Se, na tela de contas a receber (“Financeiro > Contas a receber”) ou a pagar (“Financeiro > Contas a pagar”), foram filtrados os títulos baixados, ou gerou relatórios, mas os valores totais dos títulos são diferentes do esperado, é preciso verificar alguns pontos.
Verifique qual é a tela/relatório usada para a conferência dos valores. Verifique quais são os dados que essa tela/relatório considera ao formar os seus resultados.
Por exemplo, se está analisando as baixas dos títulos pelo balancete das contas de liquidação de um período, e estes valores são diferentes dos títulos baixados nas telas de contas a receber/pagar, pode ser que, na filtragem/geração de relatório dos títulos, esteja procurando pela data de vencimento. Talvez existam títulos liquidados no período, que tenham data de vencimento fora do período.
- Situação hipotética:
a) Determinado título tinha data de vencimento 03/10/2023, mas foi baixado (recebido ou pago) no dia 29/09/2023 no sistema.
b) No balancete, esta baixa será contabilizada no dia 29/09, portanto, no mês de setembro de 2023.
c) Se no financeiro o usuário filtrar pelos títulos baixados (recebidos ou pagos) com data de vencimento 01/09/23 a 30/09/23, este título não será exibido, pois sua data de vencimento é 03/10/2023.
d) Logo, a consulta no balancete, filtrando pela data 01/09/23 à 30/09/23, considerará o valor da baixa deste título, por haver sido liquidado ainda em setembro de 2023. Mas filtrando pelos títulos baixados com data de vencimento no período, o título não será considerado.
e) Portanto, o filtro correto no contas a receber/pagar nesta situação é a data de liquidação, ao invés da data de vencimento.
Veja também: