Ajuda

“Relatório de contas a pagar está diferente do relatório de contas a pagar detalhado por despesas” – Por quê?

A tela de contas a pagar apresenta uma visão gerencial dos títulos e obrigações, focada no fluxo de caixa e no cumprimento de vencimentos. Ela exibe os lançamentos criados automaticamente pelo sistema a partir do recebimento de notas fiscais, bem como títulos inseridos manualmente ou via importação. Já a tela detalhada por despesa permite ao usuário realizar uma análise aprofundada dos destinos dessas contas, permitindo identificar a qual finalidade orçamentária ou tipo de gasto cada valor está associado.

Apesar de possuírem finalidades complementares na gestão financeira, as telas de contas a pagar e contas a pagar detalhadas por despesa podem apresentar divergências em suas visualizações. Nesta página, explicamos um fator específico que causa essa diferença.

Entendendo a diferença

Uma situação comum que gera divergências entre os relatórios das telas ocorre durante o agrupamento de títulos. Quando múltiplos títulos são consolidados em um único título na tela de contas a pagar, os títulos originais, com seu detalhamento individual por tipo de despesa, deixam de estar disponíveis para consulta na tela de contas a pagar detalhadas por despesa.

Esta diferença nas visualizações pode gerar divergência entre os relatórios, pois a tela detalhada por despesa tem como objetivo exibir informações individuais de cada título, mantendo o vínculo específico entre cada obrigação e sua respectiva conta contábil de destino. Quando os títulos originais são agrupados, essa granularidade é naturalmente perdida, refletindo a distinção entre as duas visualizações.

Por exemplo

1) Na tela de contas a pagar, se tem os registros dos títulos gerados pelo recebimento das notas fiscais 25875 e 25876.

2) Ao consultar a tela de contas a pagar detalhadas por despesas, é possível analisar individualmente cada um desses títulos, com suas respectivas contas de destino.

3) Ao realizar o agrupamento desses títulos na tela de contas a pagar, originários de notas fiscais distintas, mas do mesmo fornecedor, é gerado um título consolidado. Para saber mais sobre como agrupar títulos, clique aqui.

4) Na tela de contas a pagar, é possível visualizar tanto o título consolidado a pagar quanto os títulos originais que o compõem habilitando a opção “Agrupados” do filtro “Estado”.

5) Entretanto, ao consultar a tela de contas a pagar detalhadas por despesas após o agrupamento, as informações individuais dos títulos originais não são mais exibidas, uma vez que o sistema passa a considerar somente o título consolidado, deixando de exibir o detalhamento por “conta de destino” específica.

Se ficou alguma dúvida, entre em contato com nosso suporte.

Veja também: