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Cadastro de empresas

O cadastramento de empresas (minha empresa, clientes, fornecedores e empresas estrangeiras) pode ser feito por digitação ou importação de planilhas Excel.

Esta página mostra:

Veja também:

Vídeo: como cadastrar empresas?

Este vídeo, disponível no YouTube da MAXIPROD, mostra como cadastrar empresas:

Observação: durante o cadastramento de uma nova empresa, pode-se salvar seu cadastro inserindo apenas o “Apelido“. No entanto, o cadastro da empresa ficará incompleto até que as demais informações obrigatórias (endereço, CPF/CNPJ, razão social, entre outras) sejam preenchidas.

Importante: sugerimos preencher o campo “Apelido” com a melhor maneira de identificar o cliente, fornecedor, parceiro, etc. O sistema se torna muito mais amigável nas consultas e relatórios ao usar um apelido, como, por exemplo, parte do nome fantasia ou da razão social da empresa, do que um código numérico.

Cadastro da minha empresa

1) Acesse o menu “Roda dentada > Editar minha empresa”.

2) Preencha os campos obrigatórios, sinalizados por asterisco (*).

3) A seguir, salve as alterações clicando no botão verde “Salvar e fechar”.

Cadastro de clientes

1) Acesse o menu “Vendas > Clientes”.

2) Na tela de clientes, clique no botão verde “Novo”.

3) Na página de cadastro da nova empresa, marque as opções que representam o tipo da empresa (cliente, fornecedor, transportadora, etc.) e preencha as demais informações.

4) Feito isso, clique no botão verde “Salvar e fechar” e a empresa estará cadastrada.

  • Veja abaixo um exemplo de cadastro de um cliente:

Cadastro de fornecedores

1) Vá ao menu “Compras > Fornecedores”.

2) Na tela de fornecedores, clique no botão verde “Novo”.

3) Preencha os campos obrigatórios sinalizados por asterisco (*) e marque as opções desejadas para caracterizar a empresa.

4) Após o preenchimento, clique no botão verde “Salvar e fechar“.

Observação: dependendo da tela acessada (clientes, fornecedores, representante/vendedor, etc.), a respectiva opção já vem selecionada, mas pode ser alterada.

Como vincular um item a fornecedores e definir o fornecedor preferencial?

Para vincular um item a fornecedores, classificá-lo como “Qualificado”, “Habilitado” ou “Não habilitado” ao fornecimento de um item, e definir o fornecedor preferencial:

1) Acesse o menu “Itens > Fornecedores dos itens“.

2) Na tela, clique no botão verde “Novo“.

3) Preencha os campos necessários e clique em “Salvar”.

Observações:

  • Ao selecionar a opção “Preferencial” para um item, quando esse item é escolhido em uma solicitação de compra, o fornecedor designado é automaticamente preenchido, embora depois possa ser alterado manualmente.
  • Se houver uma mudança manual no fornecedor durante a edição da solicitação de compra, ao criar o pedido de compra correspondente para atender a essa solicitação, o sistema exibirá uma mensagem de “Atenção” com um botão “Ok“:

Os seguintes itens tem fornecedor preferencial diferente do fornecedor selecionado:

Cadastro de empresas por planilha Excel

O ERP MAXIPROD permite cadastrar e atualizar empresas por importação de planilha Excel. Para isso:

1) Acesse a tela na qual deseja cadastrar/atualizar uma empresa, como, por exemplo, “Vendas > Clientes”.

Observação: a importação de cadastros/atualização por planilhas Excel é independente da tela em que está sendo executada. Ou seja, pode-se importar o cadastro/atualização de um fornecedor na tela “Clientes“, por exemplo.

2) A seguir, acesse o menu “Ações > Importar empresas de arquivo Excel”.

3) É aberta uma tela para importação. Faça o download da planilha modelo clicando no link “clicando aqui“. A planilha será baixada, bastando abri-la e preenchê-la com as empresas a cadastrar/atualizar.

4) Após o preenchimento, salve a planilha e utilize novamente a opção “Importar empresas de arquivo Excel“. Na tela aberta, clique no botão “Selecionar” para selecionar a planilha que contém as empresas e clique no botão verde “Importar“.

Observação: é importante não alterar o nome da planilha e suas abas, para realizar a importação com sucesso. Para saber mais, clique aqui.

5) Após a importação, é baixada automaticamente uma planilha com a descrição “resultado” no final. Nesta planilha, é exibido o resultado da importação na coluna “Resultado da importação“.

Observação: a coluna “Resultado da importação” lista as empresas importadas e aquelas nas quais houve uma falha na importação. Em casos de falha na importação, é exibido o motivo.

5) Após a importação, a empresa será cadastrada ou atualizada e sua visualização também estará disponível em suas respectivas telas.

Observação: pode se atualizar em massa o cadastro de empresas, por importação de arquivo Excel. No entanto, o campo “Apelido” não pode ser alterado desta forma, por vincular as linhas da planilha com o cadastro de empresas no sistema.

Como definir um grupo de empresas?

1) No cadastro da empresa, no primeiro campo “CPF/CNPJ e outros campos”, marque a opção “Empresa faz parte do grupo”.

2) É apresentado um campo adicional denominado “Empresa matriz“, de preenchimento obrigatório, com a empresa “pai” à qual a empresa em cadastramento está vinculada.

3) Para exibir as contas a receber/pagar agrupadas pelo grupo de empresas, use os filtros “Cliente (grupo)” ou “Fornecedor (grupo)”.

Como cadastrar uma empresa estrangeira?

1) Inicialmente, cadastre o município da empresa. Para isso, vá ao menu superior “Vendas > Cadastros > Municípios”.

2) A tela de municípios lista todos os municípios nacionais. Para acrescentar um município estrangeiro, clique no botão verde “Novo.

3) Preencha os campos “Município”, “País” e clique no botão verde “Salvar“.

4) A seguir, acesse novamente a tela de cadastro da empresa, como “Vendas” > “Clientes” e clique no botão verde “Novo“.

5) Agora, clique na aba “Endereço” e selecione o município cadastrado.

Observações:

  • as empresas do exterior não tem CNPJ. Por isso, durante o cadastro da empresa, ao selecionar o município estrangeiro, o campo “CPF/CNPJ” é alterado para “Documento de identificação de estrangeiro“.

  • O campo “Documento de identificação de estrangeiro”, deve receber o número do RNM (Registro Nacional Migratório) da CRNM (Carteira de Registro Nacional Migratório), também conhecida como “Carteira do estrangeiro” ou o número do passaporte desse estrangeiro.

5) Após o preenchimento, clique no botão verde “Salvar e fechar”. 

Para uma explicação em vídeo, veja:

Propriedades do cadastro de empresas

As empresas clientes e fornecedoras tem as seguintes propriedades (campos):

  • Apelido: identificador alfanumérico da empresa
  • CNPJ/CPF
  • Nome fantasia
  • Razão social
  • Regime tributário
  • Inscrição estadual (tipo)
  • Inscrição estadual (número)
  • Inscrição municipal
  • Inscrição na SUFRAMA
  • Situação fiscal especial, parametrização fiscal da empresa que pode afetar a redução da base de cálculo do ICMS, e a alíquota da MVA, quando há substituição tributária.
  • Website
  • E-mail para envio da NF-e
  • CNAE Fiscal
  • Empresa faz parte do grupo: permite vincular empresas entre si (matriz e filiais).
  • Endereço principal: CEP, endereço, número, complemento, bairro, caixa postal, município, telefones 1, 2, 3, 4.
  • Endereços de faturamento, entrega e cobrança: mesmos campos do endereço principal.
  • Limite de crédito
  • Forma de cobrança padrão: associa uma forma de cobrança às vendas para esta empresa.
  • Tabela de preços: pode ser selecionada uma tabela de preços para cada cliente.
  • Representante/vendedor: podem ser cadastrados até três representantes ou vendedores internos.
  • Forma de pagamento (padrão): associa uma forma de pagamento às compras desta empresa.
  • Condição de pagamento: associa uma condição de pagamento para às vendas ou às compras desta empresa.
  • Transportadora padrão: associa uma transportadora para às vendas ou às compras desta empresa.
  • Alterar valor unitário: pode haver um acréscimo ou desconto específico do cliente, que é “interno”, isto é, não aparece em documentos visíveis.
  • Informações adicionais de interesse do contribuinte: texto acrescentado ao campo de mesmo nome das notas fiscais, em função do checkbox Incluir informações adicionais do cliente (se houver) da operação fiscal da nota fiscal.
  • Segmento
  • Região
  • Perfil
  • Forma de pedido
  • Produtos
  • Atenção
  • Probabilidade de negócio
  • Tamanho
  • Fornecedor atual
  • Estado: inadimplente, efetivo, teste, etc. Esta propriedade é usada principalmente por empresas com vendas recorrentes, tais como assinaturas e contratos de manutenção.  Cada empresa pode cadastrar os valores possíveis desta propriedade, através do menu “CRM > Cadastros > Estados de CRM dos clientes”.
  • Última ligação
  • Última visita
  • Responsável
  • Campos adicionais da empresa
  • Observações
  • Anotações
  • Contatos
  • Anexos

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