No ERP MAXIPROD, os boletos a pagar são representados por títulos, exibidos na grade de contas a pagar (“Financeiro > Contas a pagar“). Por padrão, os títulos a pagar são gerados automaticamente no momento do recebimento ou emissão de NF de entrada, portanto há duas formas de estes títulos serem criados no ERP e assim apareçam no extrato e no saldo das contas bancárias.
Esta página mostra:
- Recebendo notas de entrada e gerando títulos a pagar
- Criando ou importando os títulos no contas a pagar
Recebendo notas de entrada e gerando títulos a pagar
Esta é a melhor opção, se o usuário deseja ter o registro das notas fiscais de entrada, além de registrar os títulos a pagar no sistema. Se a NF de entrada foi emitida por um fornecedor, é possível criar a NF manualmente no sistema, importar a NF pelo XML, importar através do ambiente nacional ou pela chave de acesso. Neste caso, se a opção “Com pagamento” estiver marcada na edição dos itens da nota, os títulos a pagar serão gerados ao receber a NF. Se, por outro lado, a NF de entrada for emitida pela própria empresa, como no caso da NF de importação, e a opção “Com pagamento” estiver marcada na edição dos itens da nota, os títulos a pagar também serão gerados.
1) Se a NF de entrada foi emitida por um fornecedor, acesse “Compras > Notas fiscais recebidas“.
2) Veja qual opção será utilizada para criar a NF no sistema:
a) Através do botão verde “Novo”.b) Por meio das opções existentes no menu “Ações”.c) Ou ainda, criando a nota recebida a partir da tela de edição de um pedido de compra com estado “Aprovado”.
3) Independente da forma de criação da NF, para serem gerados os títulos, é necessário que, na edição dos itens da nota, a opção “Com pagamento”, na aba “Pagamento” da edição do item na nota, esteja marcada.
4) Ao receber a NF, os títulos são gerados no contas a pagar conforme a “Forma de pagamento” e “Condição de pagamento” preenchidas na NF.
5) Para consultar os títulos gerados para a NF, acesse “Consultar > Contas a pagar“.
6) Se a NF é de entrada, mas foi emitida pela sua própria empresa, como as notas de importação, acesse “Vendas > Notas fiscais” e utilize as seguintes opções:
a) Acesse o submenu “NF-e/NFC-e > Importar XML de NF-e/NFC-e emitida por outro aplicativo“.b) Na janela aberta, clique no botão cinza “Selecionar” e procure o XML da NF emitida por outro aplicativo nas pastas locais da sua máquina .Pode-se selecionar mais de um XML para importar no sistema.c) Após selecionar o(s) XML(s), clique no botão verde “Importar”.
7) Certifique-se, antes da emissão da NF de entrada, de que o parâmetro “Com pagamento” esteja marcado na edição dos itens da nota. Após a emissão da NF de entrada, serão gerados títulos a pagar no financeiro.
Para saber mais sobre notas fiscais recebidas, clique aqui.
Criando ou importando títulos para as contas a pagar
Apesar da geração de títulos no financeiro ser automática com a emissão/recebimento de notas fiscais, pode-se criar manualmente ou importar estes títulos a pagar via arquivo Excel.
1) Acesse “Financeiro > Contas a pagar“.
2) Para criar os títulos manualmente, escolha uma das seguintes opções:
a) o botão verde “Novo”, ou b) o split do botão “Novo” e selecione a opção desejada.c) Ou ainda, as opções equivalentes do menu “Ações”.
3) Independente da opção, será aberta uma janela de “Nova despesa” ou “Novo adiantamento”. Preencha os campos necessários e clique no botão verde “Salvar”.
4) Para importar os títulos a pagar de Excel, acesse o menu “Ações > Importar títulos a pagar de arquivo Excel“.
5) Será aberta uma janela com as instruções de como realizar a importação de Excel:
a) A importação de dados de Excel somente funciona usando a planilha modelo disponibilizada pelo ERP Maxiprod. Portanto, se estes dados estão em outra planilha, é necessário transferir estes dados para a planilha modelo disponibilizada no ponto 1 das orientações da janela de importação.
b) Preencha a planilha com seus dados. As colunas marcadas com “*” são de preenchimento obrigatório.
c) Clique em “Selecionar” para selecionar o arquivo a ser importado (.xls ou .xlsx).
d) Clique em “Importar” para efetuar a importação.
e) Após a importação será disponibilizado o download da planilha com o resultado da importação de cada item na coluna “Resultado da importação”.
Observação: é importante não alterar o nome da planilha e suas abas, para realizar a importação com sucesso. Para saber mais, clique aqui.
Para saber mais sobre contas a pagar, clique aqui.