamentos contábeis para esta conta são contabilizados como “Despesas administrativas”.

7) Na tela de “Nova baixa para conta”, pode ser informado um centro de custos.

  • Os centros de custos são uma forma de classificar custos e despesas, como um complemento das contas contábeis. Neste caso, ao baixar o estoque para nova conta, informando o centro de custos, este custo será lançado primeiro na conta contábil e, a seguir, se for informado um centro de custos, o lançamento lhe será associado. Saiba mais sobre o custeio industrial, clicando aqui.
  • Em situações nas quais o item é consumido indiretamente no processo de produção, a baixa do estoque para uma conta de despesa pode se refletir na DRE . Considerando a associação entre a conta contábil e as demonstrações contábeis, através dos códigos de aglutinação, a nova baixa terá reflexos no resultado da empresa no período informado.

8) Na tela de “Nova baixa para conta”, clique no botão verde “Salvar” para efetivar a movimentação.

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