Existem alguns motivos para uma operação fiscal não aparecer para seleção em determinados documentos de venda ou compra, como, por exemplo, ter CFOP de saída, mas a operação da NF ser de entrada, ou vice-versa. Da mesma forma, se a operação fiscal possuir CFOP para fora do estado e o remetente/destinatário da NF tiver endereço sede dentro do estado, ou vice-versa.
Se tentar utilizar uma operação fiscal em pedido, proposta ou cotação, mas não conseguir, pode ser que a propriedade “Uso” no cadastro da operação fiscal limite a utilização apenas para notas fiscais, uma vez que esta propriedade define em quais documentos de venda/compra a operação fiscal pode ser utilizada.
1) Acesse “Fiscal > Cadastros > Operações fiscais” ou clique no ícone do lápis ao lado do campo “Operação fiscal” na edição do documento de venda/compra que estiver editando.
2) No cadastro da operação fiscal, busque o campo “CFOP” e clique no ícone da lupa ao lado para abrir a lista de CFOPs. Na tela para seleção da CFOP, clique em “Exibir filtros”, informe o código da CFOP utilizado na operação e veja a informação da coluna “Entrada/saída”.
3) Conforme o tipo (entrada ou saída) da operação fiscal consultada, verifique a opção utilizada no campo “Operação fiscal” do documento de venda/compra que está sendo editado.
5) Se o tipo (Entrada/saída) da CFOP não for o motivo, verifique a coluna “Interestadual” na lista de CFOPs. Em seguida, veja se o endereço da empresa logada (“Roda dentada > Editar minha empresa”) tem UF igual ou diferente do endereço da empresa utilizada como cliente/fornecedor ou remetente/destinatária do documento de venda/compra.
Dica: para liberar o uso de qualquer operação fiscal, independentemente de ser dentro/fora do estado ou exterior, clique no ícone do cadeado ao lado do campo “Operação fiscal” na edição do documento de venda/compra e em “Sim” na mensagem de “Atenção” exibida na sequência. Esta opção somente deve ser utilizada em situações que realmente demandam o uso de operação fiscal de dentro/fora do estado ou exterior, mas o remetente/destinatário da NF não se enquadra nesta condição, tais como a NF-e de remessa para demonstração fora do estado, onde a própria empresa é a destinatária.
6) Se, após estas verificações, ainda não for possível encontrar o motivo da operação fiscal não estar sendo exibida para seleção no documento de venda/compra, verifique o parâmetro “Uso” na seção “Inicialização do item da nota”, aba “Mais campos” do cadastro da operação fiscal.
Veja também: