O SPED Contábil é um sistema eletrônico do governo brasileiro, utilizado para enviar a escrituração contábil das empresas para a Receita Federal. Veja mais, clicando aqui.
Ele substitui os registros manuais ou em papel dos livros contábeis, oferecendo maior segurança, agilidade e integridade nas informações. Os registros incluídos são: livro diário, livro razão, livros contábeis, balancetes diários, balanços e fichas de lançamentos comprobatórias.
Como o ERP MAXIPROD tem contabilidade integrada a todas as funções do sistema, os lançamentos contábeis são gerados automaticamente. Basta realizar normalmente as operações de venda, compra, consumo de estoques e rotinas financeiras, para quando for necessário, gerar a ECD.
Para gerar a ECD é necessário incluir o opcional “ECD (Sped Contábil)” na assinatura do ERP MAXIPROD.
Está página mostra:
- Quem é obrigado a declarar a ECD e qual prazo final?
- Configuração do SPED Contábil
- Contas referenciais do SPED Contábil
- Como gerar o SPED Contábil
Quem é obrigado a declarar a ECD e qual prazo final?
Empresas optantes pelo Lucro Real, Lucro Presumido, Simples Nacional (em algumas situações) e empresas com atividades específicas devem enviar obrigatoriamente a ECD mensal ou anualmente, conforme determinado pela Receita Federal.
O prazo para a entrega da ECD ocorria no último dia útil de maio. Contudo, houve postergações no prazo de entrega, tornando o prazo final o último dia útil de junho. Recomendamos que antes da geração do arquivo, contate seu escritório contábil para confirmações dos prazos de entrega, caso tenha alterações, elas poder ser acompanhadas nas Portarias publicadas em Diário Oficial.
Configuração do SPED Contábil
1) No menu “Roda dentada > Configurações > Configurações contábeis” preencha os campos “Data de registro” e “Número de Identificação do Registro de Empresas”.
- Data de registro: Refere-se à data de inscrição ou registro da empresa na Junta Comercial, ou no órgão competente.
- Número de Identificação do Registro de Empresas ou NIRE é um registro composto por 11 números, que serve como o RG de uma empresa, da mesma forma que o CNPJ funciona como o CPF. A emissão é feita pela Junta Comercial.
2) Na seção “Configurações de ECD (Sped Contábil)” marque a caixa de seleção “Gerar Sped Contábil”. E logo após, clique no botão “Salvar e fechar”.
Contas referenciais do SPED Contábil
Cada empresa possui o próprio Plano de Contas, que reflete seu ramo de atividade e características específicas. No entanto, surge a dúvida: como o fisco consegue analisar as informações contábeis de todas as empresas de forma padronizada? Para resolver essa questão, o governo criou o Plano de Contas Referencial.
O objetivo desse Plano de Contas Referencial é padronizar como as empresas apresentam suas informações contábeis. Isso significa que, ao preencher a Escrituração Contábil Digital (ECD), a empresa deve fazer uma correspondência entre as contas do seu próprio Plano de Contas e o plano de contas padronizado criado pelo governo (chamado de DE-PARA).
Essa correlação facilita o entendimento dos lançamentos contábeis pelo fisco, tornando a fiscalização mais eficiente. Embora cada empresa tenha sua estrutura contábil própria, o Plano de Contas Referencial serve como um guia que organiza e facilita a análise dessas informações pelo governo, garantindo que todos os contribuintes sigam um padrão de apresentação.
1) Para preencher as contas referenciais do SPED, acesse o menu “Contabilidade > Cadastros > Contas contábeis”.
2) Dê um duplo clique sobre a linha, ou clique no ícone de “lápis” para a edição da conta contábil que deseja informar a conta referencial.
3) Expanda a seção “Configurações fiscais e demonstrações contábeis” e no campo “Conta referencial do SPED”, busque pela conta referencial adequada clicando no ícone de “lupa”, após, basta clicar no botão “Salvar”.
Para empresas que utilizam centros de custos em lançamentos contábeis, é possível informar a conta referencial por meio do vínculo entre centro de custos e contas contábeis.
4) Para informar a conta referencial no vínculo, acesse o menu “Contabilidade > Cadastros > Vínculos entre centros de custos e contas contábeis”.
5) Clique no botão “Novo”, e preencha as informações necessárias, após, basta clicar no botão “Salvar”.
Como gerar o SPED Contábil
1) Acesse o menu “Contabilidade > Fechamentos contábeis” e realize o fechamento contábil do período desejado para a geração da ECD.
2) Após ter realizado o fechamento contábil, acesse o menu “Contabilidade > ECD (Sped Contábil)”.
3) Defina o período desejado e demais configurações, em seguida, clique no botão “Gerar Sped Contábil”.
4) Ao final do processo, é gerado o arquivo de texto com a demonstração a enviar para a Receita.
Caso erros sejam identificados no arquivo enviado durante a validação, a empresa deve refazer a escritura. Para isso, deve gerar uma nova versão do arquivo e transmiti-la ao fisco no prazo.
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