Ajuda

Balancete auxiliar por cliente/fornecedor

O Balancete auxiliar por cliente/fornecedor permite consultar os lançamentos contábeis de uma conta, detalhados por cliente ou fornecedor. A consulta pode ser utilizada para analisar a composição dos saldos e identificar os lançamentos vinculados a cada cliente ou fornecedor.

A consulta considera os lançamentos contábeis realizados no período informado, permitindo analisar débitos, créditos, saldo inicial e saldo final da conta.

Esta página mostra:

Como consultar o balancete auxiliar por cliente/fornecedor

1) Acesse “Contabilidade > Balancete auxiliar por cliente/fornecedor”.

a) Também é possível acessar a consulta a partir do balancete comparativo. Para isso, acesse “Contabilidade > Balancete comparativo”, selecione a conta contábil desejada e clique em “Consultar > Balancete auxiliar por cliente/fornecedor“.

2) No campo “Minha empresa“, selecione uma ou mais empresas que deverão ser consideradas na consulta.

Quando nenhuma empresa for selecionada, serão consideradas todas as empresas disponíveis para o usuário, inclusive as empresas inativas.

3) No campo “Conta *“, selecione a conta contábil que deverá ser analisada.

4) Informe o “Período” que deverá ser considerado na consulta. Quando a data final não for informada, será considerada a data atual.

5) No campo “Exibição“, selecione a forma como os resultados deverão ser apresentados:

  • Analítica: apresenta os lançamentos que compõem os valores da conta.

  • Sintética: apresenta os valores de forma agrupada.

6) Se necessário, utilize o filtro “Cliente/fornecedor” para consultar somente os lançamentos vinculados a determinado cliente ou fornecedor.

7) Marque “Calcular saldo inicial” quando for necessário considerar o saldo existente antes da data inicial informada.

8) Marque “Incluir lançamentos de encerramento” quando os lançamentos de encerramento contábil também deverão ser considerados na consulta.

9) Clique no botão “Filtrar” para consultar os resultados.

Observação: quando mais de uma empresa for selecionada e a opção “Calcular saldo inicial” estiver marcada, será necessário que as empresas possuam uma data de fechamento contábil em comum para que o saldo de fechamento anterior seja considerado no cálculo.

O que é considerado na consulta

O “Balancete auxiliar por cliente/fornecedor” é uma consulta contábil. Portanto, são considerados os lançamentos contábeis realizados na conta selecionada, respeitando as empresas e o período definidos nos filtros.

São considerados os lançamentos relacionados aos seguintes tipos de títulos:

  • Contas a receber.
  • Contas a pagar.
  • Retenções a receber.
  • Retenções a pagar.

Lançamentos contábeis sem título vinculado também podem ser apresentados na consulta. Quando não houver cliente ou fornecedor vinculado ao lançamento, ele poderá ser apresentado como “ZZ – Não informado“.

A data utilizada para determinar se um lançamento pertence ao período consultado é a data do lançamento contábil.

A data de emissão e a data de vencimento do título não determinam se o lançamento será considerado no período. Essas datas são apresentadas nos resultados e utilizadas para a ordenação das informações.

O que não é considerado

A consulta não é baseada na situação financeira dos títulos. Portanto, ela não considera, para determinar os lançamentos do período:

  • Se o título está pago ou em aberto.
  • A data de emissão do título.
  • A data de vencimento do título.

Também não são considerados lançamentos posteriores à data final informada.

Os lançamentos anteriores ao último fechamento contábil considerado não são movimentações do período. Quando a opção “Calcular saldo inicial” estiver habilitada, o saldo do fechamento é utilizado como base para o cálculo do saldo inicial.

Os lançamentos de encerramento contábil não são considerados quando a opção “Incluir lançamentos de encerramento” não estiver marcada.

Como interpretar os resultados

Os resultados são apresentados na grade conforme os filtros informados.

O cálculo é baseado nos lançamentos contábeis da conta selecionada, e não na situação financeira dos títulos. Portanto, a data considerada para determinar se um lançamento pertence ao período consultado é a data do lançamento contábil, e não a data de emissão ou de vencimento do título.

Quando “Calcular saldo inicial” estiver marcado, o sistema considera o saldo do último fechamento contábil anterior à data inicial e os lançamentos realizados entre esse fechamento e o início do período.

Os lançamentos realizados a partir da data inicial são considerados nos débitos e créditos do período.

Os lançamentos posteriores à data final não são considerados.

Quando a opção “Incluir lançamentos de encerramento” não estiver marcada, os lançamentos de encerramento não serão considerados na consulta.

Os resultados podem ser apresentados de forma analítica ou sintética, conforme a opção selecionada no filtro “Exibição“.

Na visualização analítica, os lançamentos podem ser detalhados por título e cliente ou fornecedor. Também podem ser apresentados lançamentos sem cliente ou fornecedor vinculado, identificados como “ZZ – Não informado“.

Propriedades do balancete auxiliar por cliente/fornecedor

  • Conta: apresenta a conta contábil analisada.
  • Cliente/fornecedor: apresenta o cliente ou fornecedor vinculado ao lançamento.
  • Título: apresenta o título relacionado ao lançamento, quando houver.
  • CPF/CNPJ: apresenta o CPF ou CNPJ do cliente ou fornecedor.
  • Razão social: apresenta a razão social do cliente ou fornecedor.
  • Data de emissão: apresenta a data de emissão do título.
  • Data de vencimento: apresenta a data de vencimento do título.
  • Débitos: apresenta os valores lançados a débito na conta durante o período.
  • Créditos: apresenta os valores lançados a crédito na conta durante o período.
  • Líquido: apresenta a diferença entre os débitos e os créditos.
  • Saldo inicial: apresenta o saldo considerado no início do período, quando a opção “Calcular saldo inicial” estiver habilitada.
  • Saldo final: apresenta o saldo inicial acrescido do resultado líquido das movimentações do período.

As colunas adicionais, como CPF/CNPJ, razão social, emissão e vencimento, podem ser habilitadas na grade conforme a necessidade de análise.

Veja também: