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Como corrigir o erro “Duplicidade de ocorrência da chave UNID_CONV” no Sped Fiscal?

1) O erro “Duplicidade de ocorrência da chave” é bastante genérico, ele aponta lançamentos duplicados em algum registro da escrituração. Portanto, o primeiro passo é verificar para qual chave e registro o erro está apontando. Para isso, na tela de pendências de validação, marque a caixa de seleção “Erros” e clique no botão “Exibir”.

2) Logo, o(s) erro(s) são exibidos com mais detalhes. Normalmente há um hiperlink que direciona o usuário para o registro/campo.

3) Como o erro menciona ‘duplicidade’, provavelmente há duas linhas com o detalhamento do erro. Verifique se essas linhas não estão associadas. Para isso, clique no hiperlink para que o validador aponte o campo e dê detalhes do registro/campo que gerou a inconsistência.

4) No exemplo acima, o hiperlink direcionou para a tabela do registro 0200, destacando em azul o item envolvido na inconsistência.  Mais abaixo mostra que o problema ocorre nos fatores de conversão das unidades (Registro 0220).

5) O erro “Duplicidade de ocorrência da chave UNID_CONV”, indica que um mesmo item (código) teve diferentes fatores de conversão em itens de notas fiscais do período. Ou seja, enquanto em um item de nota fiscal daquele código interno foi informado um fator de conversão, em outro item de nota fiscal do mesmo código interno foi informado outro fator de conversão.

6) Para identificar as notas fiscais e a posição dos itens, acesse o ERP MAXIPROD e navegue pelo menu superior “Vendas > Itens das notas fiscais” ou “Compras > Itens das notas fiscais recebidas”.

7) Em qualquer uma das telas, filtre pelo código do item e informe o intervalo a ser consultado. Se for a tela de “Itens das notas fiscais” utilize o filtro “Emissão”. Se for a tela de “Itens das notas fiscais recebidas” utilize o filtro “Movimento” para informar o período a consultar.

8) Ao localizar os itens de notas fiscais nos quais aquele produto foi movimentado no período, veja qual nota tem o fator de conversão incorreto. Para abrir o modal de edição da nota fiscal, clique no hiperlink do número da coluna “Nota fiscal”. Veja na coluna “#” a posição do item naquela nota fiscal.

9) Ao encontrar o item de nota fiscal com o fator de conversão incorreto, desfaça a emissão/recebimento da nota. Para saber mais sobre como desfazer emissão de NF-e, clique aqui. Para saber mais sobre como desfazer recebimento de nota fiscal, clique aqui.

10) Acesse novamente a edição do item da nota e informe o fator de conversão correto. O campo “Equivale a*” somente é exibido quando a unidade de medida do item da nota é diferente da unidade de medida principal do cadastro do item. Para saber mais sobre unidades de medida, clique aqui.

11) Feitas as alterações, gere novamente a EFD ICMS/IPI (Sped fiscal) e faça nova validação.

Se precisar de mais informações, fale com o suporte.

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