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O que verificar quando os serviços de consulta a API do ERP MAXIPROD começam a apresentar lentidão?

O ERP MAXIPROD disponibiliza uma API com endpoints referentes aos registros do sistema, que podem ser consumidos por outras aplicações. Em nossa versão atual, disponibilizamos os endpoints no método GET (consulta). Ao consumir o serviço de API do ERP MAXIPROD pode acontecer de você se deparar com alguma lentidão, portanto, é importante saber quais são as primeiras verificações necessárias.

1) O primeiro passo é verificar a qualidade da sua conexão à internet. Para isso, você pode executar o “Teste de velocidade da Internet” do próprio Google. O teste de velocidade da Internet mede a velocidade da conexão de Internet, que inclui itens como a velocidade de download e de upload.

2) O segundo ponto a observar é o desempenho da aplicação que está consumindo o serviço de API do ERP MAXIPROD através do seu computador. Se houver sobrecarga na memória ou processador da sua máquina, o funcionamento da aplicação pode ter sido comprometido, causando lentidão ou até mesmo travamento.

A consulta ao desempenho de cada aplicação executada na sua máquina, depende do sistema operacional, no Windows pode ser monitorado através do gerenciador de tarefas.

Existem 3 formas de executar o Gerenciador de Tarefas do Windows.

  • Manualmente: Basta clicar na barra de pesquisa no canto inferior do Windows e digitar “Tarefas”, selecionando o ícone do gerenciador.
  • Atalho direto: Com a sequência de teclas “Ctrl + Shift + esc”, o Gerenciador de Tarefas é aberto automaticamente.
  • Atalho em duas etapas: Pode-se pressionar “Ctrl + Alt + Del” e na tela seguinte, clicar sobre “Gerenciador de Tarefas”.

Abrindo gerenciador de tarefas do windows (Imagem: Leandro Kovacs/reprodução)

A guia “Processos” mostra a execução de aplicativos e processos de segundo plano. Quando um deles tiver várias janelas abertas, isso será exibido para o usuário como um número após o nome do processo e um controle de expansão de exibição. Os processos são listados em ordem alfabética em grupos por padrão. A ordem pode ser alterada clicando em qualquer um dos nomes da coluna.

A guia “Desempenho” mostra gráficos e detalhes das quatro principais medições de desempenho do PC. Pode-se acessar o monitor de recursos dentro da guia para quando precisar realizar uma solução de problemas adicionais.

3) Caso o gerenciador de tarefas não mostre nenhuma sobrecarga, execute um utilitário de linha de comando que pode ser usado para rastrear o caminho que um pacote IP (Internet Protocol) faz até o seu destino, como, por exemplo, o Tracert.

  • Windows: no prompt digite: tracert + o domínio (ou IP) e pressione a tecla “Enter”.
  • Linux: no bash digite: traceroute + o domínio (ou IP) e pressione a tecla “Enter”.

No caso do ERP MAXIPROD, o domínio é sistema.maxiprod.com.br, portanto, execute o comando abaixo quando utilizar o sistema operacional Windows:

tracert sistema.maxiprod.com.br

Se, em algumas das etapas até chegar no servidor, estiver havendo perda de pacote de dados, haverá diversos “*” asteriscos. Isso significa que está havendo perdas de pacotes e, a conexão entre a sua máquina e o nosso servidor deve está comprometida. Se for este o caso, procure imediatamente o suporte de TI da sua empresa ou provedor de internet.

4) Outro ponto a observar é aplicação que está consumindo os dados da API, que pode estar desatualizada ou até mesmo dependendo de alguma outra aplicação que se encontra desatualizada ou não instalada, como, por exemplo, o JAVA desatualizado. Se você não tiver o Java, ou estiver desatualizado, muitas aplicações e websites simplesmente não funcionarão.

Se for este o problema, após a instalação/atualização, execute novamente a ferramenta que consultará a API de exportação de dados do ERP MAXIPROD.

5) Outro problema bastante comum que gera estas instabilidades são os eventuais bloqueios no firewall da rede de internet da sua empresa ou até mesmo do seu provedor de internet. Um firewall é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança. Portanto, é recomendável verificar com o setor de TI da empresa ou diretamente com o provedor de internet.

6) Após verificar todos os itens acima, caso persista a lentidão, entre em contato com o suporte da Maxiprod, para que esta situação seja analisada internamente pela equipe que cuida da infraestrutura dos servidores da Maxiprod.

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