O DANFE simplificado é o modelo etiqueta que acompanha, sobretudo, mercadorias vendidas online e visa facilitar o acesso às principais informações fiscais a respeito do produto. O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) é uma obrigatoriedade às empresas cujas mercadorias passam por tráfego estadual ou interestadual. O documento é uma representação gráfica das principais informações contidas na NF-e e poderá ser solicitado (a versão impressa) por órgãos fiscalizadores durante o percurso.
O DANFE simplificado, por sua vez, surgiu em 2020 a partir do aumento de vendas online em e-commerces. Embora a impressão do documento já fosse uma iniciativa de facilitar o acesso às informações da NF-e, consolidou-se como uma possibilidade de destacar ainda melhor as principais informações da nota fiscal, sendo um resumo do próprio DANFE completo.
DANFE simplificado (modelo etiqueta) é geralmente impresso em papel adesivo colado diretamente na caixa e apresenta com mais efetividade as informações fiscais mais importantes a respeito do produto. Para este novo modelo, os seguintes dados são obrigatórios.
Dados da Empresa Emissora:
- Nome/Razão Social
- UF
- CNPJ
- Inscrição Estadual
Dados da NF-e:
- Tipo de Operação
- Série e Número da NF-e
- Data de Emissão
- Valor
Informações do Destinatário:
- Nome/Razão Social
- UF
- CNPJ/CPF
- Inscrição Estadual, se houver
É uma escolha por parte da empresa emissora utilizar o DANFE completo ou o DANFE simplificado (etiqueta). A solução é bem vista pela redução de custos e de uso de papel, tal como pela dispensa de uso de plástico na embalagem do documento A4. Trata-se de um modelo que cumpre com a mesma finalidade do DANFE completo.
Para gerar o DANFE simplificado das notas fiscais, após a transmissão da nota para a Sefaz e conseguinte autorização de uso, estando na tela de edição da nota fiscal, acesse:
1) Menu“Imprimir/exportar > DANFE Simplificado – Etiqueta”.
2) Será gerado o “DANFE simplificado – Etiqueta” da nota fiscal. Basta fazer o download ou imprimir.
Veja também: