Os campos “Origem” e “Destino”, da seção “Movimentar estoque”, dos itens da Nota fiscal (NF), visam rastrear e registrar as movimentações que afetam a quantidade de produtos em um estoque. As informações de origem e destino são registradas na movimentação de estoque do item após a emissão/recebimento da NF.
Esta página mostra:
- Origem e destino em operações de entrada
- Origem e destino em operações de saída
- Como parametrizar os campos na operação fiscal?
1) Para encontrar os campos e editar, acesse uma NF em digitação e abra a edição do item clicando no ícone “lápis laranja” da seção “Produtos/Serviços”.
2) A seguir, clique na seção “Movimentar estoque > Contas”. Ali são definidos a origem e o destino de cada item.
A origem e destino da movimentação pode incluir estoques, contas contábeis com finalidade de estoque, estoque em poder de 3°, entre outros. A origem varia conforme a operação realizada (compra, venda, devolução, etc.).
Origem e destino em operações de entrada.
a) Origem: seja o recebimento de uma NF com a operação fiscal 2102 – Compra para comercialização. A origem “Conta” — “Compra para revenda”, indica que a origem do item na movimentação de estoque é uma conta financeira com finalidade “Compra para revenda”.
Outras possíveis origens são:
- Conta: conta contábil financeira. Quando selecionada, é obrigatório informar a conta.
- Estoque: conta contábil de finalidade “estoque” onde o dono é sua empresa e está em seu poder. quando selecionada, pode-se escolher um endereço de estoque para o destino da movimentação no campo “Endereço de estoque”. Para mais informações sobre endereços de estoque, clique aqui.
- Estoque reprovado/vencido: estoque reprovado ou vencido, cujo dono é sua empresa e está em seu poder.
- Estoque em poder de 3º: estoque em poder de 3º, cujo dono é sua empresa, como em casos de industrialização.
- Estoque em poder de 3º reprovado/vencido: estoque reprovado ou vencido em poder de 3º, cujo dono é sua empresa.
- Estoque de 3º: estoque cujo dono é um terceiro, mas está em poder de sua empresa. Exemplo: quando sua empresa realiza a terceirização ou conserto de um item de terceiro, por exemplo.
- Estoque de 3º consumido: estoque cujo dono é um terceiro, tendo sido consumido por uma ordem de manutenção, mas se manteve em estoque, utilizado em notas de retorno, por exemplo. Para saber mais, clique aqui.
- Estoque de 3º em poder de 3º: estoque cujo dono é um terceiro e está em posse de terceiro.
- Estoque de 3º em poder de 3º reprovado/vencido: estoque reprovado ou vencido, cujo dono é um terceiro, e está em poder de terceiro.
Em NFs recebidas, é comum que as origens dos itens sejam contas contábeis com finalidade de estoque, e não estoques propriamente ditos. Se a opção selecionada for “Estoque”, o sistema exigirá material recebido suficiente para a nota recebida. Para mais informações, clique aqui.
b) Destino: em notas de entrada, o destino indica o tipo de estoque para onde aquele item irá. Ainda no exemplo de recebimento da NF com operação fiscal 2102 — Compra para comercialização, o destino “Estoque” — “Revenda”, indica que o destino da movimentação é uma conta de estoque com a finalidade “Revenda”.
Os possíveis destinos das movimentações de entrada de estoque são:
- Conta: conta contábil financeira. Quando selecionada, é obrigatório informar a conta.
- Estoque: conta contábil de finalidade de estoque cujo dono é sua empresa e está em seu poder. Quando selecionada, pode-se escolher o endereço de estoque de destino da movimentação no campo “Endereço de estoque”. Para mais informações sobre endereços de estoque, clique aqui.
- Incorporar valor a outra(s) NF(s): o custo do item será agregado ao custo de outra(s) nota(s), como em casos de terceirização, frete, etc.
- Incorporar valor a outro item de NF: o custo do item será agregado ao custo de outro item da mesma NF, como em casos de terceirização, frete, etc.
Assim, após o recebimento da nota, o item será movimentado da “Origem” para o “Destino” informados na seção “Movimentar estoque”.
Origem e destino em operações de saída.
a) Origem: seja, por exemplo uma NF com a operação fiscal 6101 — Venda de produção do estabelecimento. Neste caso, a origem “Estoque”, indica que a origem do item na movimentação de estoque é uma conta com a finalidade “Estoque”.
As opções de origem na NF de saída são:
- Estoque: conta contábil de finalidade de estoque cujo dono é sua empresa e está em seu poder. Quando selecionada, pode-se escolher um endereço de estoque de destino da movimentação no campo “Endereço de estoque”. Para mais informações sobre endereços de estoque, clique aqui.
- Estoque reprovado/vencido: estoque reprovado/vencido, cujo dono é sua empresa e está em seu poder.
- Estoque em poder de 3º: estoque em poder de 3º, cujo dono é sua empresa. Exemplo: industrialização, manutenção.
- Estoque em poder de 3º reprovado/vencido: estoque reprovado/vencido, cujo dono é sua empresa, mas está em posse de 3º.
- Estoque de 3º: estoque cujo dono é um terceiro, mas em poder de sua empresa, para terceirização ou conserto, por exemplo.
- Estoque de 3º consumido: estoque de 3º, por exemplo consumido por uma ordem de manutenção, e utilizado para notas de retorno, por exemplo. Para saber mais, clique aqui.
- Estoque de 3º em poder de 3º: estoque cujo dono é um terceiro e em posse de terceiro.
- Estoque de 3º em poder de 3º reprovado/vencido: estoque reprovado/vencido, cujo dono é um terceiro, em posse também de terceiro.
Exemplo de problema: o material em “Estoque em poder de 3º”, mas na emissão da NF, foi mencionado o “Estoque”. Isso resultará em “Estoque insuficiente”, pois o item está em posse de outra empresa, mas na nota, o sistema está buscando estoques em posse da própria empresa.
b) Destino: voltando ao exemplo de emissão da nota com a operação fiscal 6101 — Venda de produção do estabelecimento, o destino “Conta” — “CPV (Custo Produtos Vendidos)”, indica que o destino do item na movimentação de estoque é uma conta financeira, apelidada “CPV”.
As opções de destino em notas de saída são:
- Conta: conta contábil financeira que representa uma movimentação de valores. Quando selecionada, é obrigatório informar a conta.
- Estoque: conta contábil de finalidade de estoque cujo dono é sua empresa e está em seu poder. Quando selecionada, pode-se escolher um endereço de estoque como destino da movimentação no campo “Endereço de estoque”. Para mais informações sobre endereços de estoque, clique aqui.
Assim, após o recebimento da NF, o item sofrerá uma movimentação com a “Origem” e “Destino” informados na seção “Movimentar estoque”.
Como parametrizar uma operação fiscal?
1) Acesse o menu “Fiscal > Cadastros > Operações fiscais”.
2) A seguir, procure a operação fiscal a configurar e clique no ícone “lápis laranja” para editá-la.
3) Clique na seção “Inicialização do item da nota”.
4) A seguir, clique na seção “Movimentar estoque” e vá para a aba “Contas”.
Observação: a aba “Contas” só é exibida se a opção “Movimentar estoque” estiver selecionada, indicando que os itens movimentarão estoque.
5) A seguir, altere os campos “Origem” e “Destino”.
6) Finalmente, clique no botão verde “Salvar”, e essas configurações serão aplicados aos itens das próximas NFs que tiverem esta operação fiscal.
Caso haja alguma dúvida, fale com nosso suporte.
Veja também: