As formas de cobrança são de uso interno do ERP MAXIPROD. A conta bancária é vinculada no cadastro da forma de cobrança. Elas tem impacto direto nos títulos criados manualmente ou gerados por notas fiscais e podem ser usadas para contas a pagar ou receber.
Essa página mostra:
- Como cadastrar formas de cobrança e contas bancárias?
- Como gerar títulos utilizando as formas de cobrança?
- Como encontrar títulos usando a forma de cobrança?
- Como definir a forma de cobrança padrão de um cliente?
Como cadastrar formas de cobrança e contas bancárias?
1) Para acessar essas informações, vá ao menu “Financeiro > Cadastros > Formas de cobrança e contas bancárias”.
2) Nesta tela, são mostradas as contas bancárias e formas de cobrança cadastradas, usadas, entre outras finalidades, para a geração de boletos, vinculando as contas contábeis às operações financeiras.
3) Para criar uma nova forma de cobrança, clique no botão verde “Novo”, informe o tipo de cobrança (a pagar ou a receber), selecione o meio de pagamento (dinheiro, cheque, depósito, boleto, etc.) e a conta contábil (conta inicializada na baixa/recebimento desta forma de cobrança). A seguir, preencha os campos relacionados à forma selecionada e clique em “Salvar”.
- Contas a receber: formas pelas quais os clientes pagam, como boletos em determinado banco, ou débito em conta, etc.
- Contas a pagar: formas pelas quais minha empresa costuma pagar, como um cartão de crédito.
Obs.: Os campos a preencher variam conforme a forma de cobrança, meio de pagamento, etc. Em casos de boleto, informações como carteira, convênio, próximo número devem ser obtidas com o gerente do banco. Para saber mais, clique aqui. No caso do PIX, as credenciais devem ser obtidas junto ao suporte, veja aqui.
Como gerar títulos utilizando as formas de cobrança?
Em notas fiscais
1) Acesse a nota. Na seção “Cobrança” define-se a forma de cobrança. Ao emitir ou receber a nota, a forma de cobrança poderá ser informada no seguinte campo:
Obs.: em notas de saída, somente formas de cobrança do tipo “Contas a receber” podem ser utilizadas. Já em notas de entrada, somente as do tipo “Contas a pagar”.
2) Ao emitir/receber a nota fiscal, os títulos serão criados já com a forma de cobrança utilizada.
Em títulos criados manualmente
1) Acesse o título cuja forma de cobrança deseja informar e clique no ícone de “lápis laranja” para editar.
2) No campo “Forma de cobrança”, selecione uma forma de cobrança previamente cadastrada.
Como encontrar títulos usando a forma de cobrança?
Acesse a tela dos títulos a filtrar, por exemplo, “Financeiro > Contas a receber”. Utilize o filtro “Forma de cobrança” e procure a forma desejada.
Como definir a forma de cobrança padrão de um cliente ou fornecedor?
1) Acesse “Vendas > Clientes” ou “Compras > Fornecedores”. Clique no ícone de “lápis laranja” para edição.
2) Expanda a seção “Dados de venda” e preencha o campo “Forma de cobrança (padrão)”
Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso time de suporte.
Veja também: