Os centros de custos constituem uma forma de classificar custos e despesas, como um complemento das contas contábeis. Os centros de custos podem ser informados no lançamento de despesas/receitas manuais ou através dos itens de uma nota fiscal, desde que a conta de destino permita informar centro de custos.
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- Centro de custos na tela de contas a pagar
- Centro de custos na tela de contas a pagar detalhadas por despesa
Centro de custos na tela de contas a pagar
1) O campo “Centro de custos” na tela de contas a pagar (“Financeiro > Contas a pagar”) somente é preenchido quando o registro é criado manualmente por meio do botão verde “Novo” ou seu menu de opções, submenu “Ações” ou importação via Excel.
2) Logo, para títulos originados de NF, o sistema não preenche a coluna “Centro de custos” na tela de contas a pagar, mesmo que o usuário tenha informado o mesmo centro de custos em todos os itens da nota fiscal.
3) O motivo do campo “Centro de custos” não ficar disponível para títulos originados da emissão ou recebimento de NF é que em uma nota fiscal pode haver diversos itens, e o centro de custos na nota fiscal é uma propriedade do item da nota. Ou seja, em uma NF pode haver diferentes itens, cada um com centro de custos diferente.
Centro de custos na tela de contas a pagar detalhadas por despesa
As contas a pagar detalhadas por despesa permitem uma análise mais detalhada dos destinos das contas a pagar, informando os tipos de despesas para as quais são feitos os pagamentos. Permite visualizar de maneira organizada as contas a pagar por tipo de despesas: despesas administrativas, compras de matérias-primas, salários, etc, além de mostrar os tipos de despesa com maior participação nas obrigações devidas.
1) Para consultar o centro de custos de títulos originados de NF, acesse a tela de “Contas a pagar detalhadas por despesa” através do menu superior “Financeiro”.
2) Na grade de contas a pagar detalhadas por despesa, veja a coluna “Centro de custos”.
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