Ajuda

Que fazer quando há lentidão na geração de relatórios?

O ERP MAXIPROD disponibiliza ferramentas para geração de relatórios, desde modelos padrão até modelos personalizados pelo próprio usuário. Ao gerar esses relatórios, pode ocorrer lentidão, portanto é bom saber quais as primeiras medidas a tomar.

Veja também:

1) O primeiro passo é verificar a qualidade da sua conexão à internet. Para isso, faça o “Teste de velocidade da Internet” do próprio Google. Este teste mede a velocidade da conexão à Internet, incluindo as velocidades de download e upload.

2) Outro ponto a observar é o desempenho do navegador que está acessando o sistema de gestão. Se há sobrecarga da memória ou  processador da sua máquina, o funcionamento do navegador pode ser comprometido, causando lentidão ou até travamento.

a) A consulta ao desempenho de cada aplicação executada na sua máquina depende do sistema operacional, no Windows pode ser feita através do gerenciador de tarefas.

Há 3 formas de executar o Gerenciador de Tarefas do Windows.

    • Manualmente: clique na barra de pesquisa no canto inferior do Windows e digite “Tarefas”, selecionando o ícone do gerenciador.
    • Atalho direto: a sequência de teclas “Ctrl + Shift + Esc”, abre o Gerenciador de Tarefas.
    • Atalho em duas etapas: pressione “Ctrl + Alt + Del” e, na tela seguinte, clique em “Gerenciador de Tarefas”.

Abrindo gerenciador de tarefas do windows (Imagem: Leandro Kovacs/reprodução)

b) A guia “Processos” mostra a execução de aplicativos e processos de segundo plano. Quando um deles tem várias janelas abertas, isto é exibido como um número após o nome do processo e um controle de expansão de exibição. Os processos são listados em ordem alfabética em grupos, por padrão. A ordem pode ser alterada clicando em qualquer nome da coluna.

c) A guia “Desempenho” mostra gráficos e detalhes das quatro principais medições de desempenho do PC. Pode-se acessar o monitor de recursos dentro da guia para solucionar problemas adicionais.

3) Se o gerenciador de tarefas não mostrar nenhuma sobrecarga, execute um utilitário de linha de comando que pode ser usado para rastrear o caminho que um pacote IP (Internet Protocol) faz até o seu destino, como, por exemplo, o Tracert.

  • Windows: no prompt digite: tracert + o domínio (ou IP) e pressione a tecla “Enter”.
  • Linux: no bash digite: traceroute + o domínio (ou IP) e pressione a tecla “Enter”.

No caso do ERP MAXIPROD, o domínio é sistema.maxiprod.com.br, portanto, execute o comando abaixo quando utilizar o sistema operacional Windows:

tracert sistema.maxiprod.com.br

  • Se, em algumas das etapas até o servidor houver perda de pacote de dados, aparecerão diversos “*” asteriscos. Isto significa que está havendo perdas de pacotes e, a conexão entre a sua máquina e o nosso servidor deve estar comprometida. Neste caso, procure o suporte de TI da sua empresa ou provedor de internet.

4) Outro ponto a observar é o navegador utilizado, que pode estar desatualizado ou dependendo de alguma outra aplicação desatualizada ou não instalada, como, por exemplo, o JAVA desatualizado. Se você não tiver o Java, ou estiver desatualizado, muitas aplicações e websites simplesmente não funcionarão.

  • Se for este o problema, então gere novamente os relatórios, após a instalação ou atualização.

5) Outra frequente causa de lentidão são eventuais bloqueios no firewall da rede de internet da sua empresa ou do seu provedor de internet.

  • Um firewall é um dispositivo de segurança da rede, que monitora o tráfego de entrada e saída e permite ou bloqueia tráfegos específicos conforme um conjunto de regras de segurança. Portanto, é recomendável verificar com o setor de TI da empresa ou diretamente com o provedor de internet.

6) Após verificar todos os itens acima, caso persista a lentidão, entre em contato com o suporte da Maxiprod, para que esta situação seja analisada internamente pela equipe que cuida da infraestrutura dos servidores da Maxiprod.

Veja também: