Ajuda

Rejeição 597: CFOP de importação e não informados dados de IPI

A “Rejeição 597: CFOP de importação e não informados dados de IPI” ocorre quando a NF-e de entrada tem um CFOP iniciado por 3, caracterizando uma operação de importação, e os dados do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) não são informados na nota.

Essa validação faz parte das regras da NF-e e exige que, nas operações de importação sujeitas a essa regra, seja informado o grupo de IPI.

No ERP MAXIPROD, essa rejeição pode ocorrer quando a operação fiscal utilizada na nota não está configurada para inicializar os dados do IPI. Para corrigir a nota, verifique o CFOP utilizado e a configuração do IPI na operação fiscal.

Esta página mostra:

CFOP de importação sem dados de IPI

Se a NF-e for de entrada e possuir um CFOP iniciado por 3, mas os dados do IPI não forem informados, a nota será rejeitada.

Para corrigir a nota:

  • Acesse e edite a operação fiscal utilizada na nota. Para saber mais sobre operações fiscais e como edita-las, clique aqui.
  • Verifique a configuração do IPI na operação fiscal e confira se os dados necessários estão configurados de acordo com o enquadramento tributário da operação.
  • Salve a operação fiscal.
  • Na nota fiscal, acesse “Ações > Atualizar dados dos itens conforme operação fiscal da NF”.
  • Verifique os dados do IPI nos itens da nota.
  • Faça uma nova tentativa de emissão da NF-e.
Observação: a definição da tributação do IPI depende do enquadramento da operação. Recomendamos conferir o CST, a alíquota, a base de cálculo e demais informações do imposto com sua contabilidade, antes de realizar alterações.

CFOP de importação que não exige dados de IPI

A regra de validação da Rejeição 597 tem exceções. Ela não se aplica aos seguintes CFOPs:

  • 3.201 – Devolução de venda de produção do estabelecimento;
  • 3.202 – Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros;
  • 3.211 – Devolução de venda de produção do estabelecimento sob o regime de drawback;
  • 3.503 – Devolução de mercadoria recebida em transferência;
  • 3.553 – Devolução de compra de bem para o ativo imobilizado.

Se a operação utilizar um desses CFOPs, a ausência dos dados de IPI, por si só, não deve gerar a Rejeição 597.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte.

Veja também: